POR: EPR
– De projetos sociais a diversas ações voltadas à saúde física e mental, a companhia prioriza programas para garantir a satisfação dos colaboradores e cultivar um ambiente de trabalho agradável e motivador
– Como resultado, uma pesquisa interna realizada com toda a equipe apontou que a satisfação com a liderança executiva da SoftwareONE é de 94,7%
A SoftwareONE, provedora global com presença local, e líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem, acaba de ser reconhecida como a 4ª melhor empresa de tecnologia para se trabalhar, segundo a FIA UOL. Participando da premiação pelo segundo ano consecutivo, a companhia conquistou sua melhor colocação. Em 2020, a empresa ocupou a 48º posição no ranking geral e a 8ª em empresas de médio porte, uma vez que não houve outros tipos de segmentação como neste ano. “Ser reconhecida como a quarta melhor empresa para trabalhar no Brasil no segmento de Tecnologia é sensacional e resultado do trabalho em equipe de todas as pessoas que vivem nossos valores e cultura. Gostaria de agradecer todos os colaboradores, clientes e parceiros por estarem conosco nessa jornada. Pessoas felizes = clientes felizes”, comemora André Fernandes, Fundador, Presidente do Conselho da SoftwareONE Brasil e Líder LATAM.
De acordo com o Country Manager da SoftwareONE Brasil, Otavio Argenton, os projetos realizados internamente, dos quais cada colaborador participa com o que mais se identifica, são os principais responsáveis pela nova conquista. “Nós temos diversas práticas de saúde mental, flexibilidade de horário, pagamento de bônus trimestral conforme desempenho, ou seja, somos uma empresa séria mas prezamos um clima leve e agradável para o nosso time. Por isso, quando enfatizamos que nossa missão é colocar pessoas no centro, significa fazer o que for necessário para que elas se sintam satisfeitas e, efetivamente, sintam-se de fato em um lugar incrível para trabalhar”, explica.
O executivo lembra ainda que a empresa precisou adequar-se às exigências impostas pela pandemia. “Até o início de 2020, nosso propósito era oferecer a melhor estrutura e ambiente para que o colaborador acordasse motivado para ir trabalhar. Com o home office, tivemos que adaptar tudo. Passamos a disponibilizar diversas atividades online, como yoga, reiki, treino funcional, happy hour, lives de música e de culinária, entre outras ações para tornar essa época tão difícil menos desgastante”. Além disso, foi criado um Comitê Colaborativo a fim de auxiliar funcionários e seus familiares no combate ao Covid-19.
O Líder de Recursos Humanos da SoftwareONE Brasil, Eduardo Prazeres, conta que a grande maioria dos projetos e ações especiais com os colaboradores teve início em 2019, quando houve uma reestruturação na gestão. “Neste período tivemos uma série de mudanças e foi nesse momento que os gestores, juntamente com o RH, elaboraram uma nova estratégia organizacional e de liderança”, esclarece Prazeres.
Liderança sólida e acessível
Para concorrer ao prêmio, os colaboradores da SoftwareONE responderam a algumas pesquisas. O resultado apontou que para todos os respondentes, a satisfação com a liderança executiva da SoftwareONE é de 94,7%, número consideravelmente acima da média, que está na casa de 88% entre as 100 melhores empresas de tecnologia. Além disso, a pesquisa revelou que 48% dos colaboradores consideram a gestão inspiradora, 18% entende que a liderança é democrática, 14% diz que é educadora, 12% a veem como maternal e 0% como autoritária.
Argenton defende que liderança não é necessariamente um cargo, mas sim uma atitude perante a companhia e é esta visão que ele tenta passar a todos os colaboradores da empresa. “Em primeiro lugar, precisamos ter coerência no que dizemos, as pessoas têm que confiar no que estamos falando e temos que entregar o resultado que prometemos. Independentemente do seu cargo, essa deve ser a essência de um líder”, reforça. O executivo também sustenta a ideia de escutar cada um individualmente, no qual todos podem contribuir com opiniões e conhecimento, para o sucesso do negócio.
Para que os colaboradores possam contribuir com ideias e darem feedbacks, a liderança da SoftwareONE elaborou alguns projetos, como o formulário “Sua Voz Importa”, no qual é possível enviar sugestões de forma totalmente anônima. Já o “Sharepoint One Idea” é um portal global em que os colaboradores podem enviar dúvidas, reclamações e sugestões, e o Glint Survey é uma pesquisa interna de clima e satisfação, realizada anualmente com a participação de todos os líderes e colaboradores da empresa. Além destes programas, são realizadas reuniões 1 a 1 constantemente, entre gestor e colaborador, a fim de entender melhor o funcionário de forma individual e detalhada.
Motivação interna e externa
A SoftwareONE conta com a plataforma global Motivosity, na qual cada funcionário recebe mensalmente 10 dólares para distribuir a qualquer outro colaborador da empresa no mundo como forma de agradecimento por alguma ajuda. Quem recebe o agradecimento pode ir acumulando os valores recebidos para trocar em compras nas lojas Americanas, Netshoes, Submarino e Zattini, por exemplo. Também é possível contribuir com uma causa social, fazendo uma doação diretamente da plataforma para instituições como Médicos sem Fronteiras, Unicef, Cruz Vermelha, ONU, Conservação Internacional, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Covid-19 Relief Fund.
No Brasil, a SoftwareONE realiza a cada dois meses uma ação de impacto social que envolve todos os seus colaboradores. “O nosso Comitê de Impacto à Sociedade define qual a instituição que ajudaremos e, então, realizamos a ação. A mais recente foi a “Onda de Calor“, na qual doamos agasalhos e roupas por conta da última frente fria que tivemos aqui no Brasil”, recorda Prazeres. Para ele, o prêmio da FIA UOL é uma motivação para que os colaboradores continuem participando de cada projeto oferecido pela empresa. “Este selo é a materialização de algo intangível, é a materialização da felicidade das pessoas. Nós passamos a maior parte da nossa vida trabalhando, então por que não fazer disso um momento feliz? Todos os nossos projetos foram pensados para fazerem as pessoas se sentirem felizes e motivadas”.
Segundo Argenton, o prêmio também influencia na imagem da SoftwareONE para o mercado, uma vez que ela passa cada vez mais a se apresentar como uma empresa sólida, estável e duradoura. “Em relação à satisfação dos nossos colaboradores, nós passamos de 91% no ano passado para 94% neste ano em plena pandemia. Ao olhar de fora, isso é extremamente importante para o mercado. No momento de fechar um contrato, o cliente certamente vai considerar se nós temos credibilidade e se retemos nossos talentos, garantindo, portanto, certa confiança e estabilidade para o trabalho que está sendo acordado”, finaliza.
Sobre a SoftwareONE
A SoftwareONE é uma provedora global com presença local, e líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem, com sede na Suíça. Com um portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareONE que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven. Com cerca de 7.700 funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a SoftwareONE atende cerca de 65.000 clientes com soluções em nuvem e software de mais de 7.500 fabricantes. As ações da SoftwareONE (SWON) são cotadas na SIX (Bolsa de Valores da Suíça). Para mais informações, visite SoftwareONE.com. SoftwareONE Holding AG, Riedenmatt 4, CH-6370 Stans.
Crédito: divulgação