Líder global e nacional na distribuição B2B de materiais elétricos, conta com 41 mil colaboradores no mundo e está presente em 34 países, sendo no Brasil desde 2001
POR: Imagem 360
Em 2021, a Sonepar Brasil, líder nacional na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, completa 20 anos celebrando uma história marcada por diversas aquisições e fusões no país, além de conquistas substanciais em ESG.
Com mais de 1.900 colaboradores, 78 filiais e 9 centros de distribuição, o Grupo Sonepar no Brasil obteve um faturamento de R$ 1,48 bilhão em 2020 e abrange as empresas Dimensional, Eletronor e Nortel. Por meio delas, o Grupo fornece uma linha completa de produtos e soluções em infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais) para suprir as necessidades de seus 37 mil clientes em todo território nacional.
“Por termos em nosso DNA a cultura de uma empresa global com autonomia local, somos capazes de atender às necessidades de nossos clientes de maneira inovadora, oferecendo produtos, serviços e soluções realmente relevantes para seus negócios e que agregam valor à cadeia de suprimentos, nos mais diversos canais de atendimento”, afirma Yannick Laporte, CEO da Sonepar no Brasil. “Investimos constantemente para sermos distribuidores diferenciados, criando um relacionamento em que cada cliente se torna um verdadeiro parceiro”, complementa.
Omnichannel e Digitalização: o segredo do sucesso
Com grande foco em uma abordagem omnichannel, a Sonepar Brasil comercializa um amplo portfólio por meio do televendas, e-commerce, vendedores externos, lojas de varejo (balcão) e lojas In Company (dentro das plantas industriais de seus clientes). Com a chegada da pandemia, a companhia investiu e impulsionou suas vendas nos canais digitais, que atualmente já representam 30% de seu faturamento anual.
“Foi a oportunidade ideal para promover este canal de vendas, que é mais moderno e eficiente para os nossos clientes, facilitando desde o processo da escolha do produto até a entrega. Hoje o canal atende clientes profissionais dos mais variados portes e segmentos, de instaladores até pequenas, médias e grandes indústrias”, explica Laporte.
O ESG como premissa de negócio
O desenvolvimento sustentável integra o plano estratégico da Sonepar no Brasil e no mundo e, por isso, o Grupo tem promovido diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A companhia está completamente comprometida em ser mais sustentável e está se preparando para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade internamente, por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.
Em 2019, a Sonepar Brasil mediu sua pegada de carbono pela primeira vez e, com isso, tem trabalhado muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos. A empresa tem como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 2°C até 2050. Para isso, lançou seus 10 compromissos sustentáveis (acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia; usar transportes de baixa emissão de carbono; pedir logística de baixa emissão de carbono; ser circular; consumir de forma responsável; não utilizar plástico de uso único; reduzir a poluição digital; liderar pelo exemplo).
“Além de todo nosso compromisso com a sustentabilidade, queremos apoiar nossos clientes a atuarem de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo sua pegada de carbono. Nesse sentido, investimos na capacitação da força de vendas de nossas empresas para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e para que possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar nossos próprios fornecedores a se engajarem neste movimento também”, complementa Laporte.
Integridade e Compliance como cultura
Integridade é uma das premissas da companhia em sua forma de realizar os negócios e vai muito além de simplesmente cumprir as normas e os requisitos legais de cada país em que opera.
Para isso, a Sonepar implementou um robusto programa global de Compliance, que visa estabelecer os padrões do Grupo, disseminar a consciência sobre o tema, ensinar e engajar tanto o público interno quanto o externo. A Sonepar foi, inclusive, a primeira empresa francesa oficialmente declarada em conformidade com todos os requisitos do Artigo 17 da lei anticorrupção Sapin II da França, proferida pelo Comitê de Execução da Agência Anticorrupção Francesa (Agence Française Anticorruption – AFA).
O Grupo conta com um Código de Conduta interno, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, além de um Código de Conduta externo, voltado aos seus fornecedores e um confidencial e sigiloso canal de denúncia de irregularidades. Todos os documentos e acessos estão disponíveis nos sites e intranets e estabelecem as diretrizes que guiam as relações de trabalho entre todas as partes envolvidas.
“Seguimos as leis e regulamentações locais nos 34 países em que atuamos e, por sermos um grupo francês, respeitamos a Sapin II, que é uma das leis mais severas do mundo em termos de compliance e anticorrupção. Nosso programa global de Compliance contribui diretamente para homogeneizar as condutas e deixar muito claro o comportamento ético esperado entre todos da Sonepar e de todos os que se relacionam com a empresa”, finaliza o CEO.
Sobre a Sonepar Brasil
A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 41 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 99 empresas em 34 países. Em 2020, o grupo registrou vendas de € 23 bilhões (em 31 de dezembro de 2020).
No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel. Possui 78 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.900 colaboradores e registrou em 2020 um faturamento de R$ 1,48 bilhão em vendas.
Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas de e-commerce.