[radio_player id="1"]
Moeda Forte

Sonepar é destaque em iniciativas de ESG

4 Mins read

A empresa tem como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 2°C até 2050 e para isso, lançou seus 10 compromissos sustentáveis (acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia, entre outros 

POR: Image 360

Com mais de 1.900 colaboradores, 78 filiais e 9 centros de distribuição, o Grupo Sonepar no Brasil obteve um faturamento de R$ 1,48 bilhão em 2020 e abrange as empresas Dimensional, Eletronor e Nortel. Por meio delas, o Grupo fornece uma linha completa de produtos e soluções em infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais) para suprir as necessidades de seus 37 mil clientes em todo território nacional.

“Por termos em nosso DNA a cultura de uma empresa global com autonomia local, somos capazes de atender às necessidades de nossos clientes de maneira inovadora, oferecendo produtos, serviços e soluções realmente relevantes para seus negócios e que agregam valor à cadeia de suprimentos, nos mais diversos canais de atendimento”, afirma Yannick Laporte, CEO da Sonepar no Brasil. “Investimos constantemente para sermos distribuidores diferenciados, criando um relacionamento em que cada cliente se torna um verdadeiro parceiro”, complementa.

O ESG como premissa de negócio

O desenvolvimento sustentável integra o plano estratégico da Sonepar no Brasil e no mundo e, por isso, o Grupo tem promovido diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A companhia está completamente comprometida em ser mais sustentável e está se preparando para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade internamente, por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.

Em 2019, a Sonepar Brasil mediu sua pegada de carbono pela primeira vez e, com isso, tem trabalhado muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos. A empresa tem como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 2°C até 2050. Para isso, lançou seus 10 compromissos sustentáveis (acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia; usar transportes de baixa emissão de carbono; pedir logística de baixa emissão de carbono; ser circular; consumir de forma responsável; não utilizar plástico de uso único; reduzir a poluição digital; liderar pelo exemplo).

“Além de todo nosso compromisso com a sustentabilidade, queremos apoiar nossos clientes a atuarem de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo sua pegada de carbono. Nesse sentido, investimos na capacitação da força de vendas de nossas empresas para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e para que possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar nossos próprios fornecedores a se engajarem neste movimento também”, complementa Laporte.

Integridade e Compliance como cultura

Integridade é uma das premissas da companhia em sua forma de realizar os negócios e vai muito além de simplesmente cumprir as normas e os requisitos legais de cada país em que opera.

Para isso, a Sonepar implementou um robusto programa global de Compliance, que visa estabelecer os padrões do Grupo, disseminar a consciência sobre o tema, ensinar e engajar tanto o público interno quanto o externo. A Sonepar foi, inclusive, a primeira empresa francesa oficialmente declarada em conformidade com todos os requisitos do Artigo 17 da lei anticorrupção Sapin II da França, proferida pelo Comitê de Execução da Agência Anticorrupção Francesa (Agence Française Anticorruption – AFA).

O Grupo conta com um Código de Conduta interno, quedeve ser seguido por todos os seus colaboradores, além de um Código de Conduta externo, voltado aos seus fornecedores e um confidencial e sigiloso canal de denúncia de irregularidades.  Todos os documentos e acessos estão disponíveis nos sites e intranets e estabelecem as diretrizes que guiam as relações de trabalho entre todas as partes envolvidas.

“Seguimos as leis e regulamentações locais nos 34 países em que atuamos e, por sermos um grupo francês, respeitamos a Sapin II, que é uma das leis mais severas do mundo em termos de compliance e anticorrupção. Nosso programa global de Compliance contribui diretamente para homogeneizar as condutas e deixar muito claro o comportamento ético esperado entre todos da Sonepar e de todos os que se relacionam com a empresa”, finaliza o CEO.

Sobre a Sonepar Brasil

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 41 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 99 empresas em 34 países. Em 2020, o grupo registrou vendas de € 23 bilhões (em 31 de dezembro de 2020).

No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel. Possui 78 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.900 colaboradores e registrou em 2020 um faturamento de R$ 1,48 bilhão em vendas.

Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas de e-commerce.

Related posts
Moeda Forte

Transfeera movimenta mais de R$18 bilhões no primeiro semestre de 2024 e lança pagamento via link com cartão de crédito

2 Mins read
Empresa cresceu 58% nos primeiros seis meses do ano e foca no produto para PMEs, que é utilizado para vendas rápidas, redes…
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.