Na última sexta-feira, 26 de março, a startup brasileira Sqed abriu seu capital para o mercado através de uma ação de crowdfunding realizada pela CapTable, plataforma de investimentos em startups da StartSe.
Por: Cris Landi
Nas primeiras 24 horas, a empresa captou mais de R$ 500 mil e, até o momento, já alcançou a metade da meta que é de R$ 1,3 Mi.
“Ficamos felizes com esse rápido interesse demonstrado por investidores ao redor do Brasil. Isso mostra que o mercado já entendeu que a tecnologia brasileira pode ocupar espaço dentro das organizações e ganhar escala global. Sabemos do potencial do nosso produto e pretendemos bater a meta proposta para fazer nosso negócio multiplicar de tamanho”, comenta o CEO da Sqed, Luís Fernando Saraiva.
Entenda o problema que a Sqed resolve
Com as novas dinâmicas de trabalho – como o home-office, impulsionadas pela pandemia – se comunicar internamente em uma empresa se tornou um desafio ainda maior. As ferramentas de comunicação sempre existiram, mas agora ainda têm o papel de proporcionar visualizações de diferentes perspectivas: do direcionamento específico do trabalho do colaborador, de uma área determinada e de uma empresa como um todo.
Por isso, a Sqed oferece uma plataforma digital que se propõe a transformar a comunicação corporativa, tornando-a rápida, leve, objetiva, móvel, agradável e altamente personalizável. Em poucos minutos é possível configurar e disponibilizar conteúdos corporativos para diferentes grupos de pessoas.
Time de peso
Para entender essas dores que a comunicação corporativa causa, ninguém melhor que pessoas que viveram essa dinâmica. Foi pensando nisso que três nomes de peso se juntaram para fundar a Sqed: Luis Fernando Saraiva, ex-diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise (HPE), Anelise Nascente, ex-diretora de marketing do Magazine Luiza e Habbibs e Rogério Timmers, diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise.
Seguindo a tendência de grandes executivos que deixam seus cargos para fundar startups, os três executivos uniram forças para desenvolver uma solução: o Sqed. A ferramenta busca unir a simplicidade, mobilidade e velocidade do WhatsApp, o gerenciamento e notificações do Slack e a riqueza de conteúdo de uma intranet/extranet.
Como funciona
A startup desenvolveu tecnologia própria que reúne informações, monta comunidades, redes empresariais internas, quadros de clientes, eventos internos e externos. Ao notar uma demanda maior das empresas, a solução que começou com foco no mercado para consumidores (B2C), pivotou para o mercado empresarial (B2B).
A combinação de diversos itens de inteligência e ferramentas avançadas, permite criar uma infinita variedade de espaços de comunicação, como: áreas, departamentos, comunidades internas, fornecedores, franqueados, filiais, clientes, eventos internos e externos.
Na prática, a ferramenta possibilita seguir um espaço (cada área de uma empresa, por exemplo), dentro deles há os sqeds, como são chamados os assuntos presentes ali. Cada sqed pode ser adicionado ao seu espaço pessoal e você pode seguir cada um deles para receber notificações no app (e, em breve, na web) a cada modificação.
O grande diferencial da Sqed é o seu modelo de negócio: um SaaS (Software as a Service), mas que não cobra por usuário. Dessa forma, é possível implementar a ferramenta em toda empresa, sendo assim uma solução pervasiva – acessível a todos os colaboradores.
As startups focadas em resolver o problema da comunicação interna de empresas não devem perder força: aprendemos com a pandemia uma nova forma de trabalhar que deve ter impacto duradouro. Assim, novas formas de colaborar com times diversos – e muitas vezes, distantes – são cada vez mais necessárias.
A Sqed está buscando investidores através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe, confira a página da oferta completa (https://captable.com.br/projects/sqed).