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Startup

Startups morrem de fome e o motivo é um só: ineficiência em vendas outbound!

2 Mins read

*Por Tatiana Pezoa | PIAR COMUNICAÇÃO

Um mercado de quase 14 mil startups cadastradas em todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e, de acordo com estudo de 2021 realizado pela consultoria CBInsights, nos Estados Unidos, 38% das startups fecham suas portas por um único motivo: falta de dinheiro. Não vamos entrar aqui na seara dos inúmeros problemas econômicos que tivemos nos últimos dois anos por conta da pandemia, mas é necessário observarmos onde estão os verdadeiros gargalos para tantos negócios fechados.

Para entender melhor esse universo, podemos fazer um exercício de imaginação. Pense que você, empreendedor, do dia para a noite perde 50% da sua base de clientes. A primeira coisa que passa pela cabeça é que é preciso gerar mais renda para honrar a folha de pagamento e fornecedores. Para isso, é necessário atrair e converter novos clientes. Nesse momento você pode:

  1. Contratar um gestor de Recursos Humanos, que geralmente não é barato, e pode levar tempo até se aprofundar na cultura de sua empresa e todos os aspectos dos profissionais que você precisa.

  1. Contratar os serviços de uma HRTech, startup especializada em recrutamento, para gerar um banco de candidatos que você terá que selecionar “no escuro” e torcer para dar certo.

Em ambos os casos seria preciso um alto investimento (e lembre-se que você, como muitos empreendedores, perdeu uma boa quantidade de clientes e não tem reservas para isso) e levaria tempo para sanar o problema. Como sou nascida e criada nesse ecossistema, levo como aprendizado que quando nos encontramos em uma “sinuca de bico” como essa, é preciso ampliar os horizontes para enxergar novas possibilidades.

Um exemplo, é que atualmente existe um terceiro caminho que torna tudo isso mais eficiente. Já é possível contratar os serviços de empresas que fazem não só a capacitação de vendedores outbound de alta performance, mas também seu acompanhamento e desenvolvimento dentro da área. Por meio desse novo modelo de negócios, as startups conseguem aumentar e qualificar suas forças de vendas e atuar em diferentes pontos do país, pois fazendo uso de metodologias e treinamentos, é perfeitamente possível gerir equipes à distância.

Como citado no começo desse artigo, a falta de dinheiro é fator essencial para que empreendedores desistam de seus sonhos e declarem falência. Por isso sempre reforço que falarmos de missão, visão e propósito de uma empresa é muito bom (e necessário), mas no frigir dos ovos, o que o mercado e os investidores querem ver mesmo, é se sua empresa é capaz de gerar resultados reais. E somente por meio de uma equipe de vendas outbound focada e altamente qualifica, isso será possível.

Em resumo: as startups morrem de fome e o motivo é um só: ineficiência em vendas! O que você tem feito para não entrar nessa triste estatística?

*Tatiana Pezoa é CEO da Outbound Sales, edtech focada em educação corporativa que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound, indica os melhores alunos treinados para empresas e realiza mentorias e acompanhamentos de desempenho de vendas outbound.

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