[radio_player id="1"]
Informações

SULNORTE INVESTE EM DEZ NOVOS REBOCADORES

3 Mins read

POR: Trevo Comunicação 

Com o objetivo de renovar e expandir a frota, a Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e a segunda mais antiga do Brasil, anuncia a aprovação de seu projeto para a construção de dez novos rebocadores portuários RAmparts 2500 por parte do Conselho do Fundo de Marinha Mercante. Com investimento de R$ 321 milhões, as embarcações deverão ser construídas no Estaleiro Rio Maguari, no Pará, e terão 75 toneladas de tração estática (TTE).

A Sulnorte sempre investiu na atualização de sua frota como contrapartida de seus resultados, de forma responsável e sustentável. Ao longo de 42 anos de história, foram diversos ciclos de novas construções, além de modernizações e jumborizações.  Neste novo ciclo, o objetivo principal da Sulnorte é a renovação de parte da frota, acompanhando a expansão do agronegócio brasileiro, estando pronta para participar das soluções logísticas que surgirem.

A Sulnorte busca também reforçar a posição nos doze portos em que atua, consolidando importantes atuações nestes mercados e expandindo seletivamente os serviços prestados em novos portos.

Os novos rebocadores terão 25 metros de comprimento e 12 metros de boca, com projeto elaborado pelo renomado engenheiro naval canadense Robert Allan, parceiro da Sulnorte há mais de 20 anos. A expectativa é que o primeiro rebocador seja entregue até abril de 2021 e o projeto seja totalmente finalizado em quatro anos.

“Temos observado com muito interesse a realização de obras importantes que destravam desafios logísticos, como, por exemplo, a conclusão da BR-163. Acreditamos que a mudança geográfica na produção e escoamento do nosso agronegócio, como o Arco do Norte do Brasil, começa a gerar grandes desafios associados ao crescente fluxo de exportações. Nesse sentido, acreditamos que a região Norte representa uma solução logística competitiva para essa nova fronteira e, portanto, é uma importante área potencial de expansão para as operações da Sulnorte”, comenta Luiz Felipe Antunes de Gouvêa, CEO da Sulnorte.

“A aliança com a Sulnorte é fundamental para a nossa estratégia de diversificação que está em curso. Nossos objetivos são diminuir a concentração do mercado de construção naval exclusivamente fluvial, que forma nossa carteira de encomendas, e a entrada no seleto grupo de estaleiros com capacidade para a construção de rebocadores portuários de última geração, inclusive para o mercado externo”, afirma Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari. “A encomenda dos dez rebocadores coloca definitivamente a Região Norte e, especificamente, o estado do Pará em destaque no mapa da construção naval brasileira. Além disso, mostra nossa capacidade em atender as demandas interna e externa para esse tipo de embarcação em uma região já tradicionalmente conhecida pela qualidade e pontualidade nas entregas de embarcações fluviais”, complementa.

A frota atual da Sulnorte, que presta serviços de atracação e desatracação de navios e reboques oceânicos, é composta por 20 rebocadores próprios, e, em sua maioria, construída em estaleiro próprio, localizado em Barra dos Coqueiros, em Sergipe.

“Ainda que a nossa frota esteja totalmente adequada para atender aos contratos e compromissos que temos, observamos mudanças de normativas e crescimento de alguns tipos de embarcações, principalmente os navios de contêineres. Isso tem provocado mudanças nas normas de acesso aos portos, o que exige rebocadores maiores. Assim, precisamos nos adequar às normas para cumprir o regulamento de alguns portos brasileiros. Esse novo projeto vai ao encontro do futuro do setor marítimo”, destaca Gouvêa. “Vale registrar, ainda, nossa capacidade técnica. A maioria dos funcionários que trabalhou na construção dos rebocadores do nosso último ciclo de renovação está escalada para este projeto”, reforça Gouvêa.

Sobre a Sulnorte

Com o intuito de ampliar sua atuação, o Grupo H. Dantas, um dos mais antigos grupos empresariais do setor marítimo brasileiro, fundado em 1914, criou, em 1978, a Sulnorte Serviços Marítimos Ltda. Presente nos principais portos do país, a Sulnorte é uma tradicional empresa de rebocadores e a segunda mais antiga do Brasil. A Sulnorte presta serviços de apoio portuário e marítimo, atuando na atracação e desatracação de navios, reboque oceânicos, apoio a plataformas de exploração de petróleo e operações de salvatagens. Atualmente, a Sulnorte opera em doze portos ao longo da costa brasileira com uma frota própria de 20 embarcações.

Related posts
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
CarrosDestaquesInformações

BYD inova mais uma vez e amplia garantia das baterias sua linha de empilhadeiras elétricas no Brasil 

3 Mins read
Medida amplia benefício para 8 anos e é válida para todos os produtos comercializados no Brasil a partir deste mês (11/09/2024) – A…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.