[radio_player id="1"]
Negócios

Tendências em automação hidráulica: como demandas por sistemas silenciosos e compactos ajudam na acessibilidade e na mobilidade urbana

3 Mins read

Necessidade por soluções práticas se transformou em inovação tecnológica na mão de empresas engajadas em pautas de inclusão

  • Por Lélio Ferrari

O segmento de transportes verticalizados segue aquecido com empresas especializadas em automação hidráulica buscando atender as demandas que surgem de todos os lados. Alinhada às tendências que estão em alta na sociedade, como a preocupação com a acessibilidade e as tentativas de redução da poluição sonora, a indústria já conta com novidades que prometem unir a praticidade, a partir de sistemas cada vez mais reduzidos, e a evolução tecnológica capaz de produzir equipamentos potentes e silenciosos.
A perspectiva é positiva para o setor responsável pela idealização e o manejo de plataformas de elevação, principalmente em áreas cujo urbanismo já é encarado como uma realidade. Desta forma, beneficiam-se passageiros que dependem de soluções aprimoradas nos ônibus, pacientes que precisam se deslocar dentro de clínicas, bem como os estudantes dependentes de estruturas pensadas exclusivamente para pessoas com deficiência, entre tantos outros.
O tema que abrange as questões da acessibilidade é especialmente sensível para o segmento e, portanto, é tratado como tal pelas companhias engajadas na inclusão do público PCD. Em 2024, o IBGE chegou a registrar um número expressivo de 20 milhões de indivíduos nesta situação sendo que, destes, mais de meio milhão é representado por aqueles que estão no mercado de trabalho e precisam se locomover diariamente.
Diante do volume de pessoas que vivem esta realidade no Brasil, se criou a necessidade de desenvolver tecnologias que pudessem proporcionar resultados eficientes e em longa escala. Por este motivo, houve uma mobilização do setor compromissado com as causas da pessoa com deficiência que hoje usufrui de sistemas mais compactos, capazes de serem instalados com mais facilidade nos transportes coletivos ou particulares, além de estabelecimentos, ao mesmo tempo em que minimiza os problemas relacionados aos ruídos produzidos pelo maquinário.
Essas soluções, denominadas “mini centrais hidráulicas”, são exatamente o coração do atuador que movimenta todo o equipamento hidráulico
e são ideais para ambientes acessíveis ao público PCD, mas não se limitam apenas a este recorte. Elas também podem ser adotadas, por exemplo, pelo segmento de logísticas e transporte de carga, que se utiliza de docas para realizar a movimentação de mercadorias. Esses modelos atualizados com o que há de mais avançado na engenharia hidráulica oferecem, portanto, o dinamismo necessário alinhado a um design compacto e que se destaca pelo custo-benefício quando comparados aos antigos, conhecidos pela performance irregular e pelo barulho emitido.

O setor já está preparado e de olho nas tendências para os próximos anos e compreende que a demanda deve apresentar crescimentos exponenciais, principalmente no tratamento com a acessibilidade e a mobilidade urbana. Mas para além das normas que obrigam as empresas a abraçar esta prática, o que se observa é um fluxo natural dessas marcas em prol da inclusão e dos avanços tecnológicos, entendendo que um é o complemento do outro.

  • Lélio Ferrari é diretor de Negócios da Hidracomp, empresa especializada em soluções para sistemas hidráulicos industriais e Mobil.

Sobre a Hidracomp
A Hidracomp é uma empresa tradicional do ramo de componentes e soluções em automação hidráulica com 37 anos de atuação. Especializada no desenvolvimento e na fabricação de blocos manifolds e montagens de centrais hidráulicas, ela também oferece serviços de reparo de equipamentos nacionais e importados. Com profissionais qualificados, ela tem como diferencial a sua solidez conquistada ao longo do tempo, e a agilidade qualificada capaz de competir e superar a concorrência brasileira e multinacional. A marca atua em todos os segmentos do mercado e se orgulha de ser a distribuidora homologada dos produtos HAWE, YUKEN e DEXCO, selos de renome mundial.

Related posts
BusinessNegócios

ButtiniMoraes orienta empresas a aproveitarem a prorrogação da vigência da NR-1 para se prepararem e oferecerem ambiente de trabalho adequado

4 Mins read
De acordo com especialistas dos escritórios, a entrada em vigor da NR-1 é uma oportunidade estratégica para empresas reforçarem marca empregadora e…
BusinessNegócios

Técnicos Industriais fortalecem a indústria brasileira

3 Mins read
Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) destaca a relevância dos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs, no encerramento do mês em que foram…
BusinessEventosNegócios

Fórmula Animal apresenta metas estratégicas para os próximos cinco anos durante Convenção que celebrou 15 anos de história

3 Mins read
A Fórmula Animal, maior rede de farmácias de manipulação veterinária do Brasil, completou 15 anos de trajetória e comemorou a data em…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.