POR: agencia deadline
Educação à distância. Se você ainda não estudou assim, prepare-se: essa tendência veio para ficar. O EAD veio ganhando status importante ao longo da última década, e pegou fôlego quando milhões de brasileiros tiveram que ficar em casa quando a pandemia da Covid-19 surgiu.
O cenário de transformação digital foi e está sendo acelerado em grande ritmo e, com isso, as áreas de educação também passam por uma importante transformação — o que inclui a educação corporativa.
Só para se ter uma ideia, de acordo com Murilo e Maurício Nocêra, empresários e fundadores da Studio EAD, agência de e-learning corporativo, “aumentou bastante a procura pelos serviços relacionados a e-learning. As empresas foram forçadas a mudar a cultura do treinamento presencial para o treinamento online, da noite para o dia. E vemos que esse é um caminho sem volta, será cada vez mais assim, sendo tudo online. Tivemos um crescimento de 40% desde o início da pandemia”, afirmam os sócios.
A tendência é confirmada segundo um levantamento feito pelo Global Market Insights, que mostra o quanto o e-learning vem se fortalecendo. Em 2019, por exemplo, o mercado ultrapassou US $ 200 bilhões e prevê um aumento de 8% até 2026. Os motivos? O impulsionamento de tecnologias como a computação em nuvem, Inteligência Artificial e, principalmente, os novos modelos de trabalho que ganharam destaque durante esse período de confinamento e distanciamento social.
As principais tendências — A principal tendência no mercado de e-learning é, sem dúvidas, a descentralização do conhecimento e a consolidação de info-produtos de formação. Ou seja, a criação de cursos personalizáveis e moldados de acordo com as necessidades de cada cliente.
Além disso, espera-se:
- E-learning omnichannel: conteúdo digital assumindo à frente na formação e atualização de profissionais. No pós-Covid, isso mantem-se como um sistema híbrido, em que as aulas poderão ser feitas 50% presencialmente e 50% online, ou mesmo 100% no ambiente digital.
- Instant Learning e Microlearning: aprendizado de forma intensa e rápida, focada na flexibilidade de tempo do profissional.
- Assistente virtual nos cursos online: o assistente de voz é a figura da vez. Importante apoio aos ministrantes dos cursos, a tecnologia é quem trabalha por trás, nos bastidores. Com isso, oferece uma gama de informações aos operadores dos cursos, como a revisão de notas, assuntos mais lidos/vistos/comentados, a definição dos maiores desafios encontrados no desenvolvimento dos alunos, entre outros.
- Formação personalizada no ensino através do e-learning: tudo está sendo personalizado agora, o que vale também para a educação. Com a coleta de dados pelo Big Data, a profunda análise das dores do cliente e a necessidade dos profissionais, o e-learning carrega a bola da vez com a facilidade e praticidade de se adaptar a diferentes rotinas e tipos de negócios.
E, por falar em personalização, para negócios com franquias, por exemplo, o treinamento padronizado é uma ótima forma de manter a equipe unida, mesmo distante fisicamente. A plataforma de EAD permite facilmente a padronização.
Quem já investe no e-learning corporativo — “Aqui com a gente na Studio EAD, já passaram muitas empresas de todos os segmentos e tamanhos. Mas, sempre gostamos de enfatizar alguns cases de sucesso, como a Bosch onde treinamos dezenas de milhares de usuários, Rede Globo onde treinamentos as equipes do RJ e SP, CeC treinando os colaboradores de diversas áreas, e Rextur, que é do Grupo CVC”, compartilha Maurício.
Para Murilo Nocêra o que vem pela frente é animador. “Quando percebemos que não apenas as grandes empresas, mas as pequenas também começaram a nos procurar para a capacitação dos seus colaboradores, vimos que o mercado está mesmo em ascensão”, e complementa: “daqui para a frente, a educação ganha páginas novinhas para serem escritas, porém em um ambiente digital interativo, interessante, divertido e que alcança mais rápido e de forma eficaz a educação de profissionais”.