Ancar Ivanhoe, Cultura Inglesa, UVA e Multishow também estão entre as empresas que vestiram a camisa do Dance-OFF, programa que vai premiar dançarinos de comunidades do Rio de Janeiro
POR: Approach
O Dance-OFF caiu nas graças do público e também das marcas. Lançado no último dia 10 de novembro, o reality show da Game XP, que chegou para ressaltar o talento de dançarinos das favelas do Rio de Janeiro, recebeu quase cinco milhões de votos do público pela internet na primeira fase eliminatória. Já entre os patrocinadores, o Dance-OFF atraiu a atenção de grandes empresas que abraçaram a iniciativa. A Ubisoft, desenvolvedora do game Just Dance, vai premiar a comunidade do vencedor do programa com um estúdio de dança – além de R﹩ 20 mil oferecidos pela organização para o ganhador. O TikTok, plataforma de vídeos curtos para dispositivos móveis no Brasil e no mundo, além de impulsionar a transmissão da live dos episódios no canal oficial da Game XP, está dando destaque para o conteúdo em landingpage própria, com banner em destaque na página “Descobrir”, onde promoverá enquetes e votações. Já o Multishow vai transmitir o programa em seu canal do Youtube, Música Multishow e terá a presença da apresentadora e influenciadora Thaynara OG para manter o público atualizado sobre o Dance-OFF no programa TVZ.
De acordo com a CEO da Game XP, Roberta Coelho, o interesse das empresas foi uma resposta de que as marcas também estão interessadas neste tipo de conteúdo e querem manter a conexão com o público. “O Dance-OFF faz parte de uma plataforma da Game XP que tem como objetivo extrapolar o evento físico e se conectar com o público durante o ano todo. Para isso, é importante termos as marcas ao nosso lado. Estamos muito felizes com esse time de grandes empresas que, junto conosco, querem ampliar a voz dos dançarinos das favelas do Rio junto com a Game XP”, avalia.
Conteúdos exclusivos e votação pelo TikTok
O TikTok é uma plataforma de conteúdo criativo para experiências divertidas e positivas e o principal destino de vídeos curtos no Brasil e no mundo. No aplicativo, o público poderá acompanhar os desafios e episódios do Dance-OFF já a partir desta sexta-feira, 20. Os internautas também poderão usar o TikTok para votar em coreografias e dinâmicas que impactarão os desafios durante a transmissão. “A criatividade e alegria dos brasileiros é algo que realmente se destaca na plataforma e a dança é uma das melhores formas de se expressar autenticamente, mostrando quem eles realmente são. Incentivamos os nossos usuários a criar conteúdo relevante para a cultura e tendências locais e o Dance-OFF nos dá a oportunidade de expandir essa ideia de forma inspiradora, com artistas de comunidade do Rio de Janeiro”, comenta Rafaela Furtado, diretora de Parcerias Estratégicas do TikTok para a América Latina.
Já a francesa Ubisoft, empresa responsável pela criação e sucesso do game eletrônico Just Dance, contemplará o ganhador com a construção de estúdio de dança em sua comunidade. A desenvolvedora estará presente na live do dia 20/11, representada pela vice campeã mundial Pamella Ribeiro, e fará parte do juri que escolherá os 16 participantes do programa. Além disso, O Just Dance será a temática do último episódio do programa, que terá a presença do bicampeão mundial de Just Dance, Diegho San. Para Bruna Soares, diretora de parcerias estratégicas da Ubisoft LATAM, “é uma honra para a Ubisoft fazer parte de um projeto como este, Just Dance é um jogo que é para todos e valorizar a cultura local é sem dúvidas um dos nossos pilares”.
O Canal Multishow, do Grupo Globo, chega para reforçar a transmissão do reality em seu canal Música Multishow, no Youtube, a partir do dia 24 de novembro, às 21h. A transmissão ainda será feita pelo canal da Game XP no Youtube e TikTok.
A iniciativa também despertou o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, ganhou patrocínio da Ancar Ivanhoe, Universidade Veiga de Almeida, Playstation e da Cultura Inglesa, que dará ao melhor dançarino dos três primeiros episódios uma bolsa de estudos.
O Twitter e Rádio Mix assinam como Media Partner. As empresas: Warner Chappell Music, Rock In Rio e Now entraram no projeto como parceiros de conteúdo. A Infoview, Fundação Cidade das Artes e LPL são as fornecedoras oficiais.
A dinâmica da competição
Os curadores do Dance-OFF escolheram e convidaram 100 dançarinos das favelas do Rio a participarem da competição. A primeira etapa do Dance-OFF aconteceu entre os dias 10 e 15 de novembro com uma votação popular pela internet que resultou em quase cinco milhões de votos para eleger os 50 dançarinos que continuarão na competição. Para a segunda fase, os 50 mais votados serão avaliados pelos curadores e apenas 25 seguirão para a etapa final antes do início do programa. No dia 20 de novembro, os 25 participarão de um desafio ao vivo inspirado no filme “Fame”, onde os curadores vão escolher os 16 integrantes do reality.
A partir das oitavas, que começam no dia 24 de novembro, o Dance-OFF será exibido ao vivo no canal oficial da Game XP no TikTok e Youtube, e também no YouTube do Música Multishow. Nesta fase, quatro duplas se apresentam a cada episódio e o júri convidado (três em cada episódio) escolhe quem serão os oito dançarinos que passam para a próxima etapa.
A semifinal será composta por três desafios que vão eliminando os participantes até restarem somente quatro dançarinos. A última etapa do Dance-OFF acontece a partir de uma parceria com a Ubisoft e os finalistas precisarão, novamente, enfrentar três desafios, desta vez todos no Just Dance.
Além de já estarem selecionados para o corpo de dança do Espaço Favela, do Rock in Rio 2021, todos os participantes do reality ganham um prêmio em dinheiro. O primeiro colocado leva os R﹩ 20 mil + o estúdio de dança para a sua comunidade (prêmio da Ubisoft). O segundo lugar fica com R﹩ 15 mil, o terceiro recebe R﹩ 10 mil e o quarto R﹩ 5 mil. Os competidores que terminarem entre o quinto e o oitavo lugares ficam com R﹩ 2 mil cada e, a partir do nono até o décimo sexto com mil reais cada. Após cada um dos 3 primeiros episódios, o público também poderá votar no melhor dançarino do dia, que será contemplado com uma bolsa para estudar inglês na Cultura Inglesa.
Sobre a Game XP:
A Game XP é o evento mais aguardado por gamers e interessados no seguimento dos jogos online. No último ano, o evento reuniu 95 mil visitantes em quatro dias no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A última edição do gerou 10 mil empregos, com impacto econômico de R﹩ 82,3 milhões e R﹩ 11,1 milhões de impostos recolhidos.
A Game XP aconteceu pela primeira vez no Rock in Rio 2017 e consagrou-se como o maior evento gamer da América Latina. Em 2018, a Game XP passou a acontecer de forma independente, transformando-se, também, no primeiro GamePark do mundo.