[radio_player id="1"]
SucessoViral

Time #sextou X time #segundou, uma rivalidade que vai além da brincadeira nas redes sociais.

3 Mins read

Por muito tempo, o famoso #sextou dominou as redes sociais, mas com o passar do tempo, sua popularidade tem diminuído nas publicações. No entanto, na essência das pessoas, parece que o “sextou” ainda mantém seu lugar de destaque cativo.

Atualmente, observamos um grupo que levanta a bandeira do #segundou, o que me alegra um pouco. No entanto, ainda parece ser ligeiramente incipiente e pouco autêntico, ainda que já represente um feixe de luz no fim do túnel.

E o fato é que a diferença entre esses dois tipos de pessoas é notória, refletindo diretamente em suas vidas e desempenhos no trabalho. Normalmente, o time #sextou vive em busca da recompensa do fim de semana, enquanto o time #segundou encara a semana como a própria recompensa.

Para as empresas, o time #segundou é claramente o mais desejado. E em casa também, exceto pelos workaholics que acabam se dedicando ao trabalho sem aproveitar a vida em família e com amigos, o ideal também é viver pela entrega, não pelo vício.

Pessoas do estilo #sextou geralmente são eternamente insatisfeitas e muitas vezes não sabem ao certo o que as satisfaria. Buscam constantemente algo para proporcionar prazer, o que pode resultar em excessos como consumo exagerado de álcool, sono tardio e comportamentos arriscados. Isso não apenas reflete nas segundas-feiras com altos índices de faltas, mas também abala os relacionamentos devido a tais comportamentos.

Construindo uma casa, percebo a quantidade significativa de faltas na equipe de obra, no primeiro dia útil da semana, devido ao consumo de álcool. 

Agora me responda: essas pessoas fazem parte do time #segundou ou #sextou? E digo mais, quanto mais de base o emprego, maior a chance de faltas na segunda-feira por esse motivo. Em minha outra fábrica, uma colaboradora da produção vivia faltando às segundas-feiras devido a festas e consumo de álcool. No entanto, após algumas conversas, conseguimos alinhar os propósitos dela com os da empresa, e as faltas cessaram. Ela mudou de time e tornou-se meu “braço direito” na produção.

Tornar as pessoas conscientes da importância de suas vidas faz toda a diferença. Por isso, meu primeiro artigo abordou a conexão de propósitos. Caso não tenha lido, aproveite para fazer isso ao término deste, pois pode te ajudar a entender melhor um assunto tão importante, porém pouco explorado.

Antes de traçar o perfil dos dois times, gostaria de compartilhar três dicas para transformar o pessoal do time #sextou em time #segundou. Primeiramente, ajude-os a compreenderem seus propósitos e conectá-los aos da empresa. Em segundo lugar, incentive a prática da gratidão para melhorar a experiência diária e reduzir a ansiedade pelo final de semana. Por fim, promova o autoconhecimento, pois entender quem somos e nossas melhores contribuições para o mundo, nos permite responder à pergunta mais importante: por que estamos aqui? Dessa forma, faz mais sentido encarar cada dia como uma oportunidade única, sem a constante busca por recompensas nos prazeres do final de semana.

Time “Segundou”:

Foco na entrega ao mundo;

Propósito definido e orientado por ele;

Alto nível de gratidão, resultando em alta experiência diária;

Autorresponsabilidade elevada, sem culpar terceiros por seus problemas;

Consciência elevada;

Conexão com o propósito da empresa ou do trabalho;

Motivados pelo amor ao que fazem;

Busca constante de autoconhecimento para contribuir cada vez mais;

Cuidado com o corpo físico, mental e emocional para melhor desempenho;

Autoestima elevada, atraindo mais conquistas para suas vidas;

Vivem o presente, imunes à depressão e ansiedade, associadas a viver no passado e futuro, sucessivamente.

Time “Sextou”:

Foco em retirar do mundo, em vez de contribuir;

Propósito indefinido e pouco preocupante;

Baixo nível de gratidão, resultando em experiência diária limitada;

Baixa autorresponsabilidade, culminando na atribuição de problemas a terceiros;

Reagem ao mundo sem verdadeiramente percebê-lo;

Desconhecem o propósito da empresa ou de seus trabalhos;

Trabalham para suprir prazeres e necessidades básicas;

Buscam prazeres rápidos sem abordar a raiz dos problemas;

Pouca atenção à alimentação e cuidados pessoais;

Baixa autoestima, ligada à falta de propósito e merecimento;

Vivem ansiosos pelo futuro, perdendo parte do processo e aumentando riscos de crises de ansiedade, pânico e burnout.

Embora o #sextou possa ser uma brincadeira entre colegas, incorporá-lo às nossas vidas pode ser prejudicial, não apenas individualmente, mas também para famílias e empresas.

5 posts

About author
Saschi é empresária do ramo de alimentação saudável, mentora e autora best-seller com o livro O sucesso de ser você! Também é criadora da Ativação 4X4 para empresas - Marcas de SUCESSO são feitas por pessoas de SUCESSO e da metodologia de desenvolvimento pessoal GRATIfulness com milhares de pessoas impactadas através de suas dicas, mentorias e cursos por todo o Brasil e no exterior. Instagram: Clique AQUI, Linkedin: Clique AQUI
Articles
Related posts
Viral

Jornalista Rodrigo Lico se consolidada como profissional de imprensa no setor automotivo

1 Mins read
Com mais de duas décadas de atuação no jornalismo, Rodrigo Lico tem conquistado notoriedade no setor automobilístico, já tendo veiculado para grandes…
Viral

Ademar Batista no Podcast Degrau da Notícia: Uma referência no segmento óptico

1 Mins read
Ademar Batista, uma das maiores referências do setor óptico no Brasil, foi o convidado especial do Podcast Degrau da Notícia, apresentado pelo…
Viral

Feira Essência realiza sua 1ª edição no Caribe Center com entrada gratuita

1 Mins read
Feira Essência no Caribe Center dia 30/04, com moda, artesanato, gastronomia e sorteios. Entrada e estacionamento gratuitos.
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.