Aprenda a conservar os queijos para evitar complicações e desperdícios
POR: Damaris Ignacio – PressaPorter
Com as altas temperaturas do verão, é importante ter atenção e cuidados redobrados para conservar de maneira correta determinados alimentos, como é o caso do queijo. A Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, dá dicas importantes de como manter a segurança com os laticínios.
Cada queijo tem suas especificações, ou seja, há uma forma correta para armazená-lo e evitar que estrague ou seja desperdiçado. Atente-se a essa informação e mantenha a qualidade dos seus produtos.
Em geral, os diversos queijos podem ser refrigerados para conservá-los de forma correta. Após retirar o produto da embalagem e consumi-lo, você deverá transferi-lo para um recipiente plástico com tampa e envolvê-lo com algum plástico filme. Não se esquece de conferir a validade do produto no rótulo.
Cabe destacar também que os queijos variam muito no que diz respeito a sua resistência e seus índices de segurança para evitar contaminações. Os queijos frescos e de pasta mole, como o minas frescal e a ricota, por exemplo, são úmidos o suficiente para promover o desenvolvimento de bactérias causadoras de doenças.
Já os queijos mais secos, como o parmesão e provolone, por exemplo, resistem melhor ao crescimento de bactérias devido à concentração de sal e ácidos, embora possam, raramente, ser infectados por fungos produtores de toxinas. É importante que você saiba, que independentemente do tipo de queijo, se algum fungo começar a crescer, deve-se fazer um corte profundo, para eliminar toda a área contaminada ou realizar o descarte do pedaço por completo.
Gostou das nossas dicas? Que tal agora preparar uma incrível e prática Omelete de Minas Frescal com Alho-poró.
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga (28 g)
1 dente de alho picado (4 g)
1 talo pequeno de alho-poró picado (100 g)
1 colher (chá) de sal (4 g)
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 fatias de peito de peru defumado cortado em tiras (33 g)
1 xícara (chá) de Queijo Minas Frescal Tirolez (150 g) cortado em cubos pequenos
3 ovos (100 g)
3 colheres (sopa) de leite (20 ml)
Modo de Preparo
– Aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e doure o alho. Junte o alho-poró e refogue até que comece a dourar. Tempere com ½ colher (chá) de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e misture o peito de peru e os cubos do queijo.
– À parte, bata ligeiramente com um garfo os ovos, o leite e o restante do sal. Tempere com noz-moscada.
– Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira grossa e antiaderente. Despeje a mistura de ovos, espalhando-a bem. Com a ajuda de uma espátula, vá empurrando levemente as bordas da omelete para o centro da frigideira. Quando as bordas estiverem firmes, coloque o recheio de alho-poró e queijo em um dos lados da omelete e dobre-a ao meio. Passe para uma travessa e sirva em seguida, ainda quente.
Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções
Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br
Apaixonados por queijo, amam Tirolez.
Sobre a Tirolez
Fundada há 38 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado artesanal e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 40 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.