A gestão de recursos naturais e a necessidade de reduzir custos incentiva a introdução de novas tecnologias nas empresas
POR Grupo Mostra de Ideias
De acordo com o diretor de desenvolvimento de novos negócios, Diego Nazari, a ideia surgiu do interesse de ser sustentável tanto na gestão quanto no meio ambiente. Um mês antes, a empresa realizou um estudo de viabilidade para a construção das placas. E somado à necessidade de evitar a exposição dos carros ao sol, a transportadora estruturou o espaço que une um teto com células fotovoltaicas instaladas.
São 184 módulos, cada um com a capacidade de gerar de 360W até 66.240 kW em condições ideais. Por mês, eles geram até 7.650 kW em um local com disponibilidade para alocar até 8 veículos. Se comparados aos custos com energia para mantê-lo (4.500 kWh por mês), o painel gera saldo positivo revertido em outros imóveis incluídos nos contratos de aluguéis da Rodovico, tornando-os independentes no abastecimento energético.
“O processo de instalação foi feito por uma empresa terceirizada que prestou apoio durante todas as etapas de acomodação da tecnologia, incluindo o levantamento com as informações sobre a efetividade do projeto e sua sustentabilidade e os dados de consumo geral”, explica Diego. Segundo o empresário, as placas abastecem qualquer local que se encontra na região onde a transportadora está localizada, isso inclui o complexo de serviços, o escritório e a área de mecânica.
Por enquanto, a Rodovico não pretende expandir a ideia às suas demais filiais no Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Contudo, Diego afirma ver com bons olhos o uso de placas solares em caminhões para dar longevidade e vida útil à bateria do veículo. “Reconheço os benefícios que essas práticas podem trazer para o transporte rodoviário de cargas, tanto que um dos valores da nossa empresa a qual defendemos desde a fundação dela, em 2002, é a responsabilidade com o meio ambiente. Realizamos a destinação completa dos resíduos sólidos encontrados durante e após o transporte da carga, assim como do óleo utilizado em nossas operações. Para o futuro, a expectativa é a de aumentar ainda mais a nossa atuação nessa linha”, finaliza Nazari.
Diego Nazari é formado em Logística, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e atua como diretor de desenvolvimento e negócios da Rodovico Transportes. Além disso, é presidente da Associação de Cascavel de Skate