[radio_player id="1"]
Moeda Forte

Transversalidade: uma das principais características no mercado de fintechs em 2021

4 Mins read

POR: PiaR Comunicação

O Distrito Fintech Mining Report de 2021 foi divulgado em Maio, apresentando algumas informações relevantes para o mercado das Fintechs: startups de base tecnológica que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.

O estudo demonstra que o ecossistema de Fintechs brasileiras dispõe de ampla diversidade de soluções para empresas e consumidores. As três principais encontradas foram Meios de Pagamento (15%), Crédito (13,6%) e Backoffice (13,2%).  Entretanto, as empresas do setor financeiro ficam cada vez mais difíceis de se categorizar. Em busca de soluções inovadoras para atender às exigências dos novos consumidores, expandiram sua atuação e não mais se prendem apenas a funções especialistas. Mais generalistas, hoje trabalham com transversalidade nos portfólios: entre Crédito, Conta Digital, Seguros, Meio de Pagamento e Investimentos.

Além disso, a quantidade reduzida de mulheres à frente das fintechs se mantém: a porcentagem média de mulheres em posições societárias nas fintechs é de 12,7%, contra 87,3% de homens. A análise ressalta o contrassenso deste resultado no contexto atual, em que a importância de serviços financeiros demograficamente focados é cada vez maior. Ou seja, a procura por soluções cada vez mais disruptivas demanda quadros mais diversos de lideranças.

Conheça algumas fintechs que exemplificam as tendências demonstradas pelo Distrito Fintech Mining Report 2021:

Boletão e iUPay

Ariane Pelicioli é uma das profissionais aceleradas pelo InovAtiva Brasil. Empreendedora há mais de 12 anos, atua nas áreas de cleantech, fintechs, operações, mercado B2B e B2C, e possui grande experiência em empreendedorismo, inovação, gestão estratégica e operações. Fundou em 2016, a startup Boletão, uma fintech bem reconhecida de meio de pagamento e crédito para pagamento de boletos, que se diferencia por ter sido fundada somente por mulheres.

Em 2020, se tornou sócia e co-fundadora da fintech iUPay, fintech B2B2C que desenvolveu o Boletix, um hub de cobranças bancárias que oferece serviços de agregação, organização e pagamentos de boletos e convênios, criando um modelo de wallet que gera maior retenção e melhor experiência dos usuários finais, e novas e maiores receitas para Bancos Digitais e Fintechs. O serviço concentra as cobranças de serviços como iFood, Uber, Netflix, dentro da carteira digital e com pagamentos via PIX, trazendo benefícios para todas as pontas.

Akintec

Com o objetivo claro de democratizar com os usuários o lucro das taxas por transação, ampliando a geração de renda e o consumo consciente, Leandro Dias fundou a Akintec, fintech acelerada pelo InovAtiva Brasil no ciclo 2020.1.

Trabalhando em todos os pilares elencados pela Distrito – crédito, conta digital, seguros, meio de pagamento e investimentos –, a Akintec transforma comércios nas periferias em agências bancárias e pessoas em personal bankers. Isso porque a startup treina consultores que criam redes de pessoas físicas e jurídicas e engajam seus clientes na utilização dos nossos serviços bancários e de crédito. Desta forma, todos os estabelecimentos comerciais da rede dos consultores podem também se tornar agências e criar suas redes de pessoas físicas e jurídicas.

Plusdin

Fundada em julho de 2020, o Plusdin é uma fintech brasileira de indicadores de serviços financeiros, que recomenda produtos de acordo com as necessidades exclusivas de cada cliente. A startup enxergou a necessidade de inovar, oferecendo um serviço que auxiliasse as pessoas na tomada de decisões mais inteligentes quando contratassem serviços financeiros, de forma rápida e eficiente. Isso é possível por meio da análise de comparação de todos os 500 produtos financeiros disponíveis no mercado brasileiro. Ou seja, a fintech oferece um serviço rápido que ajuda as pessoas a gastar menos tempo na comparação dos produtos, o que seria impossível de ser feito de forma manual.

VExpenses

Pensando também em atender esse mercado, o VExpenses – plataforma que automatiza a gestão de despesas dos funcionários com segurança – vem lutando pela democratização financeira no país. Com a promessa de entregar uma experiência inédita e simplificada para a gestão de despesas a trabalho, a plataforma passa a ingressar no universo de fintechs com o seu recente lançamento do Cartão VExpeses, que dá o pontapé inicial para essa mudança. “O mercado está totalmente interligado e tenho certeza que com nossa plataforma robusta e completa, a partir de agora, entregaremos – ainda mais – o melhor para cada um de nossos clientes, tanto em gestão quanto em serviços financeiros”, explica Thiago Campaz, CEO da startup.

Bloxs Investimentos

A pandemia não só aumentou o interesse por compras digitais como também em investimento em startups, tanto no Brasil como em outros países. De modo geral, o mercado de captação superou a marca de U$ 125 bilhões em 2020, uma alta de mais de 50% em relação aos anos anteriores, representando um salto de mais de 94% em bases anuais. A tecnologia está cada vez mais ganhando espaço entre os empreendedores e investidores, inclusive na Bloxs Investimentos, plataforma eleita pelo site britânico Daily Finance como uma das melhores startups brasileiras. Com o pioneirismo no mercado de investimentos alternativos no Brasil, a fintech ajuda a impulsionar projetos da economia real e visa oferecer aos investidores comuns a oportunidade que, até pouco tempo atrás, era acessível apenas a investidores institucionais ou com alto poder aquisitivo.

PagBrasil

A PagBrasil é líder no processamento de pagamentos para e-commerces ao redor do mundo e oferece soluções de pagamentos seguras e inovadoras. Além dos métodos de pagamentos tradicionais, como cartões de crédito e débito, a PagBrasil disponibiliza para seus clientes os inovadores PagBrasil Pix, ofertado para e-commerces, o PEC Flash®, serviço que permite pagamentos de compras online em dinheiro sem a necessidade de papel, e o Boleto Flash®, tecnologia exclusiva que fornece confirmação de pagamento para boletos em menos de uma hora. A fintech traz em seu DNA a inovação e atua como parceiro tecnológico das lojas online, melhorando a experiência de pagamento dos consumidores.

Related posts
Moeda Forte

Transfeera movimenta mais de R$18 bilhões no primeiro semestre de 2024 e lança pagamento via link com cartão de crédito

2 Mins read
Empresa cresceu 58% nos primeiros seis meses do ano e foca no produto para PMEs, que é utilizado para vendas rápidas, redes…
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.