Decidir sair da estabilidade do atual emprego para dar um salto na carreira por novos caminhos pode gerar medo e ansiedade; fazer reserva financeira, descobrir como a nova área funciona e buscar qualificação profissional devem ser levados em conta
POR: Fernando Valensoela | Hyperlink
Mudar não é tão simples, principalmente, quando relacionamos com mudança de profissão. Tomar a decisão de sair da estabilidade do atual emprego para dar um salto na carreira e se aventurar em novos caminhos pode gerar medo e ansiedade, já que mais do que alteração de carreira, virar a chave e trocar de profissão pode ser arriscado e desafiador. São diversas as razões para mudar de profissão e vão desde a ter uma melhor remuneração a encontrar aquilo que, de fato, é feito com prazer no dia a dia.
Aos 23 anos, a jovem empreendedora Veridiana Lopes, criadora do Economia Diária, tem uma história de inspiração para outras pessoas que pensam em mudar de profissão. Depois de dividir o tempo entre estágio e cursos de aprimoramento no universo financeiro durante a faculdade, há três anos decidiu tomar uma decisão que mudaria completamente sua vida. Abriu mão da estabilidade do emprego dos sonhos para se dedicar em compartilhar com outras pessoas aquilo que mais gostava: consultoria financeira. Atualmente, já prestou consultoria para mais de 500 pessoas e entre os parceiros estão Banco Inter, Banco RCI, Creditas e PayPal.
Para quem pensa em mudar de área, a educadora financeira relacionou três dicas importantes: ter uma reserva financeira completa para enfrentar a nova fase, descobrir como funciona a nova profissão e buscar qualificações para ser um profissional de destaque. “Tive muito medo de largar tudo isso pelo desconhecido. Quando pedi demissão, tive um período que me questionei se havia feito a escolha certa. É preciso ter muita força de vontade e coragem para migrar de área, mas hoje posso dizer que descobri minha missão de vida”, destacou Veridiana Lopes.
Curso para mudar de área
Uma das carreiras em alta no mercado financeiro para 2021 é a do consultor financeiro, responsável por executar um planejamento completo sobre como o dinheiro deve ser utilizado. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus é um fator responsável pela alta na profissão, segundo Veridiana Lopes. “Percebi que muito além de ensinamentos em investimentos, as pessoas necessitam ter um diagnóstico completo da vida financeira”, avaliou.
Através da plataforma Economia Diária, Veridiana oferece cursos completos de capacitação para outras pessoas que, assim como ela, são apaixonadas pelo universo financeiro e querem mudar de profissão. De acordo com a educadora financeira, mais de 60 pessoas já se formaram por meio do exclusivo Método DPA – Consultoria Financeira. “Há um oceano azul de oportunidades no mercado e o curso profissionalizante que ofereço é o único e mais completo para consultores de finanças pessoais do mercado”, ressaltou Veridiana Lopes.
Com duração de dois meses, o curso de capacitação para novos consultores financeiros tem duração de dois meses e as inscrições podem ser feitos através do site www.metododpa.com.br.