Do xadrez às figurinhas e ao vestuário, o entretenimento é um forte trendsetter para o e-commerce
POR: Pineapple Hub
O mercado do streaming está aquecido no Brasil: hoje o top três é composto por Netflix (com 31% do market share), Amazon Prime Video (com 24%) e Disney+ (com 12%), segundo levantamento do JustWatch de maio a junho de 2021. Além delas, ainda existem muitas outras plataformas de produção e consumo audiovisual que, sem dúvida, são fonte de inspiração de tendências para o público.
Tendências essas que são vistas não apenas nos sites de críticas, mas também no movimento das compras e pesquisas nos e-commerces. Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics – plataforma argentina de sales intelligence – elencou três produções que influenciaram hábitos e, por que não, revolucionaram as vendas online. Confira:
O Gambito da Rainha
Se tem uma série que reviveu a paixão pelo xadrez, essa foi O Gambito da Rainha. Segundo a Netflix, 62 milhões de assinantes começaram a assistir essa produção nas quatro primeiras semanas de sua estreia e desencadeou furor com a compra de tabuleiros de xadrez em muitos países da região.
No caso do Brasil, o boom de tabuleiros de xadrez vem crescendo e, em julho, atingiu o seu pico mais alto de demanda. A peça do jogo milenar liderou o ranking dos termos mais pesquisados nas plataformas.
“A mesma tendência se repete no México e na Argentina: a demanda por xadrez está em alta e o movimento registrado este ano superam as do período anterior”, explica Juliana.
O visual de Okupas
Okupas, uma produção argentina que foi ao ar nos anos 2000, chegou à Netflix causando forte impacto nos assinantes. Com o relançamento da série, além dos já fãs, muitos novos seguidores foram conquistados pelo programa de televisão. Este fenômeno não deixou de fora o comércio online, pelo contrário: uma peça de roupa ganhou destaque nos últimos meses, isso porque um dos protagonistas de Okupas – “El Pollo”, interpretado por Diego Alonso – utiliza o item em várias cenas.
Embora não seja exatamente da mesma cor que o ator usa – um verde intenso – o moletom Adidas alcançou a posição mais alta na Argentina, como a publicação com maior número de vendas no mês passado, dentro da categoria Roupa Esportiva.
Figurinhas e álbuns do Luccas Neto
Os irmãos Neto são sucesso no Brasil, e Luccas é o queridinho entre os pequenos com a série Luccas Toon, transmitida pelo YouTube. As figurinhas dessa produção digital estão entre as publicações com maior demanda no cenário infantil.
Por um lado, o interesse por pacotes de figurinhas nos últimos meses aumentou e, por outro lado, poucos vendedores oferecem este item nas plataformas online. O mesmo acontece com o produto complementar: os álbuns.
“É comum vermos esses movimentos de compras impulsionados por lançamentos no setor de entretenimento. Eles definem a agenda e intensificam as preferências dos internautas. Estar atento ao contexto, aos lançamentos de filmes e séries e analisar as informações é uma equação que, certamente, traz resultados positivos para o negócio”, finaliza a Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.
Sobre a Nubimetrics:
Fundada em 2010 em San Salvador de Jujuy, na Argentina, por Andrés Jara Werchau e Pamela Scheurer, a Nubimetrics foi criada para ser uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar seu negócio da maneira inteligente. Em 2020 a Nubimetrics recebeu um novo aporte de 2,5 milhões de dólares, Series A liderado pelo fundo Uruguaio IC-Ventures, e alcançou um valor estimado de 12 milhões de dólares. A startup também conta com os selos Platinum, no Brasil, e Gold, na Argentina, do Mercado Livre e está presente na Argentina, Brasil, México e outros 13 países da América Latina, além dos Estados Unidos e China.