[radio_player id="1"]
Saúde

Tuberculose: saiba tudo sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos

2 Mins read

Apesar de parecer um problema restrito ao passado, a tuberculose ainda é uma doença comum e que provoca diversas mortes todos os anos. De acordo com dados  da OMS, o Brasil é o segundo país no mundo que mais registra óbitos pela doença. Apenas em 2020 , por exemplo, houve quase 69 mil novos casos da doença e cerca de 4,5 mil mortes por causa dela em todo o país. Nesse contexto, o acesso ao tratamento adequado torna-se fundamental, já que a tuberculose pode ser curada com o uso de medicamentos.

O pneumologista Dr. João Carlos de Jesus explica que a tuberculose é causada pela infecção por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. A doença costuma afetar principalmente os pulmões, mas também pode chegar aos ossos e articulações, ao cérebro, aos rins e ao intestino. Quando o paciente é infectado pelas vias aéreas, a bactéria inalada pode se proliferar no pulmão formando nódulos e áreas com pneumonia. A infecção também leva à destruição das membranas pulmonares, que por sua vez causa sangramentos. “No paciente com tuberculose pulmonar, sintomas comuns são tosse há mais de 3 semanas; perda de peso sem motivo; transpiração noturna sem motivo aparente; perda de energia e fraqueza progressiva”, detalha o médico.

O diagnóstico da tuberculose se inicia com a suspeita clínica. Em seguida, o médico pede por exames de imagem como raio-x ou tomografia de tórax. Nesses exames, é possível identificar lesões pulmonares características da tuberculose. Quando elas estão presentes e a suspeita da doença ganha força, é solicitada uma análise laboratorial do escarro do paciente. Também pode ser feito um procedimento chamado broncoscopia para coletar material diretamente do pulmão e mandá-lo para análise. Alguns desses exames saem rapidamente, mas outros podem demandar um tempo maior no laboratório.

Dr. João Carlos também conta que o tratamento da tuberculose precisa levar em conta o local infectado e o tipo de paciente que adoeceu. “Se este for um paciente imunossuprimido, o tempo do tratamento deverá ser prolongado”, explica. No entanto, para a maioria dos casos de tuberculose pulmonar, um tratamento de seis meses com antibióticos é suficiente. Diversos medicamentos são combinados e têm suas dosagens ajustadas, ao longo desse período, de acordo com a resposta do paciente.

Quando o tratamento é feito corretamente, a bactéria morre e as áreas danificadas cicatrizam, deixando o paciente curado.  Dr. João Carlos de Jesus pontua que o diagnóstico precoce da tuberculose também é fundamental para evitar sequelas, já que o agravamento da doença pode levar ao surgimento de escavações pulmonares que podem ficar abertas mesmo após a cura. “Não é raro encontrarmos pacientes com sequelas pulmonares que claramente são resultado de uma tuberculose talvez não tratada na infância”, destaca o pneumologista. Ele lembra, ainda, que a doença é infecciosa e que,  por isso, o tratamento correto também tem a importância de quebrar a cadeia de transmissão.

O médico reforça também que a tuberculose é muito frequente no Brasil, afetando principalmente pessoas que vivem aglomeradas e em condições precárias. “É importante salientar que todos estão sujeitos a se contaminar pela bactéria da tuberculose. Aqueles que têm um contato mais íntimo com alguém com suspeita ou diagnóstico de tuberculose também deve passar por uma triagem”, alerta.

Related posts
LiderançaSaúde

Conduzindo equipes em uma crise humanitária: o papel da liderança humanizada

4 Mins read
Antes mesmo da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, já vivíamos uma epidemia de pessoas adoecidas nas organizações, reflexo…
Saúde

Por que os afastamentos por saúde mental continuam subindo?

5 Mins read
Entra ano, sai ano, e alguns desafios da sociedade continuam a ser deixados de lado. Ou pelo menos não estão sendo tratados…
Saúde

Zenklub constata sintomas de ansiedade em 16% das consultas online da comunidade LGBTQIAP+ 

4 Mins read
Sessões evidenciam sofrimento mental na comunidade; volume de usuários cresce 92% de 2023 até maio de 2024 Junho, 2024 – No mês em…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.