Ícone do site Economia S/A

Tv Gazeta não é a única emissora do país a ter que apertar os cintos

Não é segredo para ninguém que o cenário econômico e financeiro do Brasil está de mal a pior. Nos últimos anos o país vem vivendo a pior crise econômica da sua história, é compreensível que empresas tendem a apertar os cintos, reduzir gastos e criar estratégias para driblarem a crise.

Com o encolhimento da economia, juros aumentando e a arrecadação caindo, uma das saídas que as empresas encontram, infelizmente  é o corte de salários e em muitos casos, demissões.

Na tarde desta sexta-feira(19), muito se falou nas redes sociais sobre as demissões de Celso Zucatelli e Ronnie Von, da Tv Gazeta. A emissora foi, inclusive, criticada por alguns internautas após a notícia do desligamento dos apresentadores e o encerramento de seus respectivos programas.

Porém, o que precisamos compreender é que a Tv Gazeta não é a única emissora do país a ter que passar por ajustes, por redução de custos, por readequação, para honrar os compromissos de orçamento.

A Rede Globo por exemplo teve um um prejuízo de cerca de meio bilhão de reais e se viu obrigada a apertar os cintos também. Reduziu salários, extinguiu programas, encerrou contratos, tudo para readequar seu orçamento quando viu seu faturamento cair em 15% nos últimos cinco anos, somado a um prejuízo operacional de R$ 500 milhões em 2018.

A Rede Família, do grupo Record, também encerrou recentemente o contrato com a apresentadora Flor Fernandez e extinguiu da grade de programação o programa Versátil & Atual, apresentado por ela, pelo mesmo motivo, orçamento apertado.

 Em nota oficial a Tv Gazeta explicou sobre as demissões:

“A TV Gazeta comunica que está cancelando de sua grade os programas de A a Zuca, de Celso Zucatelli e Todo Seu, de Ronnie Von, a partir do dia 22 de julho. A decisão está fundamentada na análise do cenário macroeconômico, que tem gerado impacto no resultado comercial das atrações, e na responsabilidade da emissora de manter seu orçamento equalizado. A TV Gazeta agradece Ronnie Von pela dedicação e parceria de uma jornada de quinze anos e lhe deseja pleno sucesso nos próximos passos. Ao Zucatelli, cuja relação durou poucos meses, fica o reconhecimento pelo empenho e entusiasmo. A grade da emissora está em reestruturação para atender às demandas do momento.” nota oficial da emissora.

O momento econômico e financeiro do país infelizmente é esse, ‘apertar o cintos e reduzir custos’, isso não é uma exclusividade da Tv Gazeta, várias emissoras e várias empresas nos mais diversos setores do país estão passando por isso, prova disso é o grande número de desemprego que afeta milhões de brasileiros.

*Publicado por Jairo Rodrigues

Sair da versão mobile