[radio_player id="1"]
Informações

Um panorama sobre logística e delivery no pós-pandemia

2 Mins read

Por Felipe Criniti, CEO da Box Delivery*

O setor de delivery, e não falo só do food service, já estava em ascensão, e a pandemia da covid-19 foi um agente catalisador. Agora, com a vacinação no país avançada e em muitos lugares as medidas restritivas sendo liberadas, quais serão os rumos da logística e do delivery no futuro?

Grande parcela das pessoas utilizava apenas o delivery para refeições prontas, mas hoje estão adeptas a outras formas de entrega, como farmácia, produtos de petshop, supermercado e até mesmo roupas e calçados.

A verdade é que os estabelecimentos que antes não trabalhavam com delivery tiveram que se adequar a esse modelo durante a pandemia, enxergando nesse segmento uma linha de receita extremamente lucrativa, e seguem trabalhando para expandir cada vez mais seu alcance online. Além disso, a cultura dos consumidores em relação a compras com entrega em casa está fortemente consolidada, mantendo a procura pelo setor. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o segmento de alimentação por delivery e compras de supermercado pela internet foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores em relação a 2019 e 2020. O food service passou de 30% para 55%, ao passo que as vendas de supermercado foram de 9% para 30%.

Os hubs logísticos estão fortemente ligados nos bastidores das entregas. Nas categorias além de alimentos, muitas empresas praticam a entrega same day. Para que isso seja colocado em prática com sucesso, é preciso ter equipes bem treinadas para sanar eventuais problemas ou intercorrências durante uma entrega.

Além disso, é interessante que haja um investimento para com os entregadores, fornecendo premiações e cursos, por exemplo, para que se sintam cada vez mais valorizados e, consequentemente, melhorem a qualidade de entrega. Outro ponto de atenção é a implementação de novos protocolos de higiene e a distribuição de kits de proteção aos portadores para garantirmos a não disseminação do vírus. A pressão em cima dos entregadores é bastante forte, já que eles estão expostos e atendendo a chamados a todo instante.

Em um cenário de fim da pandemia, as entregas vão se manter aquecidas. As pessoas se acostumaram a receber todo tipo de produto e serviço em casa ou no escritório em pouco tempo. A comodidade e a praticidade são alguns confortos que irão permanecer. A qualidade de vida será prezada, e as pessoas vão querer aproveitar melhor o tempo, sem se preocupar se a dispensa em casa está cheia ou se falta algum produto. Em contrapartida, acompanhando esse movimento que veio para ficar, as empresas vão prezar por manter a qualidade e agilidade das entregas.

*Felipe Criniti é CEO da Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística. – boxdelivery@nbpress.com

Sobre a Box Delivery

A Box Delivery é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, no modelo “last mile”. Foi criada em 2016 pelo empresário Felipe Criniti, em Santos. Está presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 8 mil estabelecimentos comerciais cadastrados. A companhia conta com, atualmente, cerca de 128 mil parceiros entregadores e realiza, em média, cerca de 25 mil entregas diárias, ultrapassando 6,5 milhões desde sua fundação.

Related posts
DestaquesDestaques1Destaques2Destaques3Informações

Economia SA: 15 Anos de Trajetória e Parceria com a UOL!

1 Mins read
Hoje, a Economia SA comemora 15 anos de uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela expansão contínua….
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.