[radio_player id="1"]
Sustentabilidade

Unilever lança “Princípios de agricultura regenerativa” no Dia Mundial da Terra

4 Mins read
Novo documento é a evolução do Código de Agricultura Sustentável da companhia, e visa transformar a cadeia de suprimentos em prol da preservação do meio ambiente
POR: InPress Porter Novelli
A Unilever, uma das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, apresenta neste Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, a evolução do Código de Agricultura Sustentável da companhia, lançado em 2011. O antigo documento, que já tinha como objetivo assegurar condições dignas de trabalho e a preservação do meio ambiente, passa a ser chamado de “Princípios de Agricultura Regenerativa”.

Este desdobramento faz parte de um movimento mais amplo: a também evolução do Plano de Sustentabilidade da Unilever, que direcionou os negócios da companhia entre 2010 e 2020, para o Unilever Compass, a nova estratégia para entregar uma performance superior e impulsionar o crescimento responsável e sustentável, reforçando o compromisso da Unilever com as pessoas e com o planeta. Afinal, um negócio saudável depende da coexistência de um planeta saudável, com pessoas também saudáveis.

No mundo, uma em cada três pessoas usa alguma marca Unilever diariamente. E é justamente esse alcance que traz também a responsabilidade – e a oportunidade. A Unilever quer usar essa escala e influência para criar mudanças positivas muito além de suas portas, e o novo plano de sustentabilidade é o guia para atingir esse objetivo.
O novo plano de sustentabilidade da Unilever tem três pilares que se complementam:

1. Melhorar a saúde do planeta;
2. Melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas;
3. Contribuir para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

Com base nesses três princípios, o novo plano estabelece metas que abrangem todo o espectro dos negócios da Unilever e um ecossistema mais amplo. Cada prioridade terá metas ambiciosas, com programas e projetos correspondentes, e que enfrentam desafios fundamentais, como descarbonização, embalagens e resíduos, igualdade de gênero, inclusão e saúde e bem-estar.

Os princípios de agricultura regenerativa fazem parte das iniciativas da Unilever para melhorar a saúde do planeta – um dos pilares do Unilever Compass – e oferecem orientação sobre como fornecer resultados positivos em termos de nutrição do solo, aumento da biodiversidade, melhoria da qualidade da água, resiliência climática, captura de carbono, além da restauração e regeneração da terra. Além disso, também visam impulsionar o engajamento de parceiros, fornecedores e produtores rurais de todo o mundo em questões ambientais e sociais ligadas à produção de matérias-primas agrícolas, em especial de óleo de palma, celulose (papel e papelão), chá, soja e cacau, para as quais a Unilever tem como meta zerar o desmatamento até 2023.

“Temos consciência da grandiosidade do desafio que temos pela frente e sabemos que precisamos influenciar transformações em toda a nossa cadeia de valor. É fundamental atuarmos em conjunto com os nossos parceiros para atingir os objetivos traçados pela companhia para as próximas décadas. Então, estamos criando mecanismos que nos ajudem a estruturar as atitudes e entregas que esperamos daqueles que fazem negócio conosco para, desta forma, ser possível promover essas mudanças sistêmicas. Ao mesmo tempo, vamos ajudá-los a elevar os seus negócios a um novo patamar ambiental e social, fato que traz impactos positivos para além da Unilever”, explica Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever.

PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA REGENERATIVA PARA A UNILEVER:

• Impactar positivamente em práticas agrícolas na saúde do solo, qualidade da água e do ar, captura de carbono e biodiversidade.
• Habilitar as comunidades locais para proteção e melhoria do meio ambiente e bem-estar.
• Produzir safras com rendimento correto e qualidade nutricional para atender as necessidades atuais e futuras, ao mesmo tempo que mantém o consumo de recursos no menor nível possível.
•Otimizar o uso de recursos renováveis, enquanto minimizamos o uso de recursos não renováveis.

Sobre a Unilever
A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 149 mil funcionários e alcançou € 50,7 bilhões em vendas no ano de 2020. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, dentre as quais estão Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe, e mais recentes como Love Beauty & Planet, Sétima Geração e The Vegetarian Butcher, são encontradas no mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 92 anos.

Nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como um modelo de negócio guiado por propósitos e pronto para o futuro consegue resultados melhores. Somos uma empresa historicamente progressista e responsável. Desde a época em que nosso fundador, William Lever, há mais de 100 anos, lançou a primeira marca com propósito do mundo, a Sunlight Soap, esse é o modo com que fazemos negócio.
O “Unilever Compass” – nossa estratégia de negócio – foi criado para ajudar a companhia a entregar uma performance superior, impulsionar um crescimento responsável e sustentável, enquanto:

– Melhora a saúde do planeta;
– Melhora a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; e
– Contribui para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

Embora ainda haja muito mais a fazer, a Unilever se orgulha do reconhecimento, em 2020, como líder do setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e como empresa com melhor classificação na pesquisa GlobeScan 2020 / Líderes de Sustentabilidade, pelo décimo ano consecutivo.

Para mais informações sobre o Unilever Compass, acesse: Unilever Brasil

Related posts
BusinessSustentabilidade

Sustentabilidade e Crescimento Econômico: Grupo Flexível Impulsiona a Economia Local com Expansão e Inovação

2 Mins read
Nos últimos anos, a indústria de poliuretano tem mostrado um crescimento consistente, e o Grupo Flexível, uma empresa catarinense, é um exemplo…
DestaquesSustentabilidade

Brasil pode salvar do desperdício 600 mil toneladas de alimentos, aponta estudo

2 Mins read
Empresas como a Connecting Food criam estratégias de redistribuição desse excedente para ações de combate à fome No dia 29 de setembro,…
Sustentabilidade

100 Open Startups: T&D Sustentável vence categoria Water and Sanitation 2024

1 Mins read
Pelo terceiro ano consecutivo, startup de Macaé fica na primeira posição por sua atuação na área de sustentabilidade Na noite da última…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.