Alguns setores, como saúde e alimentação, permanecerão em alta, e especialista dá dicas para amenizar os novos desafios que virão pela frente
POR: Duetto Comunicação
Empreender continua sendo um dos maiores sonhos do brasileiro, e somente perde para a vontade de ter a casa própria e o desejo de viajar pelo mundo. Em 2019, 37% das pessoas tinham esse desejo, enquanto em 2020, esse número saltou para 59%.
Diante da pandemia e com o record de desemprego na última década, sem muitas oportunidades no mercado convencional, ‘o empreender’ se tornou ainda mais desejável e, para muitos brasileiros, o único caminho possível para gerar receita. Além disso, esta atividade não exige um grande capital inicial, permitindo que seja exercida por qualquer pessoa a qualquer momento da vida e em qualquer setor.
Com papel importantíssimo na economia do país, uma recente pesquisa feita pelo Sebrae mostrou que 99% do total de empresas no país são micro e pequenas empresas, mais da metade dos empregos formais são criados pelos pequenos empreendedores, 40% da massa salarial no Brasil advém dos micro e pequenos negócios, 27% do PIB (Produto Interno Bruto) é gerado pelas MPEs, entretanto, diante de toda esta ascensão, 45% dos entrevistados relataram não se sentirem preparados para o desafio de empreender.
Inseguranças como a competitividade brasileira, incertezas jurídicas, questões trabalhistas, tributárias, logística, burocracia, e muitas outras ainda pairam entre os brasileiros. Mas, para Erik Penna, especialista em empreendedorismo, existe lugar ao sol para todo mundo e, sendo o brasileiro criativo por natureza, é preciso apenas atento aos passos básicos para a jornada do empreendedorismo. Especificamente neste ano, percalços como o novo cenário da pandemia, inflação e juros altos, além da eleição, também devem ser levados em consideração.
Vai empreender em 2022 e quer ter sucesso? Confira abaixo as dicas elaboradas por Erik Penna que, inclusive, lançou recentemente o best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes`, um livro que ensina passo a passo como tirar a ideia do papel e, de fato, empreender. Confira:
Primeiro, enumere algumas atividades que se identifique e goste
O filósofo Confúcio já disse: “Encontre um trabalho que ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. Trabalhar com o que gosta é um passo certo na direção do sucesso, portanto, é importante escolher um labor aprazível. Como afirma Shawn Achor, autor do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz: “A felicidade precede o sucesso”.
O que você faz de melhor?
Só gostar não basta, é preciso ter habilidade e destreza com a atividade empreendedora escolhida, afinal, a concorrência não perdoa quem atua abaixo da média. Ter senso de autocrítica será fundamental na hora de definir o rumo do empreendimento.
As pessoas costumam pagar pela atividade que você escolheu?
Além de fazer com maestria uma atividade, é vital pesquisar pessoas próximas para saber se elas realmente pagariam a quantia idealizada pelo produto ou serviço a ser ofertado no mercado. Até porque uma coisa é gostar, outra coisa é colocar a mão no bolso para adquirir algo e ainda ficar satisfeito com a decisão de compra. Aqui vale também refletir sobre qual será o canal de vendas a ser utilizado para melhor comercialização.
Atente-se para ter um diferencial ofertado
Antes de abrir o negócio, vale a pena pesquisar o mercado e a concorrência para saber o que já existe e criar algum diferencial em relação ao que já é habitualmente oferecido. Assim, não há risco de ser “mais do mesmo”, ou seja, apenas mais um no comércio. Identificar a vantagem competitiva de um negócio pode clarificar o direcionamento da empresa, nortear o nicho de mercado a ser atingido e definir o tipo de cliente a ser atendido.
Analise também a lacuna de conhecimento
É importante o empreendedor ter em mente que ninguém é perfeito e que o aprimoramento constante é um fator que impacta o sucesso ou fracasso na atuação. Perceber a competência que deve ser aperfeiçoada pode ajudar na manutenção e ampliação dos resultados do negócio. Um indivíduo, por exemplo, que se considera competente para costurar e produzir máscaras, mas que reconhece que não domina as técnicas de vendas e abordagem ao cliente, saberá que vai precisar fazer um curso de vendas ou contratar um profissional exímio na arte de negociar e vender com excelência.
Após avaliar todos esses pontos e colocá-los em prática, o empreendedorismo por necessidade poderá se transformar em oportunidade de sucesso!
Sobre Erik Penna
Com uma promissora atuação no segmento de empreendedorismo em todo o país, além de atuações também no exterior, os serviços oferecidos por Erik representam hoje o 1º lugar no Brasil em busca orgânica do Google como “Palestrante em Excelência no Atendimento”, além do canal no YouTube ter batido a marca de mais de 1 milhão de views.
Autor do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’, seu currículo engloba MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Administração e Marketing, Gestão Escolar e Graduação em Economia além dos cursos de capacitação internacional no Instituto Disney, Universidade Tampa e Boston College. Erik também é autor dos livros: A Divertida Arte de Vender (Vendas), Motivação Nota 10 (Motivação), O Dom de Motivar na Arte de Educar (Motivação na EDUCAÇÃO), 21 Soluções para Impulsionar o seu Negócio (Empreendedorismo), Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes (Atendimento – inspirado Case Disney), entre outros.
Erik já participou como especialista em empreendedorismo no programa É de Casa da TV Globo.