Cibercriminosos têm estipulado novas formas de invadir sites e acessar informações confidenciais de empresas e pessoas físicas
Na era virtual, onde diversas tarefas e tipos de empregos estão resumidos à internet, é imprescindível contar com um bom sistema de segurança de dados. Não somente lojas que vendem online, mas também instituições que armazenam informações e relatórios em plataformas devem estar atentas. Isso porque, no último trimestre de 2022, segundo uma pesquisa divulgada pela empresa Trellix, foi constatado um aumento de 64% nos ataques cibernéticos em relação ao restante do ano passado.
Uma situação bastante observada esteve relacionada aos e-mails comerciais, que, se não checados por sistemas de proteção, transmitem a sensação de ser verdadeiros. O caso envolveu hackers solicitando aos funcionários que confirmassem seu número de telefone por meio de uma ligação: 82% dos pedidos foram enviados usando serviços de e-mail gratuitos. Esse tipo de ação é conhecido como phishing.
Ou seja, não é necessário ter uma infraestrutura especial para executar os crimes. E, uma vez que haja o ciberataque, as vulnerabilidades e informações confidenciais da empresa podem estar em risco, o que leva a grandes prejuízos financeiros e a perda da confiança de clientes.
Por este motivo, Waldo Gomes, diretor da NetSafe Corp, empresa de cibersegurança, defende a necessidade de operações protegidas de maneira profissional, acessadas apenas por pessoas autorizadas. “Dessa forma, a comunicação interna da companhia torna-se mais eficiente. Afinal, a digitalização de muitas empresas e o home office ainda ajudaram no processo de aumento de ataques”, afirma.
Sobre a Netsafe Corp
Com mais de 20 anos de mercado, a NetSafe Corp é especialista em segurança da informação. O seu ideal é oferecer aos clientes as melhores soluções para otimizar seus processos e proteger o bem mais valioso em sua empresa: a informação. Com profissionais habilitados e parceiros preocupados em sempre buscar as melhores soluções, contribuem desde a implementação até a gestão das tecnologias mais adequadas a cada cliente.