[radio_player id="1"]
Contabilidade

Vela adquire Contmatic Phoenix

4 Mins read

– Com market share de 70% do mercado contábil no estado de São Paulo, Contmatic Phoenix oferece tecnologia para mais de 100 mil usuários, entre as 30 mil empresas clientes dos setores contábil e empresarial

– Aquisição propiciará aumento de investimentos, potencializará o plano de expansão da companhia no mercado, bem como a oferta de novos produtos e serviços

– A Vela faz parte do grupo Constellation Software Inc., que conta com mais de 700 empresas no portfólio, valor de mercado de U$ 35 bilhões e faturamento anual de U$ 4 bilhões

POR: EPR

Contmatic Phoenix, companhia brasileira especializada no desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e de gestão (ERP), acaba de ser adquirida pela Vela – líder no mercado de aquisições, gerenciamento e desenvolvimento de empresas de softwares. O objetivo da venda é ampliar os investimentos e potencializar o projeto de crescimento no mercado, além da oferta de novos produtos e serviços da companhia.

Com 35 anos de experiência no segmento contábil, a Contmatic Phoenix opera, principalmente, na região sudeste e conta com um market share de 70% do mercado no estado de São Paulo, tendo como clientes mais de 15 mil, dos 20 mil escritórios registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além disso, a companhia detém cadeira cativa entre as cinco maiores empresas desenvolvedoras de softwares contábeis do Brasil. Com 450 colaboradores, a Contmatic Phoenix oferece tecnologia para mais de 100 mil usuários, entre as 30 mil empresas clientes, dos setores contábil e empresarial.

De acordo com o fundador da empresa, Sérgio Contente, a aquisição foi possibilitada, especialmente, pela proposta de continuidade e expansão do projeto e autonomia da empresa com relação às tomadas de decisão. “Tivemos diversas propostas nos últimos anos e nunca pensei nesta possibilidade pois a continuidade do projeto elaborado e desenvolvido pela Contmatic é, e sempre foi, minha prioridade. No entanto, a proposta da Vela, que nos forneceu total autonomia e independência, certamente contribuirá para a empresa alçar voos ainda maiores. Nossa equipe e o nosso comprometimento com a melhoria do dia a dia dos clientes continuam os mesmos e isso é um dos motivos pelos quais tomamos essa decisão”, afirma Contente. Com a aquisição, o fundador deixa o cargo de CEO e assume papel de conselheiro da companhia. Otimista, o executivo garante que continuará auxiliando nas demandas dos clientes e no suporte às tomadas de decisão.

A partir da opção do fundador de deixar o principal cargo da Contmatic Phoenix, a empresa passa a contar, agora, com Luiz Kurihara como novo CEO. O executivo era, até então, CFO da Aurum, empresa adquirida pela Vela, em 2019. Kurihara exerceu, também, o papel de CEO da companhia entre os anos de 2012 e 2015.

O grande objetivo neste momento, segundo Kurihara, é garantir a permanência da cultura da empresa e projetar o crescimento e expansão em novos mercados. “A Contmatic é uma empresa muito bem estruturada culturalmente e nós queremos manter isto em vigor. Atualmente, a empresa é líder de mercado contábil no estado de São Paulo e nosso grande propósito é manter a excelência e qualidade, difundir os produtos e serviços da companhia e atingir outros mercados, adquirindo abrangência nacional, tanto para o setor contábil, quanto para o empresarial”, explica o CEO.

Investimentos recentes da Vela no Brasil e na América Latina

A Vela é uma empresa do grupo Constellation Software Inc., avaliado, atualmente, em U$ 35 bilhões, com faturamento anual de U$ 4 bilhões e que realiza a aquisição de empresas de software de diversos nichos específicos ao redor do mundo. Hoje, a Constellation Software Inc. conta com mais de 700 empresas de software em seu portfólio.

Com perfil diferente de outras investidoras, a Vela tem como modelo de negócio a aquisição de 100% da participação societária das empresas, garantindo a perpetuidade do negócio. Entretanto, a companhia mantém, na maioria das vezes, a independência das empresas adquiridas, bem como a equipe de gestão, caso esteja alinhado à decisão dos gestores.

Para Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm, a aquisição da Contmatic Phoenix é o primeiro passo para que a companhia invista ainda mais na vertical contábil no mercado brasileiro. “Agora que temos a Contmatic dentro do portfólio, o objetivo é adquirir outras empresas deste mercado, bem como adjacentes, que possam nos auxiliar a consolidarmos nossa vertical. Isto inclui, também, empresas menores que possam complementar o portfólio da Contmatic, ofertando aos clientes produtos e serviços que a empresa não oferece atualmente”, explica o executivo.

A Vela Latam iniciou os investimentos em território brasileiro em 2019, com a aquisição da Aurum. Desde então, a empresa adquiriu também a Kurier, Escriba e AnSata. Na América Latina, a companhia conta com aquisições como Infocorp (Uruguai) e Rayen Salud (Chile). A divisão projeta, ainda, a compra de mais três empresas até abril e investimentos ainda maiores para o segundo semestre.

Sobre a Contmatic

Fundada em 1987, a Contmatic especializou-se no desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e de gestão (ERP). Proporciona soluções avançadas nas áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Também investe alto no atendimento ao cliente com a preocupação de servir sempre com o máximo de agilidade e eficiência. Oferece um leque de serviços gratuitos idealizados para desenvolver e capacitar profissionalmente os usuários. Atualmente, detém cadeira cativa entre as cinco maiores empresas desenvolvedoras de softwares do Brasil.

Sobre a Vela

Empresa de software global com atuação em diversas verticais. Como parte do grupo Constellation, a Vela adquire empresas de forma perpétua com o intuito de construir soluções especializadas e cada vez mais sofisticadas de software. As empresas do grupo Vela são líderes em seus respectivos setores, com foco primordial no atendimento ao cliente. A missão da companhia é fazer com que suas empresas aprimorem suas operações e tenham crescimento, tanto orgânico quanto via aquisição de outras empresas para fortalecerem suas posições no mercado em que atuam.

Related posts
ContabilidadeFinanças

Inadimplência no crédito para pessoas físicas tem previsão de diminuir até o final de 2024

2 Mins read
Em meio às complexidades do cenário macroeconômico brasileiro em 2024, que continua a desafiar e intrigar analistas e empresários, o Pagou Fácil,…
AdministraçãoContabilidadeEmpreender

Contabilidade encerra o ano premiando colaboradores com carro, viagens e valores em dinheiro

2 Mins read
Empresa aposta na meritocracia para alavancar resultados Em uma época em que as festas de fim de ano tomam conta do mercado…
ContabilidadeEconomia S/AEmpreender

Por que ter um colaborador feliz é importante?

2 Mins read
Vice-presidente do SERAC explica que RH das empresas precisa ser estratégico O que você faz na sua organização que faz com que…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.