Eventos marcados para os últimos meses do ano prometem aquecer o mercado varejista, que está com boas expectativas para o encerramento de 2022
POR: TREVO COMUNICA
Os últimos dois meses do ano concentram algumas das datas mais esperadas pelos comerciantes: Black Friday, Natal e, excepcionalmente em 2022, a Copa do Mundo também é realizada nesse período (de 20 de novembro a 18 de dezembro). Tais eventos refletem no aumento das vendas no comércio: uma pesquisa divulgada pelo Think with Google mostrou que sete em cada 10 brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday, realizada no próximo dia 25.
A previsão do varejo é encerrar o segundo semestre de 2022 com aumento de 12% nas vendas, em relação aos primeiros seis meses do ano, segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), que considera o resultado tímido, mas positivo. Para o mentor de negócios e especialista em estratégia comercial, Roberto Vilela, quem trabalha com vendas deve se preparar e pensar em ações para aproveitar o momento e não perder a oportunidade de atrair novos clientes e vender mais.
“É um cenário favorável para quem atua no segmento, seja no varejo ou representante comercial. Será o primeiro Natal sem restrições depois da pandemia e temos, ainda, Copa do Mundo e Black Friday, com as pessoas querendo voltar a festejar, se reunir, dar presentes, retomar as comemorações como eram antes, e, animadas, também, para comprar mais”, comenta o especialista.
Vilela elenca alguns pontos que merecem atenção dos profissionais da área, com foco na divulgação, disponibilidade de produtos e atendimento qualificado. Mas, lembra que antes de pensar nos novos clientes, é importante lembrar o laço com os já conquistados.
Segundo ele, manter contato constante ajuda que seu nome ou a marca que representa seja lembrada quando o cliente precisar de novo. O que deve acontecer com a proximidade do final do ano, tanto para o empresário que precisará reforçar o estoque, quanto para o consumidor final que se prepara para as festas e datas comemorativas.
Como se preparar e vender mais
Segundo o especialista, o principal fator para aproveitar bem o período é o planejamento, a começar pelo estoque, a fim de garantir a disponibilidade e prevenir a falta de produtos, assim como o excesso. Pensar na questão financeira também é primordial, para idealizar com antecedência as promoções, assim como os descontos e liquidações.
A divulgação também merece atenção especial, e, nesse quesito, as redes sociais são aliadas importantes para atrair clientes. “Divulgue seus produtos e aposte em conteúdos que agregam valor, com informações úteis sobre o seu ramo e que façam as pessoas quererem acompanhar sua página. Outra forma de atrair clientes é oferecendo vantagens reais, como descontos por quantidade, entrega grátis e kits de produtos, com preços mais vantajosos. A facilitação do pagamento, com certeza, também é um atrativo”, recomenda Vilela
No final de ano as empresas costumam apostar na contratação de funcionários temporários. É importante pensar nessa possibilidade, para atender a demanda durante o período. Em se tratando de equipe, o especialista em estratégia comercial destaca a importância de ter um time bem treinado. “O colaborador que entende do produto ou serviço que está oferecendo e consegue dar uma consultoria ao cliente, com certeza vai conseguir trazer mais resultados para a empresa”, reforça.
Depois de conquistados os clientes e o sucesso no faturamento, o atendimento a quem comprou de você continua no pós-venda. As vendas de final de ano são uma ótima oportunidade de atrair novos clientes e manter esse relacionamento por mais tempo.
Sobre o especialista
Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.