POR: Spin Comunicação
Se você trabalha direta ou indiretamente com Supply Chain & Logística possivelmente já deve ter ouvido sobre o Backhaul. Se não ouviu ainda, certamente irá ouvir em breve. Mas afinal de contas, o que significa esse termo? Para fazermos a tradução literal do termo é necessário antes quebrar esse verbo. “Back” significa “voltar” enquanto “haul” significa “transporte”. Dessa forma, temos o termo relacionado à volta de transporte. No significado desse verbo, temos: “Carry (freight) on a return Journey”. Em outras palavras, tropicalizando o verbo, temos o aproveitamento do volume ocioso de um veículo nas viagens de retorno.
Traremos aqui, uma visão do ponto de vista prático: Suponhamos que você seja responsável por uma entrega para uma outra empresa e para realizá-la dedica um caminhão da sua frota. Na ida, você garante que o veículo seja enviado com sua ocupação máxima, mas para a volta…o caminhão sempre volta vazio…
A volta do caminhão vazio, também traduzida para o inglês como “Deadhead” é uma grande oportunidade logística para aumento dos resultados. Imagine a oportunidade de conseguir “vender” esse espaço vazio para uma empresa que gostaria de pegar carona com essa volta do caminhão? A lógica de utilizar o espaço ocioso nas viagens de retorno permitindo gerar receitas de frete é o que chamamos de BackHaul.
A necessidade de melhor aproveitar o frete de retorno faz com que essa prática seja atrativa para ambas as partes envolvidas. Do lado do responsável pelo frete, gera a ocupação do veículo garantindo receita de frete, e do lado do contratante do serviço, a negociação de um frete menor ou igual ao que o mercado negocia.
Muitas empresas que começaram a utilizar esse método passaram a redefinir a viagem de ida para compor a viagem de volta, e assim, sem que o SLA ou os indicadores de desempenho fossem comprometidos, tornaram-se mais rentáveis. Empresas que possuem um ecossistema de transporte variado passaram inclusive a compor na base de Backhaul os fretes subcontratados, ou o que chamamos de “carros dedicados”.
Os benefícios de utilização do Backhaul vão além do aspecto de geração de receita:
Integração da Cadeia de fornecedores e clientes: considerando que normalmente os principais consumidores desse frete estão relacionados a cadeia de valor do segmento transportado.
Melhoria do Desempenho: ao redefinir e traçar novas rotas para maximizar os ganhos gerados por essa prática, é possível reduzir também o lead time, melhorando dessa forma os SLA’s da empresa.
Para que as empresas, de fato, beneficiem-se de todo o potencial é fundamental um planejamento prévio à implementação do modelo Backhaul no seu negócio. Inicialmente, entender os aspectos fiscais para definir o melhor caminho para prestação de serviço de frete para outras empresas. Em sequência, organizar todos os pontos operacionais tais como sistemas de gestão, relatórios de acompanhamento, indicadores de desempenho da operação que possam sustentar, medir e monetizar o modelo.
Cada vez mais as companhias que prestam ou contratam serviços logísticos estão buscando o conhecimento para implantação desse método, sendo seu principal atrativo a combinação de um esforço tático-operacional relativamente baixo a um alto impacto nos resultados de transportes, tanto nos âmbitos financeiros quanto no de KPI’s.