Infodemia é a comunicação e informação em tempos de pandemia.
É uma grande repetição de impactos da mesma informação e conteúdo diversas vezes por toda grande mídia, saturando a capacidade de absorção de novas informações, pois todo o foco da informação é em torno de um mesmo assunto, que, em muitas vezes, são assuntos violentos e traumáticos, com efeitos psicológicos e financeiros, além de todo o risco a saúde e sobrevivência.Uma pandemia como essa muda as necessidades, comportamentos de consumo, culturas, hábitos e também o mercado.
Segundo o autor Philip Kotler, o Marketing se originou para atender as necessidades e desejos do mercado. E quando o mercado muda, o Marketing também muda, as necessidades mudam, o consumo muda e nascem as novas tendências e oportunidades a partir do novo comportamento do consumidor e o aumento da audiência na internet.
Os novos comportamentos do consumidor em meio a essa Pandemia, segundo os estudos apontam, resultaram em um grande aumento de vídeo conferência para uso profissional e pessoal, aumento do uso e audiência das redes sociais, em especial o “app do momento”, o Tik Tok, educação remota online, delivery para itens de mercado, aplicativos de bem estar (ex: meditação e vida balanceada), serviços de streaming (ex: Netflix, Prime Video, games e YouTube ao vivo), treinos online, jogos online, telemedicina, home office, delivery para kits de refeição, aumento de contas de bancos digitais, entre muitas adaptações em diversos setores.Pensando no presente e refletindo no futuro com essas direções, sugiro as seguintes dicas de marketing digital.
1 . Faça um cronograma de postagens e ações: Organize e planeje o que sua empresa precisa postar de conteúdo que gere valor para as redes sociais, ou seja, em produção de fotos, vídeos e textos. Crie um cronograma com todos os dias do mês.
2. Pesquisa etnográfica: A palavra etnografia significa a descrição de um povo. Esse tipo de pesquisa vem ganhando muito espaço na área das mídias sociais. É uma pesquisa qualitativa, que realmente leva o pesquisador para campo, para entender a cultura e os hábitos de consumo da sociedade. É hora de entender as mudanças do seu cliente, o que está acontecendo com ele o como seu negócio pode se adaptar, para continuar atendendo as novas necessidades do cliente.
3. Entenda o público e métricas pelas informações das redes sociais, elas fornecem dados como idade, sexo, região, melhor horário e dia de postagens e quantidade de curtidas.
4. DIY, é a abreviação da frase inglesa ‘‘do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Nesse momento de quarentena, as pessoas estão desenvolvendo novas habilidades, ou por necessidade ou por desenvolvimento pessoal. Empresas podem ensinar a utilizar produtos com guias práticos ou tutoriais explicativos, como uma oportunidade de aumento da experiência, ensinando conteúdos de alto valor para a usabilidade do cliente.
5. Ações solidárias: Com tantas pessoas passando necessidades no nosso país, as empresas que se mostram solidárias com a nossa sociedade passam a mostrar que não estão no mercado apenas por lucro, passando sua missão e valores para os clientes.
6. Gere esperança com ações positivas. Todas as crises passaram e essa irá passar também. Faça sua comunicação com mensagens positivas.
7. Marketing no Whatsapp: Utilize a plataforma Whatsapp Business com pluggins ou a plataforma Blip, da empresa Take, que auxilia a verificação da sua conta. Faça disparos com mensagens positivas para seus clientes, forneça comodidade, aproveite seus contatos e ofereça promoções.
8. Foco nas vendas, mas não apenas nisso. Conte histórias, novidades, curiosidades sobre sua marca nas redes. Não fique apenas focando em vendas e promoções. Gere uma conexão emocional com seus clientes. Abraçar virtualmente seus clientes e ter empatia é o novo like.
9. Conteúdos que inspiram: O conteúdo é a sua cara na internet. Faça com muito cuidado e carinho. Pesquise o que realmente o seu cliente quer consumir nas suas redes sociais, para encantá-lo e gerar uma ligação emocional com a sua marca.
10. Ofereça mimos e atenção humanizada para o futuro cliente quando ele lhe pede um orçamento. Tire todas as dúvidas e seja cordial quando ele entrar em contato com a empresa. Gere confiança e crie conexões reais no marketing direto.
11. Aumente o alcance da sua rede social: Para alcançar mais usuários na rede é necessário criar ações e conteúdos que viralizem entre influenciadores e compartilhamentos de clientes com futuros clientes ou impulsando a rede com tráfego pago, utilizando plataformas de anúncios no Google, Youtube, Facebook, Instagram e portais com grande relevância.
12. Consumidores estão com um senso de individualidade local. Estão dando maior valor ao comércio local.
13. Tik Tok: Abrace essa rede social para se engajar mais com o público jovem. Produza conteúdos engraçados e divertidos, seguindo os trends.
14. Gatilhos de promoção: Com o PIB despencando em queda livre, as pessoas, por instinto de sobrevivência financeiro e com o futuro incerto do mercado, estão sendo atraídos por produtos e serviços que apresentem vantagens de preços, comparados antes da pandemia. Mostre vantagens competitivas em relação a negociação.
15. Crie parcerias de valor: Em momentos de crise até concorrentes viram aliados. Faça parcerias com outras marcas e influenciadores e foque na negociação ganha-ganha. Nas redes sociais é possível fazer ações de COLAB, onde as marcas ou influenciadores comunicam os públicos com diferentes parceiros, para aumentar a audiência e relevância.
Boa sorte! Agora é colocar em prática e se comunicar.
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