IBM Services cria a VW e-store, novo canal de vendas online da montadora no Brasil, habilitado por plataforma de nuvem híbrida, para levar a concessionária para as mãos do consumidor
POR: Comunicação IBM
São Paulo, dezembro de 2020 – A IBM anunciou hoje que desenvolveu a VW e-store, o novo canal de venda de veículos online, que colocará toda a gama de produtos da montadora a poucos cliques de seus clientes. Lançada ao público no dia 9 de dezembro, a loja virtual oferece uma experiência ágil, personalizada e segura na compra do 0km em uma plataforma de nuvem híbrida.
Segundo o relatório Automotive 2030 Executive do IBM Institute for Business Value (IBV), realizado com 1.500 executivos do setor automotivo, 50% dos pesquisados afirmam que, para ter sucesso ou até mesmo sobreviver, devem reinventar suas organizações com tecnologias digitais e 42% têm urgência para isso. Outro estudo do instituto, feito dessa vez com mais de 11.566 consumidores, mostra que 55,5% dos entrevistados demonstram alta maturidade digital e demandam por serviços móveis.
IBM iX, o braço de design de negócios da IBM Services, projetou a VW e-store em um ambiente de nuvem híbrida para simplificar as complexidades das vendas de veículos online, ajudando os clientes a encontrar o veículo certo para atender às suas necessidades, enquanto permite que a Volkswagen otimize o gerenciamento e a transação de pedidos.
Construída sob a plataforma Salesforce Commerce Cloud, a loja virtual integra o estoque dos mais de 500 concessionários Volks, oferecendo ao consumidor toda a linha da montadora, com uma navegação intuitiva e dinâmica, permitindo que os veículos sejam configurados de acordo com a preferência do usuário.
“Estamos levando cada vez mais conectividade, inovação e digitalização em nossos produtos e serviços para atender a este novo consumidor que busca praticidade, agilidade e conveniência. A loja on-line VW e-store chega para complementar nosso compromisso de facilitar a vida do cliente, que pode, em poucos passos, escolher seu novo VW sem sair de casa”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
A navegação do site começa com a escolha da concessionária de preferência, onde estará disponível o catálogo de veículos, opcionais, cores e também promoções. Como parte da imersão digital, o consumidor visualiza fotos em alta definição além de uma galeria 3D do interior do veículo. Durante a configuração, é possível realizar simulações de financiamento com o Banco VW pelo próprio site. Além disso, o consumidor pode pedir uma avaliação do seu veículo seminovo. A concessionária irá receber, através de um app desenvolvido pela IBM iX, disponível na nuvem pública da empresa, a solicitação dessa avaliação, junto com o pedido do 0km. Tudo integrado para tornar a experiência cada vez mais rica, conectada com o consumidor digital.
“Mais do que nunca, consumidores de mercados em crescimento, especialmente o Brasil, demandam por serviços digitais para ter conveniência e agilidade em suas compras. A Volkswagen mais uma vez saiu na frente com o lançamento da e-store, elevando a experiência de compra do cliente com uma plataforma digital que atende às necessidades de personalização, rapidez e segurança para comprar um carro 0km, diz Thais Marca, Managing Partner da IBM Services na América Latina.
Em parceria com a IBM, a VW vem investindo continuamente em sua transformação digital. Em 2016, lançou o manual cognitivo do Virtus e, esse ano, anunciou o Nivus com o VW Play, que oferece diversos serviços ao proprietário através de sua central de entretenimento. Os projetos contam com serviços de inteligência artificial do IBM Watson, na nuvem pública da IBM.