Primeiro estudo a partir da parceria, Overall opinion, leva em consideração a percepção dos consumidores automotivos.
POR: Ideal H+K Strategies
A Webmotors, plataforma de negócios e soluções para o setor automotivo, acaba de anunciar uma parceria com a Ipsos, líder global em pesquisa e inteligência de mercado. As empresas somaram suas forças e expertise para fornecer ao público estudos e informações sobre o comportamento do consumidor durante a jornada de compra e venda de automóveis. Com objetivo de fornecer estudos relevantes especialmente para montadoras de veículos, as pesquisas feitas pela parceria fornecerão importantes dados sobre as razões que motivam a compra ou venda de carros, retorno financeiro, locais buscados, mobilidade e marcas, entre outros aspectos relevantes.
“A parceria foi lançada para gerar valor para empresas, para consumidores e para o mercado como um todo. Como os consumidores estão no ambiente digital e como as projeções e análises de mercado foram especialmente aceleradas durante o período de pandemia, isso mostra que entender como o consumidor está se comportando diante nesse cenário é um passo importante e que precisa estar no radar das empresas”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
“O mercado se recupera de uma forma diferente de antes. São percebidas mudanças que certamente impactam o setor automotivo, um dos mercados mais atingidos pela pandemia e com grande necessidade de reinvenção. Nunca foi tão importante centralizar estudos na evolução do comportamento do consumidor”, diz Marcos Calliari, CEO da Ipsos.
“Estamos unindo os dois mundos, a expertise e o know-how da Ipsos em pesquisa e a plataforma digital da Webmotors, presente em um ambiente on-line dinâmico para conhecer mais sobre o público e a sua jornada. Essas experiências somadas ao atual momento trarão mais credibilidade às marcas”, destaca Rafael Constantinou, CMO da Webmotors.
“Oferecemos ganhos significativos para os nossos clientes no entendimento da jornada de compra e venda de veículos. O consumidor já tem uma parcela de digitalização extremamente elevada, e a pandemia acelerou esse movimento. Nos estudos que anunciamos, conseguimos entender, além da visão do cliente, também a visão do revendedor para uma análise completa”, ressalta Marcelo Pereira, diretor de negócios da Ipsos.
Overall opinion, a percepção do consumidor automotivo
A parceria já tem seu primeiro estudo realizado, que é um levantamento sobre a percepção do consumidor automotivo, ou Overall opinion, conhecimento em profundidade de indicadores da própria marca e da concorrência. De forma geral, diversos pontos relevantes podem ser encontrados, como a primeira marca de automóveis lembrada pelos consumidores e a relação dessas marcas com o melhor valor de revenda, por exemplo.
Além de entender a percepção do consumidor, destaca-se a necessidade de eficiência do mercado e como é necessário que as marcas se comuniquem com quem está no processo de compra, venda ou troca. Para isso, a parceria desenvolveu também o Seller and Lead Study, pesquisa para entender em profundidade as etapas que envolvem esse processo.
De origem francesa, a Ipsos é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado no mundo, presente em 90 mercados, onde oferece soluções para o mercado automobilístico que abrangem todo o ciclo de desenvolvimento do produto e de jornada dos clientes. São mais de cinco mil clientes no mundo todo. Desses, 150 são só do setor automotivo. A empresa possui projetos em mais de 90% das marcas do mercado.
A Webmotors é líder no mercado de soluções para o setor automotivo, com volumes mensais de 32 milhões de visitas, quase 2 milhões de leads e 1,3 milhão de acessos no catálogo 0km. Além de ser responsável por 250 mil simulações de financiamentos por meio do Santander Financiamentos, instituição financeira com 30% de marketshare. A Webmotors também conta com 1 milhão de acessos no WM1, portal de notícias e conteúdos automotivos.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (https://www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do crescimento da companhia nos últimos anos.
Por mês, a Webmotors conta com mais de 32 milhões de visitas, são gerados 1,7 milhão de leads e 140 milhões de pesquisas por veículos no site. Em 2018, juntamente com o Santander Financiamentos, lançou o Cockpit, uma plataforma que permite serviços de vendas de automóveis, seguros e serviços de concessionários, criando um domínio do ecossistema automotivo com produtos de alta tecnologia.