- Novas funcionalidades foram anunciadas por Mark Zuckerberg durante o WhatsApp Business Summit, a primeira conferência de negócios da plataforma no Brasil
- Após piloto em São Paulo, o recurso Guia de Negócios, que permite que os usuários encontrem negócios locais nas proximidades, está sendo expandido para todo o país
- Os usuários também poderão achar uma empresa por meio da busca do WhatsApp, sem a necessidade de pesquisar números de telefone em sites ou salvá-los nos contatos
- O WhatsApp anunciou que o recurso de pagamento para negócios já está em testes com a participação dos adquirentes Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede
POR: HK Brasil
O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, anunciou hoje novidades que permitirão aos consumidores encontrar negócios, manter conversas e fechar uma compra diretamente no WhatsApp. Com isso, empresas e clientes poderão, em breve, contar com uma jornada de compra completa na plataforma.
“Nós queremos facilitar para que as pessoas façam ainda mais no WhatsApp e parte disso significa construir melhores formas de se engajar com as empresas. O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”, afirma Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
As pessoas querem uma maneira conveniente de encontrar e contactar milhões de pequenas empresas e dezenas de milhares de grandes marcas que já estão no WhatsApp. Por isso, hoje o aplicativo lança uma funcionalidade que permite buscar negócios de todos os tamanhos diretamente no WhatsApp, navegando por categoria ou pesquisando pelo nome da empresa. Isso evitará que os usuários precisem buscar números de telefone em sites ou salvar um número em seus contatos.
Em 2021, o WhatsApp iniciou o piloto da função Guia de Negócios na cidade de São Paulo. Após o retorno positivo de empresas e consumidores, a função será expandida para todo o Brasil, primeiro país a receber a funcionalidade no mundo. O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais e permite encontrar facilmente empresas nas proximidades – uma floricultura, padaria ou salão de beleza, por exemplo – tudo isso sem sair do WhatsApp.
Ao iniciar uma nova conversa, os usuários do WhatsApp agora terão três opções: “Novo grupo”, “Novo contato” ou “Descobrir → Empresas”. Depois de selecionar “Descobrir → Empresas”, as pessoas podem simplesmente optar por compartilhar sua localização ou selecionar um local e, em seguida, escolher em um menu de categorias de negócios ou pesquisar o nome de uma empresa para encontrar o que estão procurando.
O recurso de descoberta foi expandido, ainda, para incluir a pesquisa por grandes marcas que utilizam a Plataforma WhatsApp Business (API) para atender os consumidores e que optem por aparecer na busca. Na mesma função “Descobrir → Empresas”, os usuários podem digitar o nome da marca com a qual desejam se conectar. O resultado da pesquisa retornará a conta do WhatsApp da empresa para que a pessoa possa iniciar uma conversa. As pessoas também podem pesquisar empresas por categoria, como “Finanças e bancos” ou “Viagens e hotéis”.
Conversas valiosas
Uma das principais apostas de monetização do WhatsApp, as conversas entre empresas e consumidores podem acontecer de diferentes formas, incluindo por meio de chatbots que automatizam e escalam a capacidade de atendimento dos negócios.
No Brasil, 60% das marcas mais valiosas do país, presentes no ranking Kantar BrandZ 2021, já estão no WhatsApp.
O Banco do Brasil é um grande exemplo da transformação que está ocorrendo no país. O banco faz uso de mensagens de marketing, utilidade e serviço no WhatsApp e já oferece mais de 20 serviços diferentes para seus clientes, como consultar e modificar os limites do cartão de crédito, realizar empréstimo pessoal e checar informações de conta. Além disso, foi o primeiro banco no mundo a oferecer a adoção ao Open Banking via WhatsApp. Em 2021, o Banco do Brasil listou em seu balanço o impacto que o WhatsApp teve em sua estratégia: atendeu mais de 17 milhões de pessoas por meio de 43 milhões de conversas.
Pagamentos para empresas no WhatsApp
O recurso de pagamentos para empresas é parte fundamental para uma experiência de compra completa no WhatsApp. De acordo com um estudo da Mobile Time/Opinion Box, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp. Após serem descobertas e iniciarem uma conversa com um consumidor, os negócios poderão, em breve, finalizar a venda de um produto ou serviço de forma simples e sem a necessidade de outros aplicativos.
Hoje, o WhatsApp anunciou que já está realizando testes do serviço de pagamentos para empresas com as adquirentes Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. De acordo com Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, esses e outros parceiros já realizaram a integração técnica necessária para o funcionamento do serviço.
“O recurso de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros. Estamos entusiasmados em anunciar os parceiros que já estão testando em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória”, complementa Horn.
Os consumidores brasileiros poderão adquirir produtos e serviços no WhatsApp utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa emitidos pelos bancos participantes do serviço.
WhatsApp Business Summit
Para os anúncios, o WhatsApp reuniu em São Paulo representantes de grandes empresas, empreendedores e parceiros em sua primeira conferência de negócios no Brasil. Além das novidades de produto, os convidados puderam ouvir sobre o cenário do WhatsApp e seu potencial de negócios no país, em apresentação de Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, e a visão de futuro do produto, apresentada por Matthew Idema, vice-presidente de Mensageria para Negócios da Meta.
Ainda durante o evento, apresentado pela jornalista Adriana Couto, o premiado ator e diretor Lázaro Ramos participou de um bate-papo sobre inclusão social e empreendedorismo no Brasil. Representantes das empresas Renner e Stone, além das empreendedoras Agnes Martins e Elisa Delatorre, apresentaram os resultados e aprendizados obtidos com o uso do WhatsApp em seus negócios.
O conteúdo do WhatsApp Business Summit pode ser assistido aqui.