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Ypê e Coca-Cola são as marcas mais escolhidas na maior parte das regiões brasileiras

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Dados são do Brand Footprint, levantamento elaborado pela Kantar

POR: Barbara Cassia – AD Comunicação & Marketing

Na hora de encher o carrinho de compras, a preferência dos consumidores pelas marcas varia entre as regiões do Brasil. O novo levantamento Brand Footprint, da multinacional de painéis de consumo Kantar, mostrou que a Coca-Cola e a Ypê são as marcas que aparecem mais vezes entre as primeiras posições dos rankings locais. A Coca-Cola é líder de escolhas na Grande Rio de Janeiro e na região Sul, onde tem 92,9% de penetração nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região Nordeste é a 12ª marca preferida, com 73,4% de penetração nos lares. “Mesmo com as diferenças regionais, a Coca-Cola é a marca mais escolhida no Brasil e no mundo de acordo com o levantamento geral”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

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A Ypê é a principal escolha dos consumidores no interior de São Paulo, no leste + interior do Rio de Janeiro e na região Centro-Oeste, onde já foi comprada ao menos uma vez em 97,5% dos lares no ano de 2018. Na Grande São Paulo e na Grande Rio de Janeiro aparece em sexto e oitavo lugar, respectivamente.

Na Grande São Paulo, a Italac é a marca mais escolhida pelos consumidores com 90,7% de penetração nos lares. Em seguida, vem a Panco com 88,1% e a Coca-Cola com 84,3%.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[1]

– milhões)

1 Italac 90,7% 9,1 64,0
2 Panco 88,1% 8,7 60,0
3 Coca-Cola 84,3% 9,3 55,0
4 Tang 79,4% 9,0 51,0
5 Aurora 89,0% 7,5 49,0
6 Ypê 91,5% 6,4 49,0
7 Vigor 88,7% 8,0 49,0
8 Adria 89,7% 6,9 47,0
9 Sadia 86,0% 7,2 45,0
10 Qualy 81,5% 6,3 36,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

 No interior do estado, a Panco, criada na Zona Leste da capital paulista, também é popular nas prateleiras e tem 82,3% de penetração, enquanto na região Sul tem apenas 10,6% de presença. A Marilan, que tem sede na cidade interiorana de Marília, se manteve na sétima posição com 76,5% de penetração no Interior de São Paulo. Na Grande Rio de Janeiro, a marca aparece com 52,7% de penetração.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[2]

– milhões)

1 Ypê 95,8% 8,5 72,0
2 Coca-Cola 87,1% 10,6 68,0
3 Panco 82,3% 7,7 52,0
4 Italac 82,3% 7,3 50,0
5 Tang 74,9% 7,8 43,0
6 Piracanjuba 79,3% 5,8 37,0
7 Marilan 76,5% 5,8 35,0
8 Colgate 80,3% 5,2 32,0
9 Nescau 74,1% 5,4 30,0
10 Vigor 75,1% 5,6 30,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

[1] Penetração: % de domicílios que compram  a marca ao menos uma vez

² Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

Resultado de imagem para Ypê e Coca-Cola são as marcas mais escolhidas na maior parte das regiões brasileiras

A Maratá é a marca preferida no Nordeste e chega a 80% dos lares locais. Enquanto na Grande SP e na Grande RJ, ela apresenta 23,8% e 13% de penetração, respectivamente. A pernambucana Vitarella vem na segunda posição regional e, em 2018, foi comprada ao menos uma vez em 71,7% dos lares. As locais Fortaleza e Richester também se mantêm relevantes no ranking. A primeira tem 74,4% de penetração e a segunda, 65,4%.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[3]

– milhões)

1 Maratá 80,0% 10,4 174,0
2 Vitarella 71,7% 11,3 170,0
3 Ypê 86,4% 7,6 121,0
4 Colgate 94,0% 7,8 117,0
5 Soya 92,2% 7,5 107,0
6 Fortaleza 74,4% 6,9 91,0
7 Santa Clara 70,2% 7,6 84,0
8 Deline 67,4% 7,8 81,0
9 Italac 81,7% 5,7 77,0
10 Nissin 76,0% 6,5 76,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

3 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

Na região Centro-Oeste, as locais Piracanjuba, Italac e Mabel, todas com mais de 80% de penetração, dividem o Top10 das marcas preferidas com as consolidadas Ypê, Coca-Cola, Colgate, Omo, Itambé, Nissin e Tixan. Os destaques locais ficam por conta da Nestlé, que ganhou 12,2 pontos percentuais de penetração, e a Minuano com crescimento de 9,8 pontos percentuais nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[4]

– milhões)

1 Ypê 97,5% 11,0 63,0
2 Coca-Cola 92,9% 12,4 51,0
3 Piracanjuba 91,2% 8,6 39,0
4 Italac 88,6% 8,9 38,0
5 Colgate 87,8% 6,8 28,0
6 Omo 85,0% 6,8 26,0
7 Mabel’s 81,7% 6,3 25,0
8 Itambé 78,8% 8,2 24,0
9 Nissin 75,8% 6,4 22,0
10 Tixan 78,6% 5,3 19,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

Na Grande Rio de Janeiro, a Coca-Cola é líder, seguida pela carioca Piraquê, que tem 97,1% de penetração. No leste + interior do Rio de Janeiro, a presença dos produtos da marca cai para 45,8% e, no Centro-Oeste, para 6,7% de penetração. A gaúcha Elegê é a quarta marca mais escolhida pelos consumidores da região e tem 94,8% de penetração. Enquanto na região Sul fica na 11ª posição do ranking com 60% de presença nos lares.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[5]

– milhões)

1 Coca-Cola 90,8% 15,5 64,0
2 Piraquê 97,1% 10,6 53,0
3 Qualy 94,0% 10,9 46,0
4 Elegê 94,8% 8,7 36,0
5 Perdigão 93,8% 8,0 36,0
6 Seara 89,8% 7,3 31,0
7 Sadia 91,3% 6,5 29,0
8 Ypê 90,3% 5,7 26,0
9 União 91,3% 6,3 26,0
10 Soya 89,4% 5,8 24,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

4 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

Depois da dupla Ypê e Coca-Cola, a mineira Itambé completa o Top3 e, com crescimento de 6,3 pontos percentuais de penetração, é preferência certa em 85,9% das oportunidades de compra na região leste + interior do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, a marca tem boa presença com 78,8% de penetração e, no Nordeste, 68,6%. O ranking regional segue com outras duas marcas de Minas Gerais: Santa Amália e Vilma. Elas têm 89,2% e 71,6% de penetração nos lares, respectivamente.

 

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points[6]

– milhões)

1 Ypê 92,2% 8,6 83,0
2 Coca-Cola 85,2% 10,9 76,0
3 Itambé 85,9% 9,2 66,0
4 Santa Amália 89,2% 7,3 60,0
5 Vilma 71,6% 8,7 56,0
6 Colgate 89,7% 6,1 46,0
7 Aymore 66,2% 6,8 40,0
8 Marilan 81,2% 5,5 40,0
9 Qualy 79,6% 6,0 39,0
10 Cemil 57,4% 7,0 35,0

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;

 

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Para mais informações, por favor, acesse www.kantar.com/worldpanel.

Twitter: LinkedIn

[1] Penetração: % de domicílios que compram  a marca ao menos uma vez

² Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

 [3] Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

[4] Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.

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