[radio_player id="1"]
Saúde

Zenklub constata sintomas de ansiedade em 16% das consultas online da comunidade LGBTQIAP+ 

4 Mins read

Sessões evidenciam sofrimento mental na comunidade; volume de usuários cresce 92% de 2023 até maio de 2024

Junho, 2024 – No mês em que se comemora o orgulho LGBTQIAP+, o Zenklub, uma empresa Conexa, especialista em saúde emocional, avaliou a saúde mental das pessoas desta comunidade que fazem terapia online com psicólogos da plataforma. Foram coletados dados anônimos em 12.697 sessões de janeiro de 2023 a maio de 2024 que incluem somente este público. Os principais motivos das sessões foram: ansiedade (16%), autoconhecimento (15%), relacionamento ou conflitos amorosos (8%), relacionamento ou conflitos familiares (7%) e sobre identidade de gênero (4%).

De acordo com Karen Silva, psicóloga coordenadora da Conexa, pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+ podem vir a sofrer preconceito pela não-aceitação da sociedade, fator que costuma contribuir para o desenvolvimento de uma ansiedade disfuncional, além de outros sintomas. “Falta, em muitas situações, o apoio social ou familiar para dar o suporte necessário, o que pode contribuir negativamente para a saúde emocional, deixando as pessoas mais ansiosas no dia a dia”, diz.

A pouca empatia e ausência da família e de gente que poderia estar mais próxima a pertencentes da comunidade gera também uma expectativa sobre quando será o momento em que esse grupo será aceito e, desta forma, poderá desfrutar de um bom convívio social e ter as mesmas oportunidades que todos.

“Há ainda cenários em que os pacientes podem se ver frente a conflitos e dúvidas sobre si mesmos e se sentem inibidos em dizer quem são por receio de como isso será visto pela sociedade; por isso, buscam o autoconhecimento”, complementa.

Do início de 2023 para maio de 2024, o Zenklub constatou que houve crescimento de usuários de toda a base da plataforma em 44%, com a inclusão de dados de pessoas cisgêneras e heterossexuais. No entanto, se levarmos em consideração somente a comunidade, o aumento foi de 92% no mesmo período.

O volume de sessões realizadas por usuários identificados como da comunidade também registrou avanço. Houve crescimento de 118% no período, enquanto que a quantidade de terapia da base completa de Zenklub avançou 50%.

“O aumento proporcionalmente maior das consultas para os LGBTQIAP+ pode ser um indicativo de que estas pessoas estejam em sofrimento psicológico mais acentuado e precisam de ajuda profissional para desenvolver ferramentas para o enfrentamento das dificuldades”, explica Karen.

Terapias inclusivas

Também no mês do orgulho LGBTQIAP+, o Zenklub inovou em sua plataforma digital para atender essa base de pacientes assertivamente e deixá-la mais confortável ao escolher o profissional de sua preferência. É que, a partir de agora, psicólogos, psicanalistas, coaches, terapeutas integrativos e nutricionistas da startup também tem a opção de se autodeclararem como sendo um integrante da comunidade, o que já abre um canal de comunicação importante com esse grupo.

Para o paciente que for marcar uma consulta, há um filtro na plataforma para encontrar o profissional dentro da comunidade. Esta é uma forma de as pessoas que procuram pelos serviços de Zenklub se sentirem acolhidas por quem compartilha vivências similares aos pacientes.

Se eles preferirem, podem ainda utilizar a Clari, a inteligência artificial da startup que conversa com o usuário da plataforma por chat, ajuda a tirar algumas dúvidas sobre saúde mental e ainda indica profissionais que atendem o perfil desejado.

“Essa empatia que demonstramos logo no início da jornada do paciente traz uma melhor experiência para os LGBTQIAP+, algo importantíssimo para o bem-estar de todos eles”, afirma Maria Barreto, vice-presidente Comercial da Conexa. “Profissionais e pacientes que sentem a mesma dor se conectam e, com isso, o tratamento tem tudo para se tornar mais eficaz”, ressalta.

Pelo filtro do Zenklub, o paciente pode escolher também o profissional por etnia, idioma (incluindo libras), especialidade, formação acadêmica, motivos da consulta, atendimento imediato, entre outros.

“Nossa intenção é proporcionar a melhor jornada possível para o paciente que precisa passar por consulta”, diz Maria.

Sobre a Conexa   

Fundada em 2017, a startup Conexa, ecossistema digital de saúde baseado em valor, conta com milhares de médicos, psicólogos e nutricionistas. Une pacientes, profissionais, empresas e operadoras, com o objetivo de reduzir as ineficiências de custo e qualidade de atendimento do sistema suplementar de saúde.

A empresa oferece a saúde integral porque disponibiliza cuidados multidisciplinares ao longo de toda a vida dos pacientes. Agrega a inteligência graças à ampla base de dados que dá subsídios aos clientes corporativos ou de operadoras para que ocorra a melhor tomada de decisão na sua gestão populacional.

Nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à saúde de qualidade. Oferece produtos de saúde mental, consultas online em mais de 30 especialidades. Cuida de pacientes com doenças crônicas e de urgência – com o Pronto Atendimento Virtual, no qual um médico começa a atender um paciente em menos de cinco minutos.

A empresa trabalha também com soluções mais longitudinais no qual o paciente é acompanhado durante toda sua jornada de saúde. Um exemplo é o Programa de Saúde Exclusiva, englobando cuidados da baixa à média complexidades. Atualmente, os profissionais da Conexa realizam mais de 400 mil consultas por mês, sendo 180 mil em saúde mental. O modelo de negócios, voltado para B2B, possibilita à Conexa cobrir mais de 20 milhões de vidas.

Conta com renomado board médico formado por Ben-Hur Ferraz Neto, Roberto Botelho, Romeu Domingues e Otávio Gebara. Desde 2020, a Conexa tem recebido aportes de grandes grupos financeiros. A Igah, Ventures; General Atlantic; Família Fraga; Goldman Sachs; e Endeavor Scale-Up acreditaram no projeto e ajudaram a empresa a se consolidar no mercado de telessaúde.  

Sobre o Zenklub

O Zenklub é o maior especialista em saúde emocional corporativo do Brasil e oferece um ecossistema completo de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental. Com uma metodologia que une ciência, dados e tecnologia, o Zenklub conduz os colaboradores em jornadas personalizadas com diagnóstico de saúde, trilhas individuais de conteúdo, sessões com profissionais de psicologia, coaches e terapeutas, programas de educação socioemocional e desenvolvimento pessoal. Já os times de saúde, RHs e lideranças têm à disposição uma plataforma de acompanhamento de dados comportamentais, educação continuada e serviços para potencializar sua estratégia de pessoas com planos de ação e dados que fazem a diferença do negócio. Hoje, o Zenklub é parceiro estratégico de +400 empresas de todos os tamanhos. No início deste ano, por conta de um M&A, transformou-se numa empresa Conexa.

Related posts
Saúde

Suzana Metinoski: A Nutricionista que Revoluciona a Saúde com Tecnologia e Tratamentos Naturais

2 Mins read
Há mais de duas décadas, Suzana Metinoski, conhecida como a “Nutricionista da Rua 13”, tem revolucionado a saúde de seus pacientes com…
Saúde

Dor Crônica: o método ControlaDOR devolve qualidade de vida a pacientes, explica Dr. Ricardo Tunes

2 Mins read
Quase 37% dos brasileiros convivem com a dor todos os dias. A dor crônica, uma condição que afeta milhões de pessoas ao…
Saúde

Profissionais da saúde devem apostar no branding e nas redes sociais para fortalecerem sua imagem

1 Mins read
Segundo Jussara Sanches, especialista em marketing e posicionamento para autoridades, quem investe em uma comunicação estratégica nas redes sociais ganha a confiança…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.