[radio_player id="1"]
BusinessNegócios

Zucatoys ingressa no segmento de blocos de montar para crescer 15% em 2024

3 Mins read

Além de praticamente quadruplicar a capacidade de produção, a empresa tem planos para multiplicar os pontos de venda e portfólio

Um carrinho em forma de pato, que encontrou em uma loja na Itália, foi a inspiração para o empreendedor Altino Pereira transformar a pequena fábrica de utensílios plásticos em uma indústria de brinquedo: a Zucatoys. A empresa, que atua no mercado com brinquedos populares em embalagem plásticas e cartelas na linha Altimar, solapas e kits com produtos mais elaborados em caixa para presentear da sua própria marca, renova o seu portfólio com o lançamento da Blocz, marca de blocos e bonecos de montar colecionáveis, para crescer pelo menos 15% no faturamento neste ano em relação ao período anterior.

A partir do lançamento do Blocz, a empresa começa a ‘construir’ uma nova locomotiva rumo ao crescimento. Para ingressar em nova categoria, a fábrica de 6,6 mil m2 e um time fixo de 120 colaboradores teve a sua capacidade de produção ampliada, para compor cerca de 7 milhões de brinquedos no ano. 

“Resolvemos investir no segmento de blocos porque percebemos um movimento no mercado de brinquedos imaginativos, em que a criança pode criar muitas brincadeiras. E pesquisas, como as da Circana e NPD Group, confirmam que este segmento é um dos que mais cresceram nos últimos anos, mesmo com o avanço dos games”, comenta Renato Pereira, CEO da Zucatoys.

A nova marca chega ao varejo com 55 modelos de kits temáticos de sete a 40 peças, para montar cenas do futebol, da era medieval, mundo animal, dinossauros, aeroporto, hospitais, ferrovias, entre outros. Há ainda kits de montagem livre de 20, 50 e 80 peças para alimentar a imaginação da garotada. “Estamos entusiasmados com a Blocz e queremos dobrar a quantidade de temas em pouco tempo, incrementando o portfólio com peças mais elaboradas, para crianças de maior faixa etária”, declara o executivo. 

O diferencial da marca são itens de valor agregado, com diversidade de temas e preços mais atraentes. O objetivo é atingir o público na faixa etária de três a seis anos, que não é atendido plenamente por outras marcas, seja pelo preço elevado, seja pela qualidade ou porque têm pouco apelo para crianças em idade pré-escolar.

“Com os blocos de montagem, estamos conseguindo atrair a atenção dos lojistas e distribuidores, que não trabalham com brinquedos de cozinha e nem carrinhos”, diz Pereira. A expectativa da empresa é ampliar a base de clientes dos atuais 2,5 mil para 3,5 mil neste ano. O plano da empresa para multiplicar os pontos de venda deve ser reforçado com estratégia para e-commerce.  O estado de São Paulo é o maior mercado da Brinquedos Zucatoys (33% de participação), seguido por Rio de Janeiro (11%), Minas Gerais (8%), Bahia (7%), Goiás (5%) e Paraná (4%).

Ferramentaria, a alma do negócio – Contar com ferramentaria própria que tem sido fundamental para a empresa expandir cada vez o seu portfólio e avançar no mercado. Tudo começou quando o executivo e ferramenteiro Altino Pereira resolver realizar o seu sonho de ter seu próprio negócio, após deixar a indústria de plástico, onde trabalhou por 35 anos. Ele e seu filho, Renato, fundaram, no final da década de 1980, a Altimar Artefatos de Plásticos, produzindo utensílios domésticos na garagem da casa da família, em Jundiaí (SP).

O ingresso no ramo brinquedista aconteceu em 1995, fabricando brinquedos populares em embalagem de plástico (solapa), para atender o mercado de produtos de preço único. As primeiras peças foram produzidas com moldes adquiridos de uma fábrica que estava sendo desativada. Mas com a habilidade na ferramentaria do sr. Altino e experiência em engenharia de produção de Renato, a empresa aos poucos foi se estruturando para aumentar a produtividade e desenvolver produtos de qualidade superior para concorrer com os importados chineses.

Assim, em 2010, a Altimar expandiu o seu negócio com a inauguração da Brinquedos Zucatoys, em Itatiba (SP), que também passou a ser marca de kits de produtos mais elaborados em caixas litografadas para presentear. O portfólio da Altimar e Zucatoys inclui brinquedos de cozinha (carro-chefe da empresa), de beleza, carrinhos, helicópteros, aviões, kits para brincar na praia, maletas para brincadeira de PET Shop, veterinário e com ferramentas.

Segundo o CEO da Zucatoys, a estratégia da empresa é diversificar cada vez mais o portfólio com produtos de diferentes segmentos.

Sobre Zucatoys

Fundada em 1995, em Itatiba, interior de São Paulo, a fábrica de brasileira de brinquedos vem se destacando no mercado pelos produtos criativos, com destaque para artigos de cozinha infantil, além de carrinhos, helicópteros, itens de penteadeira, kits de praia e outros, feitos para dar asas à imaginação da garotada a partir de três anos. O seu parque industrial tem capacidade para produzir mais de 180 milhões de peças por ano, que compõem mais de 7 milhões de brinquedos. Saiba mais clicando no site da empresa.  

Related posts
Negócios

Transformando o Mercado Imobiliário: O Sucesso do Primeiro Encontro Feminino do R496

4 Mins read
No último dia 15 de janeiro, o mercado imobiliário foi palco de um evento inovador: o Primeiro Encontro Feminino do R496, que…
Negócios

Comprar um imóvel pode ser uma decisão mais Estratégica e Inteligente

3 Mins read
Comprar um imóvel é, sem dúvida, uma decisão importante para qualquer pessoa, seja como primeira residência, segunda moradia ou uma oportunidade de…
Negócios

Crescimento do mercado de contact center

2 Mins read
Tecnologia, personalização e análise preditiva definem as tendências para 2025 O mercado de Contact Center está em expansão acelerada, com projeções de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.