NOVO! Nova revista digital Leia mais

Flow S/A

Cena independente musical sem eventos

4 Mins read

O setor de cultura e entretenimento é um dos mais devastados durante a pandemia. Ele é responsável por 4,32% do PIB nacional e reúne aproximadamente 60 mil empresas, segundo a ABRAPE. O cancelamento de inúmeros shows e eventos pelo país gerou revolta e desemprego nos profissionais da área. Se já é difícil para os grandes destaques do cenário musical, imagine para quem é da cena independente. A conta de shows em drive-in não fechou para grandes produtores de eventos e quem atua no mercado independente está tendo que se fortalecer na internet para manter suas histórias e lançamentos ativos. Alguns contam com financiamento coletivo, chamado de crowdfunding, um investimento de pequenas quantias em dinheiro por fãs que contribuem para os projetos dos artistas, como é o caso do grupo Awurê, que mantém no ar até o dia 15 de dezembro uma vaquinha virtual (https://benfeitoria.com/awure) para arrecadar fundos e preparar o seu primeiro EP com seis músicas inéditas e videoclipe. Tocando ritmos africanos e brasileiros, o grupo formado por Fabíola MachadoArifran Jr., Anderson Quack e Pedro Oliveira resgata a ancestralidade e combate a intolerância com arte. Homônima ao nome do grupo e do EP, a música de trabalho é composição da cantora e compositora Teresa Cristina em parceria com Raul di Caprio. A estreia do grupo na indústria fonográfica conta ainda com uma canção inédita de Altay Veloso.

Awurê – Crédito Leandro Cunha

Existe uma função do Spotify que escuto bastante: Minhas descobertas na semana, onde a plataforma faz uma seleção de artistas e gêneros parecidos com o que mais escuto e eu sempre acabo adicionando algumas em minha playlist. Quando o artista independente percebe que seu projeto está conquistando novas pessoas que podem vir a se tornar fãs de forma espontânea deve ser maravilhoso. Nanda Mazza, cantora e compositora com pré-lançamento de seu single chamado Alecrim. Eu conheci a Nanda Mazza no Hacktown do ano passado, um evento que acontece em Santa Rita do Sapucaí que une tecnologia, conteúdo e música.

Nanda Mazza – Reprodução Arquivo Pessoal

Alecrim é uma música que fala de encontro de um amor leve e alegre. É a primeira música que Nanda lança em plataformas de streaming e vai abrir o caminho para os próximos lançamentos, um deles ainda nesse ano. A direção musical e também co-autoria foi realizada pelo alagoano Noberto Vinhas e tem bastante influência de Gilberto Gil e Pepeu Gomes.  “É uma música para se ouvir em dias de sol ou quando for preciso encher de sol os seus dias”, completa Nanda Mazza. Faça o pré save no link https://ditto.fm/alecrim

 

dreCoy – Leve Press

Nos últimos dois anos eu estive mais próxima de rappers da cena independente como Diegues MC, Duzzão e Donna Forte. O rap para mim é uma somatória de vivências com propósito de mudanças através de poesia falada. Na cena, destaca-se o dreCoy, com composições próprias e grandes parcerias. O rapper lançou neste mês de outubro o single e clipe “Único Vivo de Espécie” com Ecologyk e explica: “São várias faces de uma mesma pessoa, o único vivo da espécie é aquele que representa o diferente, o que tenta sobreviver em um local estranho, em que todos olham e julgam. Mas, é a letra da música: chuva de fé, naquele naipe que eles sabem qual é!”. Assista ao clipe https://www.youtube.com/watch?v=q8KsjkILFAY

 

Um gênero musical que cresceu muito durante a pandemia e em maio teve a maior busca por lives é a gospel ou música cristã contemporânea. Há um movimento cristão, para-eclesiástico cujo foco é um avivamento sustentável, que busca despertar uma geração para que ela venha estabelecer a Cultura do Reino de Deus na Terra e assim transformar a sociedade a sua volta chamado Dunamis Moviment, liderado por Téo e Junia Hayashi, e Titus Liu é o diretor do Dunamis Music. Na cena independente, Gabriel Guedes tem dois álbuns e cerca de 60 canções gravadas. Ele frequenta desde pequeno a Igreja Corpus Christ, fundada e pastoreada por seus pais, os pastores Carlos Alberto e Tania de Almeida. Começou seu ministério no louvor da igreja (do qual ainda é membro) e em 2014 começou a publicar canções em seu próprio nome. No próximo dia 5 de novembro, Gabriel lançará seu novo single “Glória e Aleluia”, uma canção autoral, composta há alguns anos e finalizada junto a Mark Alan Schoolmeesters.

Gabriel Guedes – ONI MUSIC

Banda Os13

As perspectivas pós-pandemia são difíceis de serem analisadas para os artistas independentes. A Banda Os13, com gênero no pop rock, está sentindo os efeitos colaterais do momento. “A pandemia dizimou todos os planos de lançamentos, gravação de clipes e turnês programadas para 2020. Este mercado depende da união das pessoas em casas de shows e grandes eventos e, durante o isolamento social, nada disso pode ser feito. O prejuízo foi enorme, mas já estamos começando a respirar novamente. A classe artística não desiste tão fácil de seus objetivos“, declara Andrey Milan, vocalista do grupo, que recentemente lançou a música e clipe “O Tempo Voa” com linguagem em libras, com o intuito de fazer chegar a arte da música em todas as pessoas. A letra fala sobre a luta pelos ideais, justiça, igualdade e a necessidade de não se perder a esperança. E assim, encerro essa coluna, com o clipe da Banda Os13 e muita esperança de tempos melhores no setor de entretenimento.

15 posts

About author
Relações Públicas do Entretenimento em São Paulo e mentora de artistas do cenário independente, trago nesta coluna informações, entrevistas e curiosidades sobre o mundo artístico com muita leveza. Para sugestão de pauta, envie por e-mail: do@docomunica.com.br
Articles
Related posts
Flow S/A

"Acreditar nos sonhos" é o que Sebah Vieira faz com alegria e determinação em sua carreira artística

4 Mins read
Neste domingo, dia 19 de setembro, vai acontecer a 8° edição do Troféu Cultural e Feijoada Sebah Vieira, evento já conhecido entre celebridades…
Flow S/A

Campanha beneficente da Eurico Calçados tem número histórico de doações

4 Mins read
A campanha “Faça do Seu Passado um Grande Presente” foi criada com o objetivo de beneficiar ONGs parceiras com a arrecadação de…
Flow S/A

Underground musical e seus efeitos positivos na pandemia

4 Mins read
Por conhecimento e vivência em entretenimento como gestora de imagem, grande parte da mídia só quer saber de “mainstream” ou “midstream” quando…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.