NOVO! Nova revista digital Leia mais

Contabilidade S/A

Contabilidade do Futuro: como a tecnologia vai auxiliar na gestão dos negócios

2 Mins read
No futuro, as operações com compra e venda e pagamentos de impostos serão contabilizadas automaticamente, dado o grau de integração dos agentes econômicos

POR: AtitudeCom – Marcela Meira

A agilidade na troca de informações e um processo operacional mais enxuto, livre de um amontoado de papéis, são apenas duas das vantagens que as aplicações inteligentes trouxeram para o campo contábil. A melhora muito se deve à automação, mas também é reflexo de uma demanda cada vez mais qualificada de empresas que dotam ativos com recursos tecnológicos, a exemplo da inteligência artificial, internet das coisas (IoT), chips, OCR (reconhecimento óptico de caracteres), e esperam serviços que acompanhem essa mudança. Tanto é assim, que a contabilidade deixou de ser um meio de estar em dia com o Fisco, para ganhar status de informação estratégica para a decisão gerencial.

Para Adelmo Nunes, contabilista e diretor da Planned Soluções Empresariais, no futuro, as operações com compra e venda e pagamentos de impostos serão contabilizadas automaticamente, dado o grau de integração dos agentes econômicos. “Hoje, a tecnologia utilizada em campo nas empresas, como os sensores embarcados, é determinante para analisar de forma técnica o tempo de depreciação de um ativo imobilizado, para o impairment test, por exemplo, uma obrigação legal da contabilidade internacional”, afirma Nunes.

A integração de sistemas de escrituração às demonstrações contábeis representa outro ganho que a tecnologia trouxe para o setor. Dessa facilidade com a coleta e entrega de documentos, guias e relatórios gerenciais deriva a maior disponibilidade de tempo do contabilista. “Passamos a exercer atividades de consultoria, mais voltadas à análise do passivo empresarial e de investimentos, formação de preços de novos produtos, avaliação da saúde financeira da organização, dando um suporte muito mais amplo ao negócio do cliente”, garante o contabilista.

Sobre a Planned

Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais foi fundada em 1996 e é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. Com mais de 280 clientes, a Planned soube se antecipar às grandes transformações vividas pelo setor de contabilidade no Brasil e no mundo, tornando-se especialista na chamada Contabilidade Consultiva para os segmentos FUN&ART (cultura, entretenimento e terceiro setor), PROPERTIES (gestão de ativos e investimentos), GLOBAL & FINANCIAL (receptoras de investimentos, meios de pagamento e capital estrangeiro), ONE (PJs, MEIs e Microempresas) e TECH&TAX (startups, tecnologia e alta complexidade tributária).

Related posts
Contabilidade S/A

André Charone aponta quem seriam os benefíciados com a reforma do IR

2 Mins read
Ainda em negociação no congresso, a proposta de reforma tributária no Imposto de Renda, já está causando discussão entre boa parte da…
Contabilidade S/A

Agência carioca especializada em marketing de causa, já impactou mais de 75 mil jovens e crianças de comunidades carentes do Rio

3 Mins read
Nascida em 2013, a agência Trinity tem como objetivo produzir eventos culturais e esportivos transformadores, sempre trazendo impactos sociais, econômicos e turísticos…
Contabilidade S/A

Customer Experience (CX): qual é a importância e como medir o nível de satisfação

2 Mins read
Passou-se a época de que para obter sucesso em um negócio era necessário apenas vender um produto de alta qualidade. Atualmente, com…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.