NOVO! Nova revista digital Leia mais

Saúde S/A

COVID-19: como funciona o teste que avalia a resposta imune

2 Mins read

POR: RS Comunicação

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus e cada vez mais pessoas tomando a segunda dose, tem crescido a procura pelo exame que detecta a resposta imunológica. Com isso, também surgem muitas dúvidas, principalmente entre a população em geral. Isso porque alguns pacientes podem desenvolver anticorpos somente contra alguns alvos, outros podem desenvolver contra todos eles e em diferentes níveis.

Pesquisas identificaram cinco anticorpos em resposta a diferentes porções do vírus SARS-CoV-2. Muitos testes detectam apenas de 1 a 2 alvos. Entretanto, em Curitiba, a Biometrix disponibiliza ao mercado um teste de diagnóstico molecular mais completo para pesquisa de anticorpos anti-SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. O painel PROTECT COVID-19 fornece uma resposta completa do perfil de anticorpos do paciente, detectando simultaneamente a presença de cinco alvos para SARS-CoV-2 presentes no sangue: proteína spike, S1, S2, domínio do receptor de ligação (RBD) e fragmento do nucleocapsídeo. Além de alvos adicionais para os coronavírus sazonais– SARS e MERS.

O teste, que pode ser prescrito para a população em geral, também é importante para a população imunocomprometida: “Hoje, no acompanhamento dos pacientes que serão submetidos ao transplante, bem como no pós-transplante, cada vez mais é discutido sobre a importância de se observar o padrão da resposta imune neste importante grupo, uma vez que estes pacientes são imunocomprometidos e o nível de resposta muitas vezes está prejudicado”, afirma Marcelo Mion, Gerente de Suporte ao Cliente e Treinamento da Biometrix Diagnóstica.

É importante lembrar que a presença de anticorpos anti SARS-CoV-2 – COVID-19 não impede uma nova infecção, mas sinaliza se a vacinação e/ou infecção estimulou a presença de anticorpos. Os anticorpos estão presentes em níveis detectáveis cerca de duas semanas após a infecção.

Além disso, até o momento, todas as vacinas têm se mostrado capazes de evitar a doença, não a infecção, por isso pode ocorrer de alguém vacinado ser contaminado, mas daí o organismo já está preparado para uma resposta, e os sintomas são leves, sem uma maior complicação. Os testes de acompanhamento pós-COVID verificam essa resposta imunológica, se a pessoa está apta ou não para o enfrentamento da tentativa de invasão de acordo com a presença de anticorpos circulantes. É importante a orientação médica para analisar a indicação de cada exame, lembrando que ainda não há uma definição sobre o período em que os anticorpos ficam presentes em cada organismo. O painel PROTECT COVID-19 pode ser solicitado por médicos e o exame é pago de forma particular.

Biometrix – A empresa conta uma completa estrutura técnica, comercial e administrativa e está comprometida com a qualidade, oferecendo sempre a mais alta tecnologia relacionada a reagentes para diagnóstico e equipamentos laboratoriais voltados ao transplante, proporcionando um diagnóstico médico cada vez mais rápido e preciso.

Rua Estrada da Graciosa, 1.081

Atuba, Curitiba (PR)

https://www.biometrix.com.br/

Related posts
Saúde S/A

Prevenção e controle da dor sua saúde e nossa preocupação por Dr Delano Teixeira

1 Mins read
Médico formado pela Unigran Rio no ano 2007,  venho atuando na área da saúde desde então, especializado também em radiologia, coordenador da…
Saúde S/A

O impacto do vazamento de gases medicinais na área da saúde

5 Mins read
POR Carlos Rubim As instalações médicas e todo o ecossistema da saúde nunca foram tão demandados. Para agravar o cenário, o vazamento…
Saúde S/A

Setembro Amarelo: Pandemia deixa distúrbios psicológicos menos escondidos embaixo do tapete

1 Mins read
A pandemia trouxe, entre muitas mudanças, uma maior visibilidade para a doença mental. Agora na vitrine, distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.