NOVO! Nova revista digital Leia mais

Sustentabilidade S/A

Dia da Natureza: Takasago vai além dos ingredientes e aposta em gestão sustentável

3 Mins read

Tema é um dos principais pilares de trabalho da multinacional japonesa ao redor do mundo

POR wgo comunicação

O Dia da Natureza, comemorado em 4 de outubro, traz à tona a discussão sobre sustentabilidade, cada vez mais importante e necessária no nosso planeta. Empresas de todos os ramos têm se adaptado para reduzir os impactos ambientais, tomando medidas cabíveis para a proteção e manutenção do meio ambiente. A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil, traz a questão como prioridade e trabalha diariamente de maneira responsável, tanto financeira quanto socialmente.

A multinacional japonesa possui, desde 2016, uma equipe voltada exclusivamente para assuntos de sustentabilidade para garantir que todas as atividades estejam alinhadas globalmente com visão, estratégia e planos de ação, executados em tempo hábil e apropriado. Essa equipe consiste em cinco funções corporativas principais: EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança), Recursos Humanos, Garantia de Qualidade, Operacional e Pesquisa e Desenvolvimento.

Mas a preocupação com a Natureza vem desde 2002, quando foi publicada a primeira declaração de iniciativas ambientais nas atividades empresariais. Ao longo de planos de negócios de médio prazo, a Takasago vem expandindo seu escopo para aspectos sociais, como direitos humanos, diversidade e todas as questões relacionadas à sustentabilidade.

Uma reunião global é realizada regularmente para firmar todas as ações e definir os procedimentos, sempre com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como base. “Em resumo, a empresa promove, regularmente, troca de informações entre suas sedes por todo o mundo, apresentando as preocupações e questões importantes e, posteriormente, monitorando o progresso destas atividades. As equipes de sustentabilidade são responsáveis por se comunicar em suas áreas funcionais, desenvolvendo planos de ação próprios, seguindo a estratégia corporativa”, explica Vilma Mendes, diretora da Divisão de Aromas da Takasago.

Ingredientes sustentáveis
Um dos principais pilares de todo o processo por parte da Takasago é o uso de ingredientes sustentáveis para a produção de seus aromas e fragrâncias, alguns oriundos da conceituada paleta Green Chemistry e do chamado Upcycling, a reutilização de materiais, antes descartáveis, para outras finalidades.

O maior exemplo é o “L-mentol”, um dos ingredientes aromatizantes amplamente utilizados em produtos farmacêuticos, cosméticos, cuidados orais, goma de mascar e cigarros. A Takasago é empresa líder na produção de L-mentol sintético desde 1953, com tecnologia patenteada de catálise assimétrica, que inclusive recebeu o Prêmio Nobel de Química em 2001. O único mentol sintético 100% de origem vegetal no mundo, com matéria-prima derivada de pinheiros.

Certificado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), sob o programa BioPreferred, ele apresenta 100% de base vegetal, enquanto o L-mentol, produzido a partir do petróleo, possui 0%. Este rótulo mostra quando um produto vem de uma fonte renovável, como matérias-primas vegetais, animais, marinhas ou florestais.

“Somente a Takasago oferece L-mentol sintético a partir de materiais de base vegetal sustentável, proporcionando alta qualidade, fornecimento estável e produto ecologicamente correto”, salienta Vilma.

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
Crédito: Pixabay
Related posts
Sustentabilidade S/A

Arquitetura sustentável melhora qualidade de vida residencial em Brasília

2 Mins read
POR Soraya Simón O conceito relativamente novo nada mais é que a união de técnicas e materiais amigáveis ao meio ambiente, solucionando…
Sustentabilidade S/A

Sustentabilidade no mercado imobiliário: entenda o que é e para que serve o LEED

2 Mins read
POR MR DA VINCI Em diversos âmbitos da sociedade, o conceito de sustentabilidade vem sendo aplicado de maneira massiva e com uma…
Sustentabilidade S/A

As diferentes aplicações do Alumínio e do Cobre para o setor de refrigeração

2 Mins read
Por Ricardo de Luca Com destaque cada vez maior dentro da cadeia de metais, o Alumínio tem ganhado visibilidade nos mais diversos…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.