NOVO! Nova revista digital Leia mais

Beleza S/A

Dra Michelle Angotti tira todas as dúvidas sobre a realização do Preenchimento Labial

4 Mins read

POR:  Renato Cipriano

A equipe do Portal da Revista Economia S/A, bateu um papo exclusivo com a Dra Michelle Angotti, para tirar todas as dúvidas e saber um pouco mais a respeito dos procedimentos para a realização do Preenchimento Labial, esta técnica que vem chamando cada vez mais a atenção da mulherada.

Qual é a substância adequada para o preenchimento?
A substância recomendada para o preenchimento labial é o ácido hialurônico, que por se tratar de um componente natural do nosso organismo, não é rejeitado pela pele mesmo quando sintético! Além disso, garante resultados seguros e satisfatórios, ajudando a manter os lábios com aspecto hidratado e viçoso.

Existe alguma outra substância que é usada, mas provoca riscos?
Sim. Existe a possibilidade de preenchimento com PMMA ou metacril, que são materiais sintéticos que não são produzidos pelo nosso corpo e que podem causar reações adversas logo após a aplicação, ou depois de alguns anos. O que torna o ácido hialurônico a substância mais indicada para a realização do procedimento é, justamente, o fato de ser um material biocompatível.

Qual é a quantidade de substância usada?
Gosto sempre de ressaltar que o objetivo do preenchimento labial é realçar a beleza da paciente, e que exageros podem comprometer bons resultados! Por isso, cada pessoa é analisada individualmente para avaliarmos qual a quantidade ideal de ácido hialurônico a ser aplicado, a fim de evitar exageros e comprometer a harmonia do rosto. Em média, 1 ml de ácido hialurônico é suficiente para dar o resultado desejado.

É necessário usar anestesia?
Sim. É utilizada a anestesia local com o intuito de tornar o procedimento indolor e confortável ao paciente.

Como é feito o preenchimento?
O primeiro passo para dar início ao procedimento, é a aplicação da anestesia nos lábios do paciente. Em seguida, o ácido hialurônico é injetado por meio de uma cânula extremamente fina e precisa no local ideal para alcançar os resultados desejados, como arco do cupido, contorno, tubérculos labiais e filtro labial.

Em qual região do lábio a substância é injetada?
O local a ser aplicado dependerá da finalidade do preenchimento labial. Entretanto, o comum é que seja realizado no lábio superior, pela linha do vermelhão (local onde é aplicado o lápis de contorno labial) pois é comum que seja o mais fino. Entretanto, se a ideia é subir o volume, basta preencher o contorno da boca. Já se a ideia é dar volume, a substância é aplicada pelo lado interno da boca.

O corpo absorve o ácido hialurônico com o passar do tempo?
Sim, isso acontece pois o ácido hialurônico é uma substância biocompatível. Dessa forma, o preenchimento dura em torno de 12 a 18 meses, podendo variar de acordo com os cuidados no pós-procedimento e características individuais do paciente, como estilo de vida, metabolismo e idade.
Ainda que isso ocorra e os resultados diminuam, o efeito estimulador que o ácido hialurônico provoca pode durar até três anos!

Pode dar alergia?
Por se tratar de uma substância produzida pelo próprio corpo, não causa alergia. Se alguma reação ocorrer é provável que esteja relacionado a outro produto utilizado durante a aplicação ou, indícios de uma infecção, o que é bastante raro.

Depois de quanto tempo o procedimento pode ser refeito?
Se o desejo do paciente é de apenas retocar, eu recomendo dar um intervalo de um mês desde a última aplicação, para evitar uma reação exagerada. Já se o objetivo é refazer todo o procedimento, o ideal é aplicá-lo depois de dois anos.

Quando é possível notar o resultado final?
É normal que nos primeiros dias depois da realização do procedimento, os lábios apresentem um inchaço significativo. O resultado final é possível ser notado a partir de 7 a 15 dias após a aplicação, pois é quando o inchaço já diminuiu consideravelmente e as eventuais manchas roxas, também.

Existe algum risco de o lábio ficar assimétrico?
A precisão na mão de quem aplica o material nos lábios do paciente é fundamental para garantir resultados simétricos. Caso contrário, pode acontecer de o resultado ficar assimétrico e comprometer a estética dos lábios.

Qual a recomendação pós-procedimento?
O procedimento não necessita de internação hospitalar, pois não é considerado uma cirurgia. Dessa forma, o paciente pode retomar às suas atividades normais no mesmo dia, tomando cuidado para evitar qualquer tipo de batida na região e com atenção redobrada ao utilizar garfos e copos. Além disso, é preciso fazer assepsia interna e externa a fim de evitar infecções.

Existe alguma contraindicação?
Antes de realizar o preenchimento labial, é imprescindível a realização de uma avaliação para compreender se o paciente está apto a passar pelo procedimento. De modo geral, o procedimento não é indicado em casos de: Doenças autoimunes; Pessoas com lesões no lábio ou em cavidade oral; Pessoas com herpes ativo no lábio; Gestantes; Pessoas alérgicas ao ácido hialurônico.

Não gostei do resultado, é possível reverter?
São raros os casos em que os resultados não agradam a paciente, mas sim, é possível revertê-lo! Através de uma mistura de uma substância chamada hialuronidase com um pouco de corticoide, é possível acelerar o processo de degradação do ácido hialurônico, fazendo com que o volume dos lábios diminua mais rápido.

Related posts
Beleza S/A

Massagem manual ajuda contra a flacidez facial?

1 Mins read
POR: Rovella & Schultz Boutique Press Interactive  O envelhecimento facial é um processo natural, mas que acarreta em algumas alterações na pele,…
Beleza S/A

Ticiane Pinheiro é a nova embaixadora da marca Ad Clinic

5 Mins read
Godiva Propaganda está à frente da Campanha “Clínica de estética não é tudo igual” POR: Queissada Comunicação A escolha pela apresentadora vai…
Beleza S/A

Especialista fala sobre produto utilizado por Neymar

4 Mins read
POR: Conecta Agencia Taís Araújo, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, a cantora Anitta e o jogador Neymar. Você já deve ter visto esses…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.