[radio_player id="1"]

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/economiasacom/public_html/wp-content/themes/inhype/inc/templates/post-header/post-header-image-2column.php on line 8
Moeda Forte

Elas representam 20% da força de trabalho nas mineradoras

2 Mins read

Mercado de mineração gera 180 mil empregos diretos, representa 4% do PIB e atrai público feminino para o setor

O setor de mineração é uma área da economia que se mantém cada vez mais forte. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, somado a indústria extrativista, este mercado representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 25% do saldo comercial do Brasil.

Com mais de 10 mil mineradoras espalhadas pelo país, e sendo um forte candidato à potência mineral, o Brasil tem atraído, cada vez mais, o público feminino o setor. Dados que não surpreende em países de primeiro mundo, como o Reino Unido, por exemplo.

Em evento realizado no final do ano passado, em Belo Horizonte, a inclusão do público feminino no mercado de mineração foi pauta central da discussão. A primeira edição do Women in Mining, realizado na FAPEMIG, reuniu executivas da Vale, Anglo American, Nexa Resources, entre outras e debateu oportunidades e desafios em uma área que o Reino Unido já possui total expertise: a inserção do público feminino nas mineradoras.

Para Nathalia Gomide, analista comercial do Consulado Britânico, a atuação e a presença da mulher na indústria são muito tímidas, pois, a culpa não está na falta de oportunidades, mas sim, na falta informação, na falta de diálogos. “Desde 2016, cuidamos da área da mineração junto ao consulado, enxergamos promoções e viabilizamos parceria entre empresas britânicas e brasileiras. Homens e mulheres são diferentes nos mais diversos quadros. Mas ficou comprovado que a melhora da conta da empresa está justamente na mudança de pensamento entre gêneros, raças e outras questões. As empresas têm que colocar na sua pauta de uma maneira efetiva e não, emergencial, e avaliar como a diversidade dentro das empresas pode impactar nos resultados. Afirma Nathália: “temos muitas mulheres importantes dentro das empresas e isso deveria ser estimulado”.  A analista comercial do Ministério do Comércio Internacional e Ministério do Reino Unido acrescentou ainda que hoje a força de trabalho feminino dentro das mineradoras já representa 20% e que algumas empresas estão começando estruturar seus postos para atrair mulheres para empresas da área de mineração.

Sobre o Evento Women in Mining

A primeira edição do evento Women in Mining  aconteceu em novembro do ano passado, e é uma iniciativa conjunta liderada pelos governos do Brasil e do Reino Unido, conhecida por: Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação.

Inicialmente discutido entre o então Ministro das Relações Exteriores, Boris Johsnson, e o Ministro de Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, em Agosto de 2017, em Londres. O Ano foi oficialmente lançado em 27 de março de 2018 em Brasília, numa cerimônia no Ministério da Tecnologia, Inovações (MCTIC). As atividades do Ano ocorrerão entre março de 2018 e abril de 2019. O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação é uma plataforma que promove oportunidades para cientistas, empreendedores e empresas brasileiras e britânicas para que celebrem o que a pesquisa conjunta entre os dois países já alcançou e para discutir como trabalhar juntos frente aos principais desafios globais em quatro áreas prioritárias: clima & biodiversidade; agricultura sustentável, saúde & ciências da vida; e energia. O Ano visa construir uma agenda positiva de eventos e projetos em ciência e inovação para aprofundar a colaboração científica entre o Brasil e o Reino Unido.

Related posts
Moeda ForteUncategorized

Ana Chaves, psicoterapeuta explica a importância de eventos para fortalecer os relacionamentos corporativos

2 Mins read
Falar de eventos corporativos é estar a frente de inúmeras possibilidades de realizações O evento pode acontecer em um hotel, em um…
Moeda Forte

Wepink fatura R$ 40 milhões somente no mês de julho

1 Mins read
Marca contou com três lançamentos neste período e já vendeu mais de 2,7 milhões de produtos na metade do ano de 2023…
Moeda Forte

Coca-Cola América Latina anuncia campanha "Somos Muitos" para celebrar o papel das pessoas nas mudanças positivas

6 Mins read
Campanha visa reforçar o compromisso de inovar e oferecer novas soluções aos desafios existentes por meio do empoderamento econômico, Mundo Sem Resíduos…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/economiasacom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349