NOVO! Nova revista digital Leia mais

Informações

Em meio à crise energética, indústria pode economizar o recurso com motores elétricos

2 Mins read

O setor aposta em equipamentos com motores elétricos que se acoplem a redutores, gerem economia de energia e tenham flexibilidade na montagem

POR: Estilo Press

Em meio à vacinação contra a covid-19, a indústria começa a reagir aos desafios e obstáculos gerados pela pandemia. O avanço da imunização e o aumento da mobilidade das pessoas se tornam fundamentais para garantir maior segurança às operações e mais rentabilidade às fábricas e empresas nos próximos meses. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial do primeiro semestre de 2021 fechou com alta acumulada de 12,9%. Em 12 meses, houve um avanço de 6,6%.

Segundo os dados divulgados pelo instituto, as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,3% em junho, interrompendo a sequência de quedas observada desde fevereiro. Além disso, a capacidade máxima de produção, medida pela UCI (Utilização da Capacidade Instalada), cresceu novamente e está no maior patamar desde 2013, de acordo com a CNI. “Nesta retomada, o setor está apostando em equipamento com melhor eficiência — motores com flexibilidade construtiva e que gerem economia de energia — pois é um investimento que se paga de curto a médio prazo, especialmente em máquinas que trabalham muitas horas por dia”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.

Como os motores elétricos são responsáveis por boa parte do consumo de energia no país e no mundo, a redução desse consumo também se faz necessária neste momento de seca, no qual já se observa a deterioração do nível dos reservatórios das hidrelétricas e possível problema de abastecimento. Por isso, as indústrias — como as que utilizam equipamento para diversas aplicações — dão preferência a motores elétricos que se acoplam facilmente a redutores, com objetivo de terem maiores ganhos em consumo energético e evitarem gastos com substituição. “Por isso, na Hercules Motores, fabricamos motores elétricos com grau de proteção IP 21 – 44 e 55, monofásicos e trifásicos, que servem para qualquer tipo de redutor, seguindo as normas mundiais IEC e NEMA. Esses redutores impedem que os motores elétricos com uma potência/velocidade/torque maior do que a necessária para certas atividades, tenham um consumo desnecessário de energia elétrica”, explica.

Drauzio Menezes também salienta que no segmento de equipamentos para automação industrial, os motores devem possuir formas construtivas diferenciadas, com flexibilidade e facilidade de alteração, trazendo assim mais facilidades e ganho na produtividade. “Eles devem ter alta eficiência e facilidade da multimontagem; possibilidade de a caixa de ligação girar de 90 em 90 graus; pés removíveis; click rural na linha monofásica e carcaça em alumínio, resistentes a ambientes corrosivos e salinos”, finaliza.

Sobre a Hercules Motores Elétricos

A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande portes. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O App pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

Crédito: divulgação

Related posts
Informações

Como implementar ambientes corporativos saudáveis

2 Mins read
Consultoria Newa, especializada na capacitação de líderes, entende que é fundamental construir espaços organizacionais focados no desenvolvimento coletivo POR PINEAPPLE HUB Em…
Informações

Parque D. Pedro Shopping realiza promoção especial da série 'Friends'

2 Mins read
Brindes personalizados podem ser retirados a partir desta quinta, 23, até 8 de outubro; promoção ‘Comprou, Ganhou’ conta com três opções de…
Informações

São Paulo realiza, em outubro, a pré-COP 26 para antecipar tendências do encontro de Glasgow (Cop 26)

2 Mins read
Evento reunirá cidades brasileiras e de outros países que têm ações em andamento na direção de redução de emissão de carbono e…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.