Empreender S/A

De Minas Gerais para o mundo: o berço da mineração se consolida também como o berço do empreendedorismo brasileiro

5 Mins read

POR: PiaR Comunicação

Com a terceira maior economia do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais de 20 milhões de habitantes, Minas Gerais é amplamente conhecida por sua história e cultura, sendo guardiã de 70% do patrimônio cultural do país, segundo informações da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, e também pela culinária, que conquista a todos os paladares de diferentes regiões e nacionalidades.

Mas, além disso, o estado também tem fama de ser um polo de empreendedorismo e do nascimento de diversas startups e companhias brasileiras extremamente relevantes para o ecossistema. Segundo o estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021, realizado pelo Banco Mundial, Minas é o estado brasileiro que realiza de forma mais rápida o processo de abertura de novas empresas.

O Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2021, feito pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups) em parceria com a Deloitte, aponta que existem mais de 1200 startups no estado, o que representa 9,5% do total brasileiro. Cerca de 25% já receberam investimentos.

De acordo com a ferramenta Startup Scanner, desenvolvida pela Liga Ventures, a região se destaca pela quantidade de soluções presentes em alguns setores, ficando atrás apenas do estado de São Paulo. No segmento de Energia, por exemplo, 14,71% das startups são de Minas Gerais. O setor de ConstruTechs também se destaca, com 13,51%, seguido pelo setor de Sales Techs, no qual o estado mineiro ocupa a terceira posição em número de startups, com 10,34% das soluções.

Não é à toa que o Vale Do Silício Brasileiro está localizado na capital mineira. A brincadeira com o polo tecnológico da Califórnia transformou o bairro São Pedro em San Pedro Valley, onde abriga gigantes como Rock Content, Méliuz, Buser e Hotmart. Nascida nesse promissor berço das inovações, a Sambatech, edtech que leva conhecimento a todos os cantos do país, é agora referência no assunto e foi premiada em diversos países.

Gustavo Caetano, fundador da edtech, é nascido em Araguari, no triângulo mineiro, e agora pertence ao mundo. É um dos brasileiros mais influentes da internet segundo o LinkedIn e a revista GQ. Estudou inovação e criatividade no MIT (Boston), Stanford (Palo Alto), Universidade da Disney (Orlando) e Syngularity (NASA/Califórnia). “O papel que os empreendedores mineiros exercem sobre todo o ecossistema é muito importante e gratificante. Criei a Sambatech junto com um time de profissionais altamente qualificados em um tempo em que o cenário de inovação na cidade ainda não era tão conhecido e isso fez com que nós fossemos um dos precursores do movimento San Pedro Valley. Isso foi um passo importante para desenvolver a inovação na região”, afirma Gustavo.

CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem, Samir Iásbeck é um entusiasta da internet e tecnologia. Seu aplicativo foi classificado com uma das 50 maiores inovações educacionais da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2016 e, entre seus prêmios, está o de Aplicativo do Ano para América Latina, entregue pelo Facebook em 2015. O empreendedor foi nomeado pelo Governador do Estado de Minas Gerais o 1º Embaixador de Startups e Empreendedorismo com a missão de divulgar o Estado e o Programa Seed MG pelo Mundo e eleito um dos 50 profissionais mais inovadores da Comunicação e do Marketing do Brasil pela Revista ProXXIma, em 2014. Em 2015, foi selecionado para o seleto programa de Experts da Google. “O ecossistema de inovação em Minas Gerais já se consolidou e tem tudo para ser um dos maiores do Brasil. Muitas startups já alcançaram destaque no cenário brasileiro e internacional, atraindo grandes investimentos e já passaram por diversas fases de maturidade”, aponta o executivo.

E não é apenas no bairro São Pedro que surgem boas ideias. Nascido na zona norte da capital, Alberto André representa o empreendedorismo “na raça”, palavras dele. De origem humilde, se encantou pelo mundo da programação e o crescimento de sua carreira foi exponencial. Passou pela Rock Content e fundou a ETUS Media. Em 2019, fundou o Plusdin, startup da qual é CEO hoje. A fintech é especializada em serviços financeiros com uma plataforma que recomenda produtos de acordo com as necessidades de cada cliente e, só neste ano, faturou mais de 70 milhões de reais.

Formado em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Frederico Menegatti é outro empreendedor de sucesso na região mineira. Ele atua na geração de estratégias de negócios rentáveis, sustentáveis e de longo prazo, utilizando a inovação tecnológica e de modelo de negócios como diferenciais. Sua empresa, a Getrak, referência internacional no desenvolvimento e fornecimento de infraestrutura e maior provedora de tecnologia para empresas de rastreamento veicular e IoT da América Latina, está sediada em Minas Gerais, com mais de 750 mil veículos ativos, mais de 1.000 clientes e 340 mil chips vendidos.

No aniversário de 301 anos de Minas, veja as empresas mineiras que estão se destacando no mercado brasileiro:

Group Software

Há 25 anos foi criada a Group Software, especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas em gestão de propriedades modernas e eficientes para inovar, acelerar, otimizar todo esse ecossistema e alavancar a transformação dos negócios. Atualmente, a empresa mineira está em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros, possui mais de 10 mil clientes, 5 milhões de unidades administradas em três continentes e conta com mais de 500 colaboradores. Em 2019, ela foi reconhecida pela Glassdor como uma das 10 empresas mais amadas do país.

Far.me

Fundada em 2018 em Belo Horizonte, a Far.me é a primeira plataforma de compra de medicamentos recorrentes no Brasil. A empresa fornece um serviço individual e personalizado para pacientes que utilizam remédios contínuos. A healthtech nasceu do sonho de três amigas farmacêuticas que se formaram juntas na Faculdade de Farmácia da UFMG e, em 2021, teve um crescimento de 233% no número de clientes e 150% em seu faturamento.

Nvoip

Nascida e com sede em Juiz de Fora, Zona da Mata, A Nvoip foi fundada em 2018 por Leandro Campos e Irina Campos. A startup de telecomunicações oferece ao mercado uma plataforma de comunicação de voz, SMS e API para pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente, a companhia tem clientes em todo território nacional e possui a maior cobertura de telefonia em nuvem do Brasil, chegando a mais de 2550 municípios brasileiros, além de impactar em mais de 70 países.

Track

Com sede em Belo Horizonte e fundada em 2012 pelos empreendedores Tomás Duarte, Luiz Carvalho e Tatiana Carvalhais, a Track.co é a startup referência em Customer Experience no Brasil. A empresa já impactou mais de 200 milhões de consumidores e 1.500 marcas em dez países, como Electrolux, Sky e Hermes Pardini, a partir de uma plataforma completa para o gerenciamento de dados da Experiência do Cliente.

Neuroganho

A plataforma voltada para auxiliar a estimular o desenvolvimento de crianças portadoras de deficiências cognitivas nasceu em Belo Horizonte (MG) em 2018 e foi acelerada pelo InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental em 2020. Fundada por Ana Beatriz Correa, a Neuroganho oferece ferramentas para estimulação que podem ser realizadas em casa pelas famílias, incluindo a fala e raciocínio lógico. Ela disponibiliza diferentes programas e planos de assinaturas e tem apresentado ganho de qualidade de vida para pessoas com Autismo, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Hidrocefalia e Microcefalia.

SGA TI em Nuvem

Fundada em 2010 em Minas Gerais (Belo Horizonte), a SGA, especializada em nuvem, cria soluções para desafios reais que afetam empresas de diversos segmentos e portes, por meio de novas tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial, transformando todas as áreas e o negócio. Com atuação em empresas de médio e grande porte, ela tem como objetivo diminuir os custos operacionais, garantir mais eficiência, reduzir os riscos e ajudar seus clientes a se tornarem ainda mais competitivos, atuando sempre em conjunto com a área de TI.

Related posts
Empreender S/A

Popularizando o NFT, Block4 lança colecionáveis a partir de R$10

2 Mins read
POR: Ágata Cunha O NFT está cada vez mais popular. E para atrair ainda mais admiradores, a fantech Block4 fechou parceria com…
Empreender S/A

Saiba como atingir suas metas de 2022 utilizando seu dinheiro de forma inteligente

3 Mins read
Especialista dá dicas de como utilizar os recursos para economizar dinheiro e começar o ano com o pé direito POR: Piar Comunicação…
Empreender S/A

Torky oferece garantia na compra de microfranquia

1 Mins read
POR: Agência Deadline Caso o franqueado não obtenha retorno no prazo de um ano ele recebe o valor integral da taxa de…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.