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Economia S/A

5 dicas para o varejo se preparar para datas sazonais

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*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

 O varejo tem seu fluxo orgânico de vendas, mas em datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, das Crianças, Black Friday e Natal, o volume aumenta exponencialmente. Nesse cenário, o e-commerce mostrou um crescimento acelerado no início da crise sanitária acarretada pelo novo coronavírus, sendo a principal alternativa aos lojistas para manter os negócios em andamento. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em maio desde ano, as vendas online corresponderam a 11,6% do setor varejista do Brasil.

Diante disso, o varejo consegue prever e se preparar para essas datas e atender melhor os consumidores. Veja 5 dicas de superar as expectativas dos clientes nos momentos especiais:

1.   Mapeie as datas comemorativas: saber quando o volume de vendas irá aumentar é o primeiro passo para suprir as demandas extras.

2.   Analise o histórico dos períodos de maior volume: nem todas as datas comemorativas são rentáveis ao seu negócio. Nas mais fortes, como Dia das Mães e Natal, o aumento de vendas é esperado, mas, conforme seu core, no Dia do Orgulho Nerd não, por exemplo, fará sentido investir esforços.

3.   Planejar as ações com antecedência: a comunicação, os descontos e a logística de entrega precisam ser pensados e executados com maestria para que as expectativas dos clientes sejam atendidas e não haja reclamações.

4.   Descontos e facilidades reais: oferecer desconto para pagamentos à vista, ou praticar a redução de preços de modo que o consumidor não se sinta enganado. É sabido que algumas empresas agem de má-fé e aumentam os valores antes de datas comemorativas para encher os olhos dos clientes com grandes descontos. Os consumidores estão mais atentos a essas práticas e ficam de olho nos preços. Além disso, a loja pode ser acionada por órgãos regulatórios e ser multada por irregularidades.

5.   Estar pronto para a resolução rápida de problemas: por mais que se planeje, erros podem acontecer. Esteja atento a isso e tenha soluções para resolver as pendências o quanto antes e com menos impacto aos consumidores.

O varejo tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são ainda mais especiais e alavancam os negócios. Para ser bem-sucedido, explore o potencial de sua empresa, tenha organização e planejamento.

 

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com

Sobre a Giuliana Flores 

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

Enviado por: NB Press Comunicação

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