[radio_player id="1"]
Finanças

Em 2020, 53% dos brasileiros pediram empréstimo pessoal para pagar dívidas

2 Mins read

Segundo levantamento da fintech Bom Pra Crédito abrir ou investir em um negócio (19%) e comprar um veículo (7%) lideraram também as solicitações de crédito no ano

POR: pineapplehub

Pesquisa realizada pela fintech Bom Pra Crédito – marketplace que une credores e tomadores de empréstimos por meio de uma experiência única e 100% digital – para compreender o perfil do tomador de empréstimo em 2020, o Brasil é um país que quer pagar suas dívidas. De acordo com a startup, 53% dos brasileiros pediram empréstimo pessoal para ficar com as contas no azul.

Ainda de acordo com o estudo, investir em um negócio (19%), comprar um veículo (7%), reformar um imóvel (6%), fazer compras (4%) ou comprar um imóvel (3%) seguem liderando o ranking de prioridades financeiras dos tomadores de empréstimo.

Para Ricardo Kalichsztein, CEO do Bom Pra Crédito, em um ano tão atípico, as finanças de muitos brasileiros ficaram comprometidas, sendo necessário recorrer ao crédito para manter a organização das contas em dia. “Alguns fatores contribuíram bastante para a busca por crédito neste ano, tais como a redução do auxílio emergencial, a alta nos preços de alimentos e compras de supermercado, além da variação excessiva do IGP-M em 2020, índice utilizado nos contratos de aluguel”, explica Kalichsztein.

Ainda de acordo com dados da startup, ao longo do ano, a procura por empréstimo aumentou 27,7% na média diária de solicitações por pessoas com renda de até R﹩ 2 mil no quarto trimestre, quando comparado ao fim do terceiro. Os números reforçam um impacto financeiro maior na população de baixa renda das classes C e D.

Quanto ao perfil dos respondentes, o público majoritário foi de assalariados (42%) e autônomos (33,5%). “A pandemia pegou muita gente de surpresa, principalmente os mais de 20 milhões de trabalhadores autônomos que temos no país. Nesse cenário, diversas medidas, adaptações tiveram que ser tomadas para evitar prejuízos e impedir a falência dos negócios, incluindo as solicitações de empréstimo”, contextualiza o CEO.

Sobre Bom Pra Crédito:

Fundado em 2013, o Bom Pra Crédito é o primeiro e maior marketplace de crédito online do Brasil. A plataforma une credores e tomadores de empréstimos por meio de uma experiência única e 100% digital, do cadastro até a assinatura do contrato.

Em 2019, recebeu um aporte de R﹩ 35 milhões em rodada pré-Série B liderada pelo Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação da América Latina. Em outubro de 2018, a fintech já havia recebido um aporte Série A de R﹩ 22 milhões liderado pelo fundo Innova Capital, que já investiu em empresas como Movile. Além desses investimentos, a empresa também foi aportada pelos fundos de VC Astella Investimentos e SP Ventures. O Bom Pra Crédito conta com cerca de 7 milhões de usuários e já intermediou mais de R﹩ 700 milhões em empréstimos dos mais de 30 parceiros que compõem a plataforma.

Related posts
Finanças

Visando diversificar portfólio, Idea Maker lança produto para registro eletrônico de contrato de financiamento de veículos

3 Mins read
O Idea Bureau chega para ganhar espaço em um mercado tradicional que movimenta cerca de 600 mil contratos mensalmente em todo o…
DestaquesFinançasTecnologia

O que a inteligência artificial não pode fazer por suas finanças?

2 Mins read
A inteligência artificial (IA) invadiu nossas vidas e se tornou um dos tópicos mais discutidos atualmente. No entanto, há limitações que a…
BusinessFinanças

Ex-garçom da Bella Capri se torna multifranqueado e fatura R$ 3 milhões vendendo pizzas

3 Mins read
Itamar dos Santos Simas é o franqueado da lojas de Bauru, Marília, Três Lagoas e Botucatu Itamar dos Santos Simas começou a…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.