• Companhia está pronta para comprar até 10 provedores de internet de pequeno porte
• Objetivo é se consolidar também na prestação de serviços a micro e pequenas empresas
POR: ML&A Comunicações
A Megatelecom, companhia que oferece serviços personalizados em soluções de tecnologia e telecomunicações B2B, irá adquirir de 5 a 10 provedores de internet de pequeno porte, entre o fim do primeiro trimestre e início do segundo tri de 2021, com um investimento de até R$ 150 milhões. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio 1,2 mil clientes corporativos de médio e grande porte, e, com as novas aquisições, passará a atuar também com a prestação de serviços a micro e pequenas empresas.
“Estamos em processo de diligência. Nossa intenção é incorporar empresas, em São Paulo e no interior, que disponham de produtos que possam atender e agregar ao nosso portfólio, que já oferece soluções customizadas – de acordo com o que cada companhia precisa de fato”, explica o CEO da empresa, Carlos Eduardo Sedeh.
Crescimento na pandemia
Tendo em vista o grande número de empresas fechando ou diminuindo o fluxo de pessoas em escritórios, operadoras corporativas, que ofereciam somente serviços de telefonia e internet, enfrentaram problemas, ao contrário dos provedores residenciais, que cresceram devido ao aumento da atividade de home office. A Megatelecom, no entanto, mesmo como uma operadora corporativa, conseguiu aumentar sua receita em 20% ao direcionar seus negócios ao fornecimento de soluções de TI, como PABX Virtual, Cloud, SD-WAN, além de serviços de consultoria.
A aposta na nova oferta de serviços deu tão certo que, no 2º, 3º e 4º trimestre de 2020, as soluções de TI representaram 60% das novas vendas da empresa; serviços de voz e dados ficaram nos 40% – antes da pandemia esse número era de 80%.
O CEO da Megatelecom explica: “Foi, e ainda é, visível, para quem trabalha no mercado de tecnologia, o aumento da procura por projetos de transformação digital por parte das empresas nos últimos meses. A mudança na dinâmica dos negócios, devido à crise causada pela COVID-19, acelerou a necessidade da implantação desses projetos. A Megatelecom atende bancos – tradicionais e digitais -, além de corretoras de valores, setores mais resistentes a mudanças, mas que se viram obrigados a investir em soluções de TI para manter os negócios seguros e funcionando”.
Além disso, a companhia optou por não demitir desde o início da pandemia e acabou tendo um movimento contrário, com a necessidade de contratar novos profissionais para atender à demanda. Seu quadro de funcionários aumentou 20%.
Sobre a Megatelecom
Megatelecom Telecomunicações S/A atua desde 1999 nos mercados de provimento de acesso à Internet, links de transporte de longa distância e alta capacidade e telefonia. Com o conceito de uma butique de telecomunicações, a Megatelecom oferta soluções customizadas e projetos especiais para clientes corporativos e operadoras de comunicações. A oferta da empresa foca em serviços de valor adicionado, como transmissão de dados com menor latência e projetos de segurança de rede.