[radio_player id="1"]
Informações

Seu nome, seu maior patrimônio

2 Mins read

POR: Betini Comunicação

No Brasil, temos o hábito de fazer menção ao ‘nome sujo’, termo que designa aquela situação em que o consumidor tem alguma conta ou dívida inadimplente, com a contrapartida do registro de seu CPF em algum dos birôs de crédito. Na prática, sua ocorrência gera vários efeitos colaterais na vida do ‘negativado’:  seu ‘score’ é afetado, dificultando a possibilidade de acessar crédito em condições favoráveis e a pessoa corre o risco de ser prejudicada em transações cotidianas, como fechamento de contratos, seja de aluguel, compra e venda de bens e até mesmo na obtenção de emprego.  

O conceito é obviamente uma proteção do sistema contra devedores que não honram os pagamentos de suas dívidas e não fosse por ele não teríamos desenvolvido a indústria de crédito tal qual ela é. Em outras palavras, um birô negativo é prerrogativa para o funcionamento minimamente adequado do mercado. Não é propósito desse artigo abordar a ampliação desse conceito, que seria o acúmulo de informações positivas, o dito cadastro positivo, que tornam as práticas de mercado ainda mais claras e acessíveis para todos, e sim reforçar a importância da manutenção das contas em dia, e consequentemente, do nome limpo. 

Isso tem a ver com sua reputação, ou seja, um selo de credibilidade que o mercado lhe atribui por conta de seu comportamento. Imagine-se na posição de credor, de alguém que concede crédito a dezenas de pessoas, para manter o exemplo simples. Qual o  critério que você utilizaria para determinar se emprestaria ou não dinheiro a alguém? Saber se essa pessoa é uma boa pagadora, ter acesso ao seu histórico de pagamento. Antes de qualquer outro, essa seria a primeira informação requisitada.  

Daí a importância de zelar pela boa reputação de seu nome. Em que pese o fato de que inúmeros eventos alheios à sua vontade podem interferir na capacidade de pagar suas contas, o fato é que tão logo ela seja minimamente reestabelecida, um plano para equacionar esse problema será sempre bem-vindo. Buscar financiamentos mais baratos, alongar a dívida, negociar descontos com o credor, são todas ações que podem proporcionar uma saída viável para ‘limpar o nome’. Lembre-se, ele é seu maior patrimônio e deve ser tratado com todo cuidado. Ninguém é capa de fazê-lo, somente você. 

 Victor Loyola é empresário do ramo financeiro, cofundador e coCEO da ConsigaMais+, empresa de crédito consignado privado, que acredita na educação financeira como recurso para garantir qualidade de vida.  

Related posts
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
CarrosDestaquesInformações

BYD inova mais uma vez e amplia garantia das baterias sua linha de empilhadeiras elétricas no Brasil 

3 Mins read
Medida amplia benefício para 8 anos e é válida para todos os produtos comercializados no Brasil a partir deste mês (11/09/2024) – A…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.