[radio_player id="1"]
Empreender

Mitos e verdades sobre o treinamento de equipe

2 Mins read

POR: Agência Deadline

O mundo dos negócios está mudando em uma velocidade nunca antes vista! A forma de contratar colaboradores mudou e, consequentemente, a maneira de treinar e desenvolver pessoas também, muitas são as dúvidas dos empresários e gestores de RH sobre treinamentos.

A especialista em estratégia de negócios, Priscila Guskuma, desvenda alguns desses mitos e verdades:

  1. É melhor investir em treinamento do que substituir o colaborador

Verdade! Trocar o colaborador deve ser uma das últimas opções do empresário, muitos sabem que essa pode ser a opção mais “fácil”, porém, não é a mais eficaz para a empresa. Alguns estudos apontam que chega a ser 30% mais barato investir em treinamento do que um processo seletivo e reposição de uma vaga. Muitas empresas não oferecem descritivo de cargos e funções que possibilita ao colaborador clareza de suas atividades e indicadores de performance. Preparar as pessoas e direcioná-las é o que faz a diferença no resultado.

  1. É possível aumentar as vendas treinando bem uma equipe
    Verdade! Treinamentos Técnicos ou Comportamentais em vendas podem aumentar muito os resultados da equipe, principalmente, se for feito um diagnóstico prévio. Clientes ocultos, por exemplo, podem identificar falhas no processo de vendas, auxiliando na construção de pilares que a equipe precisa fortalecer como: Prospecção, Qualificação de Clientes, Apresentações Personalizadas, Quebra de Objeções, Fechamento e Pós Venda. Muitas equipes comerciais trabalham sem um método a seguir, vendem de forma aleatória e desorganizada.
  2. O treinamento vai mudar de uma vez os comportamentos da equipe

Mito! Os comportamentos despertam, preparam e ativam as pessoas para entrarem em ação, oferecem técnicas e ferramentas para colocarem em prática, porém, se todo o aprendizado adquirido não for colocado em prática nada vai mudar. É muito importante que o líder participar do treinamento junto com a equipe para poder cobrar a aplicação e resultados no dia a dia.

  1. Treinamentos de equipes são caros

Mito! É muito mais caro ter uma equipe improdutiva e sem resultados! Basta o empresário fazer as contas, se cada colaborador melhorar seu desempenho em 10%, quanto ele passa a ganhar a mais? Faça as contas do prejuízo causado por um equipe desqualificada e sem treinamentos, retrabalhos, clientes insatisfeitos, cancelamento de contratos e vendas, pode ter certeza que fica muito mais caro não ter uma equipe treinada.

  1. Devo treinar o colaborador apenas quando ele é contratado

Mito! Claro, que um novo colaborador precisa passar pela integração da empresa e alguns treinamentos básicos para exercer a função, porém, todos precisam ser treinados constantemente. O mercado muda a todo momento, o consumidor está cada vez mais exigente e a equipe precisa ser preparada para as novas demandas, dependendo do segmento, o ideal é sempre mesclar treinamentos técnicos e comportamentais.

  1. O treinamento da equipe deve acontecer antes da criação dos processos da empresa

Verdade! Se uma empresa não tem processos claros e definidos, antes de implantá-los, é preciso preparar a equipe para entender a importância para cada setor, pois são os colaboradores que vão aderir e executar. Muitas empresas tem processos desenhados no papel, no entanto, as pessoas não executam, pois não foram treinadas e preparadas para saber a sua importância.

Related posts
DestaquesEmpreender

De Aracaju ao Topo da Creator Economy: A Ascensão Inspiradora de Victor Cabral

2 Mins read
Victor Cabral, de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, vem se consolidando como um dos grandes nomes mais proeminentes da Creator Economy…
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read
Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor Segundo um…
Empreender

Inovação aberta: quatro passos para uma corporação criar um CVC

3 Mins read
No Brasil, o mercado de CVC (Corporate Venture Capital) tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse das corporações em se…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.