A iniciativa busca impulsionar a inovação no maior conglomerado de mídia do Brasil
POR: Dona Comunicação
Em sua jornada mediatech, a Globo faz da inovação tecnológica um pilar fundamental em todas as pontas de seus negócios, desde a ampliação de entregas e soluções para anunciantes e agências, passando pela consolidação do modelo D2C, até a produção de conteúdos. O mais novo passo em direção à inovação foi lançado nesta segunda-feira, 20 de dezembro: o primeiro desafio de Inovação Aberta da companhia, em uma parceria com a empresa de gestão da inovação, AEVO. A ação faz parte de um Programa lançado no portal Connect, e tem objetivo de fazer negócios inovadores com startups brasileiras.
A iniciativa é do Mediatech Lab. ”Existimos para aproximar o futuro e gerar impacto na estratégia do negócio. Queremos ser o motor de transformação que acelera a nossa empresa e a sociedade em direção ao futuro”, conta Paulo Henrique Castro, diretor do laboratório de inovação da Globo.
O primeiro desafio aberto no programa, com inscrições disponíveis na página da empresa até 20 de janeiro de 2022, tem como objetivo a “Geração automática de infográfico em vídeo através de dados”. A missão é encontrar uma startup para desenvolver solução capaz de compreender o contexto dos dados e processar as informações de forma a exibir diferentes visões e níveis, bem como a indicação de layouts que melhor se enquadrem ao contexto proposto, permitindo a personalização dos infográficos.
Para o desafio, são buscadas soluções que se enquadrem nos seguintes requisitos: ser capaz de ler e entender o contexto dos dados; gerar automaticamente os infográficos em vídeo; permitir personalização de templates.
A parceria com startups, que estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil, é uma das estratégias da Globo para 2022. Por isso, além do desafio já aberto, dentre outros que a organização já tem em vista, será disponibilizado um local onde startups de todos os tipos de segmentos e atuação possam se cadastrar para fazer negócios com a companhia. ”Convidamos startups do Brasil, que acreditam ter sinergia com o nosso negócio, a se conectar conosco por meio da nossa página”, acrescenta Paulo Henrique.
Mediatech Lab
O laboratório de inovação visa trazer cada vez mais destaque para iniciativas inovadoras da organização. O objetivo do seu trabalho é desenvolver novas experiências para milhões de brasileiros e impulsionar a transformação digital da organização, combinando conteúdo, negócios e tecnologia.
Sobre a Globo
Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo reúne canais de TV aberta e de TV por assinatura, além de produtos e serviços digitais. Seus canais lineares falam com mais de 100 milhões de pessoas todos os dias no Brasil. E, graças à sua ampla rede de afiliadas parceiras que cobre todo o país, é capaz de ser local, regional e nacional ao mesmo tempo. Iniciou em 2018 a sua jornada de transformação para uma empresa mediatech, fortemente apoiada em tecnologia, voltada para o relacionamento direto com o consumidor. Oferece uma experiência completa ao público, conjugando a capacidade de produzir conteúdo de qualidade com a expertise tecnológica, com distribuição em várias plataformas, como a TV Globo, canal de TV aberta; seus 26 canais de TV por assinatura; o Globoplay no streaming; seus produtos digitais de jornalismo, o g1; esporte, com ge . globo; entretenimento, com gshow, entre outras.
Sobre a AEVO
A AEVO é uma empresa brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, criada com o objetivo de transformar culturas corporativas no Brasil e no mundo. A AEVO oferece soluções, por meio da plataforma AEVO Innovate, que viabilizam a comunicação, gestão e implantação de ideias que promovem melhorias contínuas nas empresas parceiras. Com o auxílio da ferramenta, é possível criar processos reais, mensurar resultados e permitir que colaboradores contribuam de forma estruturada, oferecendo ainda a conexão com uma base de 15 mil startups. Já são mais de 100 clientes e cerca de 300 mil pessoas – colaboradores dessas empresas – impactados. Em 2021, a empresa foi reconhecida como a principal startup brasileira na categoria de Recursos Humanos, pelo segundo ano consecutivo, e a terceira colocada no ranking geral do Prêmio 100 Open Startups.