POR: Roberto Rodrigues
A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, não é? Não é bem assim, no mundo corporativo, o uso excessivo de aparelhos celulares além de prejudicar as relações interpessoais, pode prejudicar na condução dos trabalhos em uma mesa de negociações. Imaginem, em um momento decisivo de negociação, um grupo reunido em uma sala de reuniões e um dos elementos “grudado” no celular, pode ser olhando as mensagens de whatsapps ou olhando as imagens no instagram. Além de ser extremamente deselegante, demonstra descaso e até falta de interesse no assunto em questão e muitas vezes pode até gerar demissões. Algumas empresas optaram em colocar os celulares (em modo avião) em uma cesta durante as reuniões para não atrapalhar as negociações e decisões.
Um Diretor de uma multinacional passou por uma sensação desagradável ao deixar o áudio aberto de seu Whatsapp e ser obrigado a compartilhar com um grupo de executivos, um assunto doméstico e de extrema intimidade.
Uma empresa de comunicação, disponibilizou um caixa de acrílico com uma mensagem em letras garrafais dizendo que “celulares não são permitidos aqui”. A ideia partiu de um diretor de criação que se sentiu incomodado com os dependentes de tecnologia, após ver como esse aparelho e seu uso indevido era prejudicial no trabalho.
Especialistas declaram que um usuário checa seu celular a cada seis minutos, acredito que no Brasil esse tempo seja bem menor. Se por acaso, você entrar em um transporte público verificará uma enorme quantidade de pessoas conectadas seja em jogos, aplicativos de encontros, Whatsapp ou vendo imagens no Instagram ou Facebook.
Cientistas declararam que a dopamina (hormônio da gratificação) é liberada após as pessoas checarem o seu celular e dá uma sensação de leveza e prazer.
Consultamos o palestrante Anderson Araujo (@andersonaraujo.oficial) , especializado em boas maneiras, que gravou com exclusividade um vídeo falando sobre o assunto. Anderson atende grandes empreendedores e Diretores de empresas que querem manter as boas maneiras no mundo corporativo e ministrará o curso “Ladies and Gentleman” a partir de 24 de Julho com Claudia Matarazzo sobre o assunto no Iate Clube em São Paulo.
Bom dia Roberto Rodrigues, achei muito interssante seu comentario , sempre ao entrar em um onibus, metro ou mesmo nas ruas de grandes movimentos em Sao Paulo, percebo o quanto as pessoas se tornam distraidas lendo e enviando mensagens pelo celular .Correndo diversos riscos de , serem roubadas ,cairem e ate serem atropeladas colocando suas vidas em risco fatal.