De janeiro a setembro de 2022, 327.135 mil estudantes realizaram intercâmbio
POR: Queissada
No dia 06 de dezembro de 2022, a pesquisa inédita referente ao mercado de intercâmbio, do período de janeiro a setembro deste ano, foi divulgada, de forma online. Os dados mostram que houve um crescimento de 13%, ou seja, o país enviou mais jovens e adultos para ter experiências no exterior em 2022 do que antes do ano pré- pandêmico, 2019. Ao todo, foram 327.135 mil estudantes que embarcaram para fora do país, contra 289.500 mil em 2019.
Há 30 anos no mercado, a Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil (Belta) tem como objetivo certificar com o Selo Belta agências no setor de intercâmbio, que por meio de análise, atesta a saúde financeira e idoneidade das agências. Nesse ínterim, a Associação, periodicamente, desde 2010, realiza a pesquisa e concede ao país dados referentes ao mercado e sua movimentação, exibindo os principais destinos, modalidades de intercâmbio mais buscadas, o que favorece ou desfavorece fazer o intercâmbio, entre outros.
“É interessante verificar as tendências do mercado em 2022, pois, mesmo com a paralisação nos anos anteriores devido a pandemia, vimos que não houve uma desmotivação dos intercambistas. Ao contrário, estão com mais anseios e isso pode ser notado nos envios para o exterior que apresentou um crescimento 13% maior do que em 2019”, explana Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Em 21 anos, o Canadá se destaca entre os destinos mais procurados, que manteve a 1ª posição, e logo em seguida com os Estados Unidos e o Reino Unido. “O Canadá mantém a frente dos destinos mais procurados, principalmente pelo incentivo do governo canadense em receber estudantes e sua qualidade de vida. Já em comparativo de 2019, vemos o Reino Unido assumir a terceira posição, ultrapassando a Irlanda que ocupava a posição anteriormente”, exemplifica Argenta.
A análise mostrou também que entre os programas mais procurados, o curso de idiomas permanece na liderança, seguido do curso de férias para jovens (teen) no qual subiu duas posições (em 2019, ocupava a 4ª posição) e High School, em terceiro lugar.
Entre os aspectos que favorecem os destinos estão: controle da pandemia Covid 2019 (1º), Interesse do cliente vivenciar uma experiência internacional (2º) e Necessidade do cliente em diferenciar o currículo no mercado de trabalho (3º).
A Pesquisa reduzida Selo Belta 2022 conta com o apoio da ICEF (International Consultants for Education and Fairs) e produção da Mobilidade Acadêmica.
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio – tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 600 pontos de venda em todo o Brasil, 42 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!