
Deputado federal integrante da FPeduQ será o presidente da Comissão de Educação na Câmara
O deputado federal Maurício Carvalho (União–RO) foi eleito, com 26 votos a favor e duas abstenções, presidente da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. Membro da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), o deputado de Rondônia assume a liderança do colegiado em um período de debates fundamentais para o futuro do setor, incluindo a tramitação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, Maurício reforçou a importância do ensino para o desenvolvimento do país. “A educação não é apenas um tema de debate, é o caminho para transformar o país. O desafio aqui não é pequeno, e precisa ser conduzido com compromisso e colaboração”, ressaltou.
Segundo o parlamentar, é essencial que o Brasil implemente um sistema educacional eficaz, que valorize os professores e capacite os jovens para os desafios do mercado de trabalho. “É imprescindível assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, evitando que qualquer aluno fique para trás”, destacou Maurício Carvalho.
Perfil
Médico de formação, Maurício Carvalho possui experiência tanto no campo técnico quanto político. Ex-vereador e vice-prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia, na região Norte do Brasil, atualmente exerce seu primeiro mandato na Câmara Federal, além de atuar como diretor de expansão do grupo Educacional Fimca.
Atribuições da Comissão
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados analisa temas relativos à educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito à educação; e recursos humanos e financeiros para o setor.
A nova presidência da CE poderá influenciar decisões relevantes para o setor, incluindo o debate sobre o financiamento da educação básica e superior, a regulamentação do Ensino à Distância (EaD) e a qualidade do ensino no país.
Sobre a FPeduQ
A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.
O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.
Presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC), a Frente tem como vice-presidente o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).