POR: hotelcare
Com mercado imobiliário sangrando com escritórios e hotéis subutilizados, o novo projeto da HotelCare abre as portas da hospitalidade para integrar o que antes era quase impensável: serviços integrados em um mesmo edifício para Hotel, residencial e escritório.
“Alguns projetos que estamos participando tiveram que ser repensados, sobretudo porque ainda estão em desenvolvimento e construção e – sim – dá tempo de adaptar à nova e inesperada realidade do mundo imobiliário e hoteleiro. Já temos negociações avançadas em algumas capitais e cidades médias”. Esclarece Ronaldo Albertino, CEO da HotelCare.
Como funciona o conceito
Usando a estrutura dos hotéis, podemos adaptar com razoável velocidade, os apartamentos para uso residencial e de escritórios ou vice-versa, “retrofitando” (jargão usado em arquitetura para o termo reforma profunda) as instalações para adaptar ao novo triplo uso. O conceito é que todos têm o mesmo tipo de serviço e facilidades, entre eles arrumação que consiste em aspirar o apartamento ou escritório, arrumar a cama ou móveis e cortinas, higienizar banheiros e lavagem de louça leve; a recepção atenderá todos os serviços de apoio e mantém a segurança integrada de todo o edifício, com controles de acesso e garantia de privacidade. Outro ponto importante é que muitos destes edifícios, em especial os hotéis, têm estrutura com restaurantes e bares, fomentando um “lounge” de convivência e serviços de gastronomia, além de fitness de boa qualidade. Muitos ainda podem reverter os espaços de reuniões para mais apartamentos, quando viável e se aprovado pelos órgãos públicos.
Quero perder tempo para me deslocar? Claro que não. Gosto da possiblidade de trabalhar em casa? Sem dúvida. Mas ao mesmo tempo quero ter mudança de cenário, trabalhar sempre em casa é desgastante e a convivência em um “hub” de serviços pode proporcionar socialização e vida, fatores fundamentais pós pandemia. Sair para trabalhar em um outro andar e manter a vibração da minha casa para unicamente descanso e atividades com amigos e familiares é fundamental. Ter tudo em um só lugar é muito cômodo e, principalmente, mantém a saúde mental que é tão ou mais preocupante que a própria pandemia em si. Albertino sintetiza com o slogan da Hotel, Home & Office: “União sem fusão, distinção sem separação”.
As dificuldades existem
Como dito em matéria do E-investidor do Estadão nesse domingo 25 de abril 2021 sobre o fenômeno em Nova York: (ver matéria completa no link: http://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/hoteis-escritorios-vazios-pandemia:
“Para começar, os apartamentos devem ter pelo menos 15 metros quadrados, enquanto os quartos de hotel podem ser menores. E os apartamentos exigem cozinhas – embora os inquilinos possam compartilhar as instalações de cozinha em alguns conjuntos habitacionais”, disse Mark Ginsberg, diretor da Curtis+Ginsberg Architects, que desenvolve projetos a preços acessíveis.
A realidade brasileira é muito distinta dos Estados Unidos em vários aspectos, mas o abalo na área de turismo e edifícios comerciais tem relação direta com a tendência de consumo e abalaram a todos. Existem oportunidades reais para o setor, basta ter o produto certo e serviços adequados e viáveis para todos os usuários do conceito.
“Em, no máximo 5 anos, a tecnologia 5G vai transformar o mundo da hospitalidade, e temos que nos perguntar – buscando respostas sinceras – sobre o novo modelo de serviços. Não será mandatória a recepção como hoje conhecemos, mas será fundamental o acolhimento, a experiência, a atmosfera de cuidado e atenção. Podemos e devemos focar em serviços de qualidade que não são necessariamente mais caros, mas sim mais eficientes. A biometria vai superar o smartphone e os acessos serão automatizados e muito mais seguros, não precisará de contato humano nenhum e terá acesso autônomo, mas será acolhido pelo ambiente humanizado e agradável que atenda a todos: hóspede, morador e usuário do escritório”. Finaliza Albertino.