A Aarim, startup carioca de vendas online pelo Whatsapp, acaba de lançar a venda de passagens de ônibus. A novidade chega como grande aposta da marca para 2022, que tem expectativa de crescimento de 600% até o final do ano
POR: CNXCOM
O lançamento pega carona no aumento de 120% na procura pelas passagens rodoviárias no final de 2021. Os dados são de um levantamento da empresa DeÔnibus divulgado recentemente. Já o primeiro Anuário LCA/Buser de Transporte Rodoviário de Passageiros no Brasil, mostrou que o PIB do turismo brasileiro deve crescer R$ 2 bilhões até 2025 graças à tecnologia, que, no papel das intermediações, podem duplicar a venda de passagens do modal e gerar um crescimento ainda maior para empresas do setor, como a Aarim.
Para Victor Coutinho, sócio da Aarim, o avanço do setor e o novo produto da empresa tendem a popularizar ainda mais a venda de passagens do modal, que ainda é, em sua maioria, offline. “A novidade coloca na mão de mais de 120 milhões de brasileiros um mercado que ainda hoje é, em sua maioria, offline. Pois, com a nossa tecnologia o cliente pode buscar e comprar passagens de ônibus diretamente pelo WhatsApp. A experiência vai desde escolher o assento no ônibus, fazer o pagamento, até receber as passagens no celular” – explica.
Além da praticidade, o compra virtual Aarim White Label (AWL) automatiza as vendas via aplicativo e faz com que o processo de compra das passagens, seja personalizado e feito poucos minutos, com facilidade e segurança mesmo sem a intervenção humana.
Sobre a Aarim
Fundado em 2019 pelos cariocas Lucas Angi, de 25 anos, e Victor Coutinho, de 26 anos, o Aarim é a primeira plataforma de vendas 100% no WhatsApp, que viram nos aplicativos de mensagem uma oportunidade para empreender. Seu funcionamento se dá como um marketplace dentro do WhatsApp, onde é possível encontrar restaurantes, farmácias, mercados, pet shops, marcas de vestuário esportivo, entre outros tipos de serviços. Mais do que uma plataforma de delivery, é um assistente virtual que possibilita que a jornada de compra do usuário seja feita integralmente pelo aplicativo de mensagens, desde o primeiro acesso, passando pelo pagamento e indo até a finalização do pedido. É possível ainda fazer agendamentos e programar take away, funcionalidades que otimizam a experiência de compra.
Para realizar o pedido, basta enviar uma mensagem para o número (21) 96744-6767. O cliente automaticamente recebe uma resposta do bot Gênio Aarim que inicia a comunicação. Ao informar seu nome, CEP e dizer o tipo de serviço que procura, o usuário recebe uma lista com as opções de estabelecimentos mais próximas do seu endereço. Na sequência o bot envia o catálogo de produtos, o cliente escolhe seu pedido por mensagem de texto ou áudio e o pagamento é feito diretamente por um link ou no ato da entrega. “Erro humano, atraso no atendimento, desorganização dos pedidos, desconhecimento do cliente e falta de clareza na gestão de resultados são alguns dos problemas que podem surgir com uma certa frequência para quem vende pelo WhatsApp. É neste cenário que o Aarim surgiu, para proporcionar mais controle, segurança, agilidade e tecnologia ao empresário”, explica o CEO e cofundador da marca, Victor Coutinho.
Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de empresas aderirem ao delivery para se manterem ativas, em 2020 os sócios viram o negócio explodir, uma vez que as vendas por WhatsApp se tornaram uma saída econômica e prática para quem não possui site ou aplicativo de e-commerce. Com a ajuda do Aarim centenas de pequenas e médias empresas passaram a vender online. “No início da pandemia chegamos a ser o principal canal de vendas de uma grande marca de comida japonesa no Rio de Janeiro, correspondendo a um share de mais de 35% dos pedidos”, revela Victor.
Em pouco mais de 2 anos de atividade a empresa já conta com mais de 600 negócios cadastrados no seu marketplace e cerca de 3.000 unidades já com contrato fechado. Entre os diferenciais, além do pagamento direto dentro da conversa do WhatsApp, estão também a possibilidade de integração com sistemas de gestão de pedidos no ponto de venda e suporte na área de logística, quando o estabelecimento não conta com entregadores próprios. A plataforma oferece ainda uma equipe de atendimento disponível 12 horas por dia em todos os dias do ano. Aliado a isso, ela ainda serve como ponte entre o cliente e o estabelecimento, permitindo que os lojistas tenham acesso aos dados de seus usuários, facilitando a identificação do perfil do cliente e a utilização dessa informação para trabalhos de reativação e remarketing.
Com o amadurecimento da plataforma, em 2021 surgiu o AWL, Aarim White Label, segmento que permite a personalização do assistente virtual para empresas de diferentes segmentos. No AWL a comunicação com o cliente corresponde à identidade da marca: foto e bio personalizada, linguagem e vocabulário próprio, além de um número de contato exclusivo. Diversas empresas já aderiram ao AWL como a pizzaria delivery Forneria Original, hamburgueria B, de Burger, lojas de conveniência AmPm, lojas oficiais do Flamengo, o Grupo Trigo (Spoleto, Koni e Gurumê), entre outros.